No dia 28 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho engalanou-se para comemorar o 107º aniversário de Emília Pires Rocha, utente na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) – sede.
A chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, esteve presente no momento de confraternização que reuniu familiares, amigos, trabalhadores e representantes dos Órgãos Sociais da Santa Casa.
“É um dia importante para todos nós, pois, com esta empreitada que hoje estamos a consignar, vamos garantir que o edifício dos Paços do Concelho conquista uma característica que não tinha: ser acessível para todas as pessoas”, referiu, com orgulho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, no dia 28 de outubro, durante a assinatura do auto de consignação da obra que vai permitir a instalação de um elevador, a construção de sanitários para pessoas de mobilidade reduzida e a requalificação do hall de entrada do edifício.
Ao realçar a relação custo-benefício da obra, Emílio Torrão, na companhia do vice-presidente José Veríssimo, do vereador Décio Matias e de técnicos e dirigentes municipais, reforçou: “esta é uma intervenção de grande relevância, que vai transformar este edifício que tem mais de 130 anos e que vai permitir que todas as pessoas, mesmo aquelas com mobilidade reduzida, possam aceder aos Paços do Concelho com comodidade e segurança".
Com um prazo de execução de 120 dias, a obra, adjudicada à empresa Pita, Lopes & Coutinho, Lda, representa um investimento de 149.357,07€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
Para além da colocação de um elevador, que vai permitir vencer a diferença de cota entre a Praça da República e o interior do edifício e garantir o acesso a todos os pisos, e da remodelação do hall de entrada, que contempla a alteração de revestimentos, pavimentos, bem como a substituição das portas interiores e a colocação de portas de abertura automática, a empreitada que vai modernizar o edifício dos Paços do Concelho prevê ainda a criação de um módulo sanitário para pessoas de mobilidade reduzida, no 1º andar do edifício.
Recorde-se que a primeira fase do projeto de recuperação do edifício dos Paços do Concelho está já a decorrer com a intervenção no Salão Nobre, no Hall de acesso ao Salão Nobre, na caixa de escadas principal e nas instalações sanitárias. Com a consignação agora assinada arranca a segunda fase da empreitada que visa melhorar a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada aos Paços do Concelho.