Recursos Humanos

Radar Social

 

O Radar Social é um projeto piloto, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como finalidade identificar e responder a pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social. Visa apoiar pessoas em risco de pobreza, exclusão social e/ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões, em articulação com as entidades que integram a Rede Social do concelho de Montemor-o-Velho.

 

A quem se destina?

Dirige-se a todas as pessoas, famílias e grupos que enfrentam vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.

 

Para que serve?

O projeto complementa a atuação da rede local de serviços, através da identificação, avaliação e encaminhamento para respostas adequadas, georreferenciando as situações de vulnerabilidade social.

 

Quais os sinais a ter em atenção?

- Uma mudança radical na rotina, na aparência e/ou uma ausência prolongada dos locais que a pessoa habitualmente frequentava;

- Comportamentos de risco do próprio, outros e/ou comunidade;

- Privação de alimentos, medicamentos e/ou vestuário;

- Condições habitacionais degradadas ou sobrelotadas;

- Situação de sem-abrigo;

- Dependências (álcool, drogas, jogo, outras);

- Isolamento social;

- Outras situações de risco e/ou vulnerabilidade social.

 

Quem pode sinalizar?

Qualquer pessoa, entidade pública ou privada (PSP, DGRSP, Tribunal, Hospital, Centro de Saúde, Junta de Freguesia, IPSS’s, Farmácias, Empresas, Mercearias, Cafés, Lojas de Comércio, Escolas Públicas e Privadas, Serviço de Emprego).

 

Local de funcionamento?

O Radar Social funciona de segunda a sexta-feira, no Edifício do Balcão Único, Largo do Infantário n.º 5, 3140-850 Montemor-o-Velho.

 

Quais os contactos?

 

e-mail: 

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Telemóvel: 939 050 812

Telefone: 239 687 300 (chamada para a rede fixa nacional)

 

 

 

Eleições Autárquicas 2025

 

As eleições autárquicas portuguesas têm lugar de quatro em quatro anos, sendo que são três os órgãos alvo de sufrágio: a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia.

 

A conversão dos votos em mandatos faz-se de acordo com o sistema de representação proporcional e o método de Hondt.

 

O mandato dos titulares de órgãos das autarquias locais é de 4 anos, tendo sido legalmente estabelecida, desde 2005, uma limitação de 3 mandatos consecutivos para os presidentes dos órgãos executivos (presidentes das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia).

As primeiras eleições autárquicas em Portugal aconteceram em 1976.

 

A legitimidade das decisões das autarquias locais decorre da eleição dos respetivos órgãos, que estão constitucionalmente consagrados como:

  • Órgãos executivos - a câmara municipal e a junta de freguesia - a quem, em termos práticos, compete propor e executar as decisões e indicações dos órgãos deliberativos;

  • Órgãos deliberativos, a assembleia municipal e a assembleia de freguesia, a quem cabe aprovar, ou não, entre outras competências de iniciativa própria, as propostas dos respectivos órgãos executivos.

 

 

 

Consulte, aqui, diversas informações úteis sobre as eleições autárquicas:

 

Cartaz | Eleições Autárquicas 2025

Decreto n.º8/2025 | Fixação da data das eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais

Legislação Eleitoral Complementar (e atualizada)

 

Desdobramentos das Assembleias de Voto

Arazede

Carapinheira

Liceia

Meãs do Campo

Pereira

Santo Varão

Seixo

Tentúgal

União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões

Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) Região de Coimbra

O SIT, Sistema Intermunicipal de Transportes, é o novo serviço de transporte regular de passageiros da Região de Coimbra.

A partir de 1 de agosto, o Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra (SIT Metropolitano) vai garantir mobilidade entre todos os municípios da região, com mais conforto, tecnologia e preços acessíveis.

 
Entre as novidades a bordo destacam-se:
  • WiFi gratuito
  • Sistema de bilhética mais moderno e intuitivo
  • Passe mensal com 50% de desconto
  • Acesso ao planeamento de viagens, desde o ponto de partida ao ponto de destino, de forma rápida e intuitiva através do google maps.
 
 
 
SIT Metropolitano
 
CONCESSÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR MODO RODOVIÁRIO DA REGIÃO DE COIMBRA
 
Operador de serviço público: Busway Coimbra, SA
Marca: SIT Metropolitano
 
 
 
Informação disponível em:
 
 
Redes sociais: Sit Metropolitano (Facebook e Instagram)
 
Linha de apoio: 707 100 005 (chamada paga)
 
Horário atendimento: Dias úteis: das 8h00 às 20h00; Sábados, Domingos e Feriados: das 9h00 às 18h00
 
 
 

Locais para compra/carregamento dos títulos de transportes e pedidos de informação a partir de dia 21 de julho: 

Custo do suporte dos passes: 6 euros (3€ se se tratar dos passes para crianças e jovens); 

Custo do suporte em papel (pré- comprados): 0.60€ 

Mais informação de preços e tarifas em: https://sit-regiaodecoimbra.pt/tarifarios/ 

 

MONTEMOR-O-VELHO 

Bilheteira BUSWAY EN 111 Lavariz 3140-094 Montemor-o-Velho 

Horário de atendimento: Dias úteis: das 9h00 às 19h00; Sábados: das 9h00 às 13h00

Consulte as linhas e horários aqui.

 

 

Outras localizações para compra/carregamento dos títulos de transportes:

 

ARGANIL 

Agente, Argomagazine - Artes Gráficas e Papelaria, Lda Rua Comendador Saúl Brandão 3300-064 Arganil 

 

CANTANHEDE 

Bilheteira BUSWAY Avenida do Brasil Lote 11 R/C 3060-125 Cantanhede

Agente, Hortícola de Cantanhede Rua António José de Almeida, 22/24 3060-142 Cantanhede

Agente, Kiosque Freixial Freixial Shopping, Lugar do Freixial 3060-228 Cantanhede 

 

COIMBRA 

Bilheteira BUSWAY Rua Alto da Relvinha nº2 3025-028 Pedrulha – Coimbra

Agente, Loja Infomobilidade Avenida Central – Loja do Cidadão 3000-607 Coimbra 

Agente, Tabacaria Mimos & Companhia R. Visc. da Luz 65 3000-414 Coimbra

Agente, Tabacaria Triunfo Largo da Portagem 3000-201 Coimbra 

 

CONDEIXA-A-NOVA 

Agente, Papelaria “O Calhambeque” Rua Dona Elsa Sotto Mayor 3150-133, Condeixa-a-Nova 

 

FIGUEIRA DA FOZ 

Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário da Figueira da Foz, Av. Saraiva de Carvalho 3088-055 Figueira da Foz

Agente, Papelaria Lusitana Rua da República 224 3080-036 Figueira da Foz

Agente, Papelaria ABC Rua 30 de Junho nº 29 3090-404 Figueira da Foz 

 

GÓIS 

Agente, A Padaria Av. Combatentes do Ultramar 24 3330-333 Góis 

 

LOUSà

Agente, Jamarket Praceta Comendador Fernandes Costa, 9A 3200-221 Lousã 

 

MEALHADA 

Agente, Papelaria Chafariz Largo dos Chafarizes 5 3050-333 Mealhada 

 

MIRA 

Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário de Mira, Rua Óscar Moreira da Silva 3070-134 Mira 

 

MIRANDA DO CORVO 

Agente, PGL Shop Rua Arménio Costa Simões nº 76 3220-186 Miranda do Corvo 

 

MORTÁGUA 

Agente, Intermarché Mortágua Avenida dos Bombeiros Voluntários 3450-122 Mortágua 

 

OLIVEIRA DO HOSPITAL 

Bilheteira BUSWAY Central de Camionagem de Oliveira do Hospital, Av. Dr. Carlos Campos 3400-058 Oliveira do Hospital 

 

PAMPINHOSA DA SERRA 

Agente, Minipreço Pampilhosa da Serra Bairro São Martinho Lote 7E 3320-228 Pampilhosa da Serra 

 

PENACOVA 

Agente, A Teia Av. 5 de Outubro 3360-317 Penacova 

 

PENELA 

Agente, Jamarket Rua de Coimbra nº 50 3230-284 Penela 

 

SOURE 

Agente, PGL Shop Av. Dr. João Esteves Simões 1 3130-200 Soure 

 

TÁBUA 

Bilheteira BUSWAY Central de Camionagem de Tábua 3420-336 Tábua 

 

VILA NOVA DE POIARES 

Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário de Vila Nova de Poiares, Av. Manuel Carvalho Coelho 138 Vila Nova de Poiares 

 

Horário de atendimento: Dias úteis: das 9h00 às 19h00; Sábados: das 9h00 às 13h00

 

 

 

Cartões pré-comprados atuais 

Transdev 

Quem tiver um cartão-valor com saldo, poderá solicitar reembolso de 1 a 15 de agosto na bilheteira da Gare de Coimbra na seguinte morada: Avenida Fernão Magalhães 3000-178. Excecionalmente pode ser solicitada na última semana de julho. 

 

 

 

 

Praia Fluvial

A Praia Fluvial do Esteiro da Ereira, na freguesia de Ereira, é um verdadeiro refúgio natural que combina as características acolhedoras de uma praia de areia com a serenidade das margens de um rio.

Este recanto da natureza, é uma praia fluvial com Classificação de Água Balnear, que oferece aos visitantes uma experiência única, onde a natureza e a tranquilidade se unem e criam momentos inesquecíveis.

Além da zona para banhos com areia de mar, o espaço conta com campos para a prática desportiva, uma área de lazer com mesas, bancos e churrasqueiras comunitárias, entre outros.

A Praia Fluvial do Esteiro da Ereira tem vindo a ser reconhecida pelas suas boas práticas ambientes, podendo hastear a Bandeira Azul da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro” concedida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Para gestão da Praia Fluvial do Esteiro da Ereira foi assinado o “Acordo de gestão do Esteiro da Ereira – Plano de Água”, celebrado entre o Município de Montemor-o-Velho e a Freguesia de Ereira.

O Esteiro da Ereira, constitui uma mais valia para o concelho e região, enquanto equipamento de proximidade da população, promovendo a coesão territorial, a melhoria das qualidades dos serviços prestados às populações, constituindo uma oferta de qualidade, não só para a população local, como para os programas de férias de verão e escolares, com grande interesse ambiental, constituindo um equipamento de lazer único no concelho.

Assim, se forma a continuar a preservar este espaço e a segurança dos seus utilizadores, segue-se uma listagem de boas práticas que deverão ser tidas em consideração na utilização da praia.

 

Boas práticas:

  • Não colocar qualquer tipo de resíduos no rio/esteiro ou no areal;
  • Utilizar os equipamentos destinados à recolha seletiva de papel/cartão, plástico/metal, vidro, resíduos orgânicos e lixo comum, colocados na praia;
  • Utilizar os cinzeiros de praia disponibilizados;
  • Não levar o seu animal de estimação para a praia;
  • Não pise, não destrua ou recolha a vegetação autóctone ou decorativa;
  • Certificar-se, ao deixar a praia de que o areal fica limpo para si e para os outros;
  • Participar em ações de limpeza de margens de rio, praia, floresta, entre outras.

 

Outras práticas:

  • Cumprir sempre as instruções dos nadadores salvadores;
  • Atenção às crianças, não as deixe ir tomar banho sozinhas;
  • Não ir para fora de pé em colchões ou boias;
  • Não tomar banho depois de comer;
  • Evitar exposição solar nas horas de maior calor.

 

Conhece a iniciativa “Do rio ao mar sem lixo”?

“Do rio ao mar, sem lixo” (RMSL) é uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente com o objetivo último de reduzir a quantidade de resíduos que acabam no mar.

O lixo marinho é qualquer material sólido descartado persistente, manufaturado ou processado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro, incluindo materiais transportados de terra pelos rios, sistemas de drenagem ou sistemas de tratamento de águas residuais ou vento, para o ambiente marinho.

O lixo marinho tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia tem por base os padrões de consumo predominantes. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel, no entanto os estudos têm demonstrado que cerca de 80% dos materiais são de plástico.

Algumas fontes citam que cerca de 80% do lixo que entra é proveniente dos rios. A componente dos detritos que causa problemas aos ecossistemas marinhos são aqueles que não são biodegradáveis e ao persistirem têm um impacto negativo na qualidade do ambiente marinho, muitos destes materiais são plásticos, mas também neles se incluem produtos de vidro e de metal, embora com um menor impacto visual na superfície dos rios, imagens do fundo do mar mostram que estes produtos mais pesados se acumulam.

O lixo marinho é uma das fontes de problemas de poluição mais difundidas pelo planeta, porém, é uma para a qual os cidadãos individualmente podem ser parte da solução.

Saiba mais sobre esta iniciativa em "do rio ao mar"

 

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