Itens filtrados por data: domingo, 17 novembro 2019
domingo, 17 novembro 2019 17:52

“Há Sons na Igreja” (en)cantou no Seixo

No dia 17 de novembro, “Há Sons na Igreja” tomou conta do Centro Cultural do Seixo de Gatões. O cancioneiro da LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, da Carapinheira, (en)cantou e surpreendeu o público presente.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, esteve presente no momento cultural, agradeceu a colaboração dos grupos participantes e referiu: “Esta é uma iniciativa promovida pelo Município, mas só é possível de realizar com a colaboração dos grupos e das diversas entidades. Hoje não foi possível apresentar o espetáculo na Igreja Matriz do Seixo, porém a promoção do nosso património material e imaterial vai-se continuar a realizar e a surpreender os participantes”.
Na próxima semana, “Há Sons na Igreja” vai até à freguesia de Arazede e o grupo anfitrião, o Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro, recebe, na sua casa, no Zambujeiro, às 17h, o Grupo de Cantares do Casal Novo do Rio.
Publicado em Notícias
domingo, 17 novembro 2019 16:37

Alegria do Zambujeiro chegou à maioridade

No domingo, dia 17 de novembro, mais de 160 sócios, amigos, representantes de associações da freguesia de Arazede e entidades associaram-se à comemoração do 18º aniversário da a Associação Cultural e Recreativa – Alegria do Zambujeiro.
“É com muita alegria que constato que, 18 anos depois, a Alegria do Zambujeiro continua cheia de vitalidade e a ser um exemplo de uma estrutura associativa que sabe desenvolver a sua atividade em prol dos seus associados e da comunidade”, avançou o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo.
“Muitos parabéns à Alegria do Zambujeiro e a todos aqueles que contribuem para o seu sucesso e a ajudam a crescer”, disse, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos e do tesoureiro, Paulo Costa.
No momento, o presidente da Alegria do Zambujeiro, Uriel Breda, lembrou o percurso da associação feito ao longo dos anos, deixou palavras de agradecimento às entidades e aos populares e referiu: “Somos uma associação que, tal como muitas outras, é pequena e, por isso, recebemos com todo o gosto todos os contributos e todas as ajudas que nos queiram fazer chegar”.
Antes do corte do bolo de aniversário e dos “parabéns a você”, foi feita uma homenagem póstuma, com um minuto de silêncio, a Américo Carapeto, um dos sócios fundadores da associação e um exemplo para o movimento associativo da freguesia.
A atuação do Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro e a realização de um magusto encerraram as comemorações do 18º aniversário da Alegria do Zambujeiro.
Publicado em Notícias
Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho | Workshops

16 a 24 de novembro | Casa do Povo de Abrunheira
 

Cronograma das ações | Casa do Povo de Abrunheira
16 e 17 de novembro de 2019 | Workshop 1 [Iluminação] | 8 horas
Workshop 2 [Voz] | 8 horas
23 e 24 de novembro de 2019 | Casa do Povo de Abrunheira
Workshop 3 [Criação Teatral] | 8 horas
Workshop 3 [Criação Teatral] | 8 horas

24 de novembro de 2019 | Casa do Povo de Abrunheira
Apresentação pública dos resultados


Org.> Município de Montemor-o-Velho com a coordenação pedagógica e logística do CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho e da Casa do Povo de Abrunheira


Publicado em Agenda Cultural
domingo, 17 novembro 2019 16:29

“Há Sons na Igreja”

“Há Sons na Igreja”
A entrada é livre.
 
 
Novembro. 17 horas
 
 
 
dia 17 . Igreja Matriz do Seixo
Cancioneiro da LACAM - Carapinheira
 
dia 23 . Igreja Matriz de Arazede
Grupo de Cantares do Casal Novo do Rio
 
dia 30 . Igreja de Nª. Srª. dos Anjos . Montemor
Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal
Publicado em Agenda Cultural
O Núcleo Sporting Clube de Portugal (SCP) da Carapinheira fez anos e, cumprindo a tradição, iniciou o seu dia festivo, no dia 17 de novembro, com a receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
No momento, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, sublinhou: “É com um enorme gosto que vos recebemos e fazemos votos para que tenham um excelente aniversário”.
Ao reconhecer o mérito dos homenageados dos prémios Espiga – galardão atribuído anualmente pela associação leonina carapinheirense –, José Veríssimo, reforçou: “Como autarca, mas também como praticante desportivo e sportinguista, desejo ainda que o núcleo carapinheirense continue a desenvolver a sua atividade e a ser um representante dos valores do desportivismo”.
Com palavras de agradecimento ao Município de Montemor-o-Velho pela receção na Câmara Municipal e que “muito vem engrandecer o dia festivo”, Luís Moura, presidente do núcleo SCP da Carapinheira, e Henrique Salgado, galardoado com o prémio “Espiga”2013 e elemento dos corpos diretivos do núcleo carapinheirense, reiteraram a intenção de continuar a desenvolver a sua atividade, assim de como proporcionar “uma comemoração cheia de fervor desportivo e de convívio”.
O 17º aniversário do Núcleo Sporting Clube de Portugal (SCP) da Carapinheira contou ainda com a visita às suas instalações e um almoço convívio, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, com a sempre aguardada entrega dos prémios Espiga.
Na edição deste ano, a organização, para além de homenagear Vítor Azedo, Norberto Mourão, Francisco Barraqueiro, José Paulo e Olga Alves com o galardão “Espiga” 2019, conseguiu ainda surpreender o presidente do núcleo SCP da Carapinheira, Luís Moura, agraciando-o- também com o prémio “Espiga” 2019.
Publicado em Notícias
domingo, 17 novembro 2019 16:21

Festas de S. Martinho animaram Cabeça Alta

Anualmente, o S. Martinho tem honras de destaque na Cabeça Alta, na freguesia do Seixo de Gatões. Nos dias 10, 15, 16 e 17 de novembro a tradição voltou a cumprir-se com um programa festivo diversificado e cheio de animação.
No domingo, dia 17, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia do Seixo, José Madaleno, marcou presença no início do almoço convívio que reuniu dezenas de convivas e aproveitou para “dar os parabéns à ARCA e a todos aqueles que conseguiram juntar esforços para dar continuidade aos festejos que são muito importantes para a localidade e que ajudam também a reforçar os laços entre os seus habitantes”.
Muito feliz “por conseguir preparar mais uma Festas de S. Martinho”, Silvino Madaleno, presidente da ARCA - Associação Recreativa da Cabeça Alta, esclareceu: “Para não deixarmos acabar a tradição, este ano, voltámos a organizar a festas com a ajuda de algumas pessoas da localidade. Acreditamos que estes momentos são importantes e, por isso, fazemos um esforço suplementar para continuarmos a dar às pessoas motivos para visitarem a associação e a cabeça alta”.
Uma exposição de motas, motorizadas e vespa vintage e tratores agrícolas, um passeio de TT, uma gincana de tratores, muita música e magustos foram alguns dos momentos que marcaram as Festas de S. Martinho.
Publicado em Notícias

13h | Almoço de aniversário | Quinta do Outeiro | Carapinheira

 

Galardoados “Espiga” 2019

Vítor Azedo; Norberto Mourão; Francisco Barraqueiro; José Paulo e Olga Alves

Apresentador: Henrique Salgado (“Espiga” 2013)

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 17 novembro 2019 00:54

Noite de Fados da ADCR Pereira foi um sucesso

O Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, foi pequeno para receber a 3ª edição da Noite de Fados da ADCR (Associação Desportiva, Cultural e Recreativa) de Pereira. Cerca de 150 participantes lotaram as inscrições disponíveis, confirmando o sucesso da iniciativa dedicada à canção nacional elevada, pela Unesco, a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, com palavras de incentivo e elogio à ADCR de Pereira, sublinhou: “Esta é boa utilização do Celeiro do Duques de Aveiro. Está de parabéns Jorge Ferreira e a sua equipa por reforçarem a dignidade e a elevação deste espaço, com a realização de iniciativas culturais”.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, desejou “uma excelente noite cultural” e fez questão destacar “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela ADCR de Pereira”.
Ao mostrar-se muito satisfeito "com a enorme quantidade pessoas a quererem estar presente na Noite de Fados, tendo até que recusar inscrições”, Jorge Ferreira, presidente da ADCR de Pereira, congratulou-se pela elevada adesão à iniciativa e agradeceu também a presença dos músicos e das fadistas presentes.
Antes de se fazer silêncio para se ouvir cantar o Fado, foi também tempo para as entidades e o público presente fazerem um momento de silêncio em homenagem a Salvador Félix, falecido recentemente, em reconhecimento da sua atividade e dedicação ao tecido associativo de Pereira e à freguesia.
Por uma noite, o Celeiro dos Duques de Aveiro transformou-se numa tradicional casa de fados, tendo contado com a participação de Arménio Canais (viola de Fado), Rui Monteiro (guitarra portuguesa) e as vozes de Ândria Nunes, Joana Mendes, Beatriz Pinto, Margarida Girão e Célia Fonseca.
Publicado em Notícias

Saber...