Portugal2030
Reabilitação Urbana em ARU - Reabilitação do edifício LETRA (PARU2)
O SIT, Sistema Intermunicipal de Transportes, é o novo serviço de transporte regular de passageiros da Região de Coimbra.
A partir de 1 de agosto, o Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra (SIT Metropolitano) vai garantir mobilidade entre todos os municípios da região, com mais conforto, tecnologia e preços acessíveis.
Locais para compra/carregamento dos títulos de transportes e pedidos de informação a partir de dia 21 de julho:
Custo do suporte dos passes: 6 euros (3€ se se tratar dos passes para crianças e jovens);
Custo do suporte em papel (pré- comprados): 0.60€
Mais informação de preços e tarifas em: https://sit-regiaodecoimbra.pt/tarifarios/
MONTEMOR-O-VELHO
Bilheteira BUSWAY EN 111 Lavariz 3140-094 Montemor-o-Velho
Horário de atendimento: Dias úteis: das 9h00 às 19h00; Sábados: das 9h00 às 13h00
Consulte as linhas e horários aqui.
Outras localizações para compra/carregamento dos títulos de transportes:
ARGANIL
Agente, Argomagazine - Artes Gráficas e Papelaria, Lda Rua Comendador Saúl Brandão 3300-064 Arganil
CANTANHEDE
Bilheteira BUSWAY Avenida do Brasil Lote 11 R/C 3060-125 Cantanhede
Agente, Hortícola de Cantanhede Rua António José de Almeida, 22/24 3060-142 Cantanhede
Agente, Kiosque Freixial Freixial Shopping, Lugar do Freixial 3060-228 Cantanhede
COIMBRA
Bilheteira BUSWAY Rua Alto da Relvinha nº2 3025-028 Pedrulha – Coimbra
Agente, Loja Infomobilidade Avenida Central – Loja do Cidadão 3000-607 Coimbra
Agente, Tabacaria Mimos & Companhia R. Visc. da Luz 65 3000-414 Coimbra
Agente, Tabacaria Triunfo Largo da Portagem 3000-201 Coimbra
CONDEIXA-A-NOVA
Agente, Papelaria “O Calhambeque” Rua Dona Elsa Sotto Mayor 3150-133, Condeixa-a-Nova
FIGUEIRA DA FOZ
Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário da Figueira da Foz, Av. Saraiva de Carvalho 3088-055 Figueira da Foz
Agente, Papelaria Lusitana Rua da República 224 3080-036 Figueira da Foz
Agente, Papelaria ABC Rua 30 de Junho nº 29 3090-404 Figueira da Foz
GÓIS
Agente, A Padaria Av. Combatentes do Ultramar 24 3330-333 Góis
LOUSÃ
Agente, Jamarket Praceta Comendador Fernandes Costa, 9A 3200-221 Lousã
MEALHADA
Agente, Papelaria Chafariz Largo dos Chafarizes 5 3050-333 Mealhada
MIRA
Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário de Mira, Rua Óscar Moreira da Silva 3070-134 Mira
MIRANDA DO CORVO
Agente, PGL Shop Rua Arménio Costa Simões nº 76 3220-186 Miranda do Corvo
MORTÁGUA
Agente, Intermarché Mortágua Avenida dos Bombeiros Voluntários 3450-122 Mortágua
OLIVEIRA DO HOSPITAL
Bilheteira BUSWAY Central de Camionagem de Oliveira do Hospital, Av. Dr. Carlos Campos 3400-058 Oliveira do Hospital
PAMPINHOSA DA SERRA
Agente, Minipreço Pampilhosa da Serra Bairro São Martinho Lote 7E 3320-228 Pampilhosa da Serra
PENACOVA
Agente, A Teia Av. 5 de Outubro 3360-317 Penacova
PENELA
Agente, Jamarket Rua de Coimbra nº 50 3230-284 Penela
SOURE
Agente, PGL Shop Av. Dr. João Esteves Simões 1 3130-200 Soure
TÁBUA
Bilheteira BUSWAY Central de Camionagem de Tábua 3420-336 Tábua
VILA NOVA DE POIARES
Bilheteira BUSWAY Terminal Rodoviário de Vila Nova de Poiares, Av. Manuel Carvalho Coelho 138 Vila Nova de Poiares
Horário de atendimento: Dias úteis: das 9h00 às 19h00; Sábados: das 9h00 às 13h00
Cartões pré-comprados atuais
Transdev
Quem tiver um cartão-valor com saldo, poderá solicitar reembolso de 1 a 15 de agosto na bilheteira da Gare de Coimbra na seguinte morada: Avenida Fernão Magalhães 3000-178. Excecionalmente pode ser solicitada na última semana de julho.
O Regulamento Municipal de Apoio às IPSS visa:
- Apoiar as IPSS’s na prossecução dos seus objetivos e concretização dos seus planos de atividades, para que contribuam para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável, numa intervenção pautada pelos princípios orientadores da economia social;
- Racionalizar os apoios do Município de forma eficiente, rigorosa e transparente, numa lógica de boa gestão do erário público, que previna redundâncias.
Os programas de apoio a prestar pelo Município de Montemor-o-Velho às IPSS´s assumem as seguintes modalidades:
2 — Os valores do apoio financeiro previsto no número anterior constam das Grandes Opções do Plano e são inscritas no orçamento anual do Município de Montemor-o-Velho, tendo como limite os montantes aí fixados.
3 — Excetuam-se do âmbito de aplicação do RMAI, os apoios enquadráveis em protocolos ou outros instrumentos jurídicos celebrados e/ou a celebrar, relativos a projetos específicos e de inequívoco interesse público. aprovação da candidatura a apoio de fundos comunitários
Excecionalmente, as candidaturas ao Apoio Financeiro à Atividade Regular, irão decorrer no mês de julho de 2025, no cumprimento do Regulamento.
As candidaturas ao Apoio financeiro pontual, ocorrem sempre que se verifique a aprovação de candidaturas a apoio a fundos comunitários, nos termos previstos no Regulamento.
Documentação:
RMAI — Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social
Requerimento | apoio atividade regular
Anexo 1 | Critérios de Ponderação
A Praia Fluvial do Esteiro da Ereira, na freguesia de Ereira, é um verdadeiro refúgio natural que combina as características acolhedoras de uma praia de areia com a serenidade das margens de um rio.
Este recanto da natureza, é uma praia fluvial com Classificação de Água Balnear, que oferece aos visitantes uma experiência única, onde a natureza e a tranquilidade se unem e criam momentos inesquecíveis.
Além da zona para banhos com areia de mar, o espaço conta com campos para a prática desportiva, uma área de lazer com mesas, bancos e churrasqueiras comunitárias, entre outros.
A Praia Fluvial do Esteiro da Ereira tem vindo a ser reconhecida pelas suas boas práticas ambientes, podendo hastear a Bandeira Azul da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro” concedida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Para gestão da Praia Fluvial do Esteiro da Ereira foi assinado o “Acordo de gestão do Esteiro da Ereira – Plano de Água”, celebrado entre o Município de Montemor-o-Velho e a Freguesia de Ereira.
O Esteiro da Ereira, constitui uma mais valia para o concelho e região, enquanto equipamento de proximidade da população, promovendo a coesão territorial, a melhoria das qualidades dos serviços prestados às populações, constituindo uma oferta de qualidade, não só para a população local, como para os programas de férias de verão e escolares, com grande interesse ambiental, constituindo um equipamento de lazer único no concelho.
Assim, se forma a continuar a preservar este espaço e a segurança dos seus utilizadores, segue-se uma listagem de boas práticas que deverão ser tidas em consideração na utilização da praia.
Boas práticas:
Outras práticas:
Conhece a iniciativa “Do rio ao mar sem lixo”?
“Do rio ao mar, sem lixo” (RMSL) é uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente com o objetivo último de reduzir a quantidade de resíduos que acabam no mar. O lixo marinho é qualquer material sólido descartado persistente, manufaturado ou processado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro, incluindo materiais transportados de terra pelos rios, sistemas de drenagem ou sistemas de tratamento de águas residuais ou vento, para o ambiente marinho. O lixo marinho tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia tem por base os padrões de consumo predominantes. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel, no entanto os estudos têm demonstrado que cerca de 80% dos materiais são de plástico. Algumas fontes citam que cerca de 80% do lixo que entra é proveniente dos rios. A componente dos detritos que causa problemas aos ecossistemas marinhos são aqueles que não são biodegradáveis e ao persistirem têm um impacto negativo na qualidade do ambiente marinho, muitos destes materiais são plásticos, mas também neles se incluem produtos de vidro e de metal, embora com um menor impacto visual na superfície dos rios, imagens do fundo do mar mostram que estes produtos mais pesados se acumulam. O lixo marinho é uma das fontes de problemas de poluição mais difundidas pelo planeta, porém, é uma para a qual os cidadãos individualmente podem ser parte da solução. Saiba mais sobre esta iniciativa em "do rio ao mar" |
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No último trimestre de 2024 não houve interrupção do serviço de recolha de resíduos urbanos aos utilizadores no âmbito das responsabilidades de gestão do município.
Conforme dispõe o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, Limpeza e Higiene Pública do Município de Montemor-o-Velho, os litígios de consumo entre a Entidade Gestora e os utilizadores finais no âmbito do presente serviço estão sujeitos a arbitragem necessária quando, por opção expressa dos utilizadores que sejam pessoas singulares, sejam submetidos à apreciação do tribunal arbitral dos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados.
Para efeitos do disposto anteriormente, os utilizadores podem submeter a questão objeto de litígio ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, sito na Avenida Fernão Magalhães, n.º 240, 1.º, 3000 -172 Coimbra.
Os utilizadores podem ainda recorrer aos serviços de conciliação e mediação das entidades de resolução alternativa de litígios.
Quando as partes, em caso de litígio resultante da prestação do serviço de gestão de resíduos, optem por recorrer a mecanismos de resolução extrajudicial de conflitos, suspendem -se, no seu decurso, os prazos previstos nos n.os 1 e 4 do Artigo 10.º da Lei n.º 23/96, de 26 de julho, na redação em vigor.
Os conflitos de consumo entre a Entidade Gestora e os utilizadores finais emergentes do respetivo relacionamento comercial podem, ainda, ser igualmente submetidos aos Julgados de Paz, nos termos da legislação aplicável, sem prejuízo de tudo o foi acima referido.
A Câmara Municipal, na qualidade de entidade gestora do serviço de gestão de resíduos urbanos, dispõe dos seguintes meios de atendimento ao público, designadamente presencial, telefone e digital:
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Praça da República
3140-258 Montemor-o-Velho
Telefone geral: 239 687 300 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A entidade gestora dispõe de livro de reclamações em todos os serviços de atendimento ao público bem como a disponibiliza na página de entrada do respetivo sítio de internet, de forma visível e destacada, o acesso à Plataforma Digital, onde o utilizador pode apresentar reclamações em formato eletrónico, nos termos previsto na lei em vigor, através do seguinte link: https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/servicos-online-imunicipio/livro-de-reclamacoes-eletronico
Para além do livro de reclamações, a entidade gestora disponibiliza mecanismos alternativos para a apresentação de reclamações que não impliquem a deslocação do utilizador às instalações da mesma, designadamente através de comunicações via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
O Município tem todo o interesse em conhecer as suas opiniões, críticas e sugestões.