Itens filtrados por data: sexta, 29 novembro 2024

O Executivo municipal de Montemor-o-Velho aprovou hoje, dia 29 de novembro, o "maior orçamento de sempre do Município de Montemor-o-Velho".
 
A proposta de Orçamento para 2025 e as Grandes Opções do Plano para 2025-2029 do executivo liderado por Emílio Torrão totaliza 43,752 milhões de euros e foi aprovada por maioria, tendo contado com os votos a favor do Partido Socialista e a abstenção da coligação “Unir pela Mudança” PPD/PSD CDS-PP”. 
 
Relativamente ao ano anterior, este orçamento reflete um aumento de cerca de 9,7 milhões de euros e prevê 17,3 milhões de euros de investimento, mais 7 milhões de euros de investimento do que em 2024.
 
A requalificação da Escola EB 2,3 dr. Santos Bessa, na Carapinheira, cujo investimento ultrapassa os 3,7 milhões de euros, as obras de conservação e reparação de edifícios afetos à saúde, que totalizam cerca de 1,44 milhões de euros, a criação de habitação a custos acessíveis (2,2 milhões de euros de investimento) ou o investimento "expressivo" de 5,3 milhões de euros no Parque Logístico e Industrial de Arazede são alguns dos projetos prioritários elencados no documento que têm financiamento comunitário, no âmbito do PRR, do ITI e do Centro2030.
 
Para Emílio Torrão, a proposta hoje aprovada em Reunião de Câmara reflete uma "estratégia de desenvolvimento sustentada e progressiva" para o concelho e reflete a “agilidade e perspicácia” com o que o executivo e os serviços municipais prepararam projetos para “aceder às janelas de financiamento”. O edil montemorense destacou ainda que "hoje a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho tem um saldo de gerência positivo na ordem dos 5 milhões de euros, está com indicadores de excelência e isso deve-se a um trabalho rigoroso feito pelo executivo e pelos serviços municipais, sem comprometer nem diminuir o investimento no território”.
 
Dotadas em orçamento, estão ainda diversas obras de reforço das respostas sociais e educativas, como a requalificação das escolas EB1 do Seixo, EB1 de Meãs e EB1 de Tentúgal, a reabilitação de estradas, assim como projetos de regeneração urbana, nomeadamente a reabilitação do Edifício Letra, a 2ª fase do Parque Urbano Ribeirinho ou a requalificação do Edifício dos Paços do Concelho.
No documento é também evidente o destaque dado a áreas como a sustentabilidade, a mobilidade e transportes, o desporto, a proteção civil, a ação social e a cultura, como pilares de uma estratégia de estabilidade orçamental, desenvolvimento progressivo e equidade social e intergeracional. 
 
Ao nível da fiscalidade municipal, Emílio Torrão garante que a estratégia orçamental "deve continuar a pautar-se pelo equilíbrio entre a sustentabilidade das contas públicas e o aligeirar da carga fiscal para empresas e pessoas”. Para o efeito, foi proposta a manutenção das taxas de IMI (0,34%), IMI familiar, da Derrama (1,4%) e do IRS (4,5%, devolvendo aos residentes fiscais do concelho 0,5%).
 
O Orçamento para 2025 e Grandes Opções do Plano 2025-2029 do Município de Montemor-o-Velho será submetido à aprovação da Assembleia Municipal, a realizar no dia 20 de dezembro.
Publicado em Notícias

Até 7 de janeiro, a iluminação de Natal assinala com mais brilho a quadra festiva, sendo mais um motivo para explorar Montemor-o-Velho. Esta 6ª feira, dia 29 de novembro, a sede de concelho ficou ainda mais brilhante e convidativa para passear pelas ruas e conhecer o comércio tradicional.

Com o Castelo Mágico quase a começar, o Município reforça, assim, o espírito natalício com a colocação de iluminação no Mercado Municipal, nas ruas Dr. José Galvão e Fernão Mendes Pinto, nas escadas rolantes, no Carreiro de Santo António e nas rotundas do Convento de N. Sra. dos Anjos, Bombeiros Voluntários, Palácio da Justiça, Inês de Castro, Alves Barbosa e das Lavandeiras.

#montemorovelho #mmv #Natal #iluminaçãoNatal

Publicado em Notícias

A tradição e a inovação andam de mãos dadas no concelho de Montemor-o-Velho e continuam a conquistar galardões em concursos nacionais.

No XI Concurso Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP) – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, realizado, no dia 23 de novembro, em Coimbra, a Pastelaria André, de Tentúgal, participou pela primeira vez na iniciativa e começou da melhor forma: conquistou duas medalhas de ouro nas categorias de bolo-rei escangalhado e inovação, com um bolo que usa a massa do Pastel de Tentúgal. Também o bolo-rei foi elogiado, trazendo para casa um honroso 4º lugar.

Por sua vez, a Pastelaria Moinho Novo, também da freguesia de Tentúgal, conquistou uma medalha de prata com o bolo-rei escangalhado e uma medalha de bronze com a trança de Natal.

Da freguesia da Carapinheira, a Pastelaria Doce Carapinheira também brilhou, alcançando um 5º lugar com o seu bolo rainha.

O Município de Montemor-o-Velho endereça os parabéns e deseja os maiores sucessos aos/às pasteleiros/as e aos estabelecimentos comerciais do concelho que diariamente promovem a riqueza da nossa doçaria.

 

Saiba mais em https://acip.pt | https://www.facebook.com/ACIPpanificacaopastelariaesimilares

Fotografias da doçaria gentilmente cedidas pela ACIP

Publicado em Notícias

29 de novembro de 2024 . 6ª feira

20h30 | Quinta do Outeiro, Tentúgal, com Grupo Musical "Escala 5"

 

Inscrições em https://forms.gle/wEeu92aatSb5Lsma7 ou através dos contactos mencionados no cartaz

A receita reverterá para a The Rotary Foundation

Publicado em Agenda Cultural

Na terça-feira, dia 26 de novembro, o Rotary Club de Montemor-o-Velho promoveu, em Tentúgal, um jantar-palestra com a temática "Os Nós da Escola e da Inclusão", a cargo de Paula Vicente, professora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV).

Diana Andrade, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, esteve presente na iniciativa que ficou marcada pela entrada de Paulo Grou para o clube de serviço e por um momento musical protagonizado por João Pereira e Sónia Loureiro.

 

Fotografias gentilmente cedidas pelo Rotary Club de Montemor-o-Velho

Publicado em Notícias

Saber...