Itens filtrados por data: domingo, 24 novembro 2019
A sala multiusos do Clube Desportivo Carapinheirense, no dia 24 de novembro foi invadida por música. O "1º Encontro Musical ao Palco" da Associação Cultural e Recreativa da Carapinheira reuniu muito público que se deixou envolver pelas propostas musicais apresentadas pelas diversas formações musicais.
No momento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do vereador Décio Matias, e do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, mostrou-se “surpreendido pela positiva” com a realização da iniciativa e frisou: “Esta é a forma mais genuína de fazer cultura. Agradeço o reconhecimento que fazem à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia, mas o apoio que nós damos é um incentivo para que brilhem ainda mais e possam proporcionar ao público e às comunidades grandes momentos culturais”.
De igual modo, Mariana Travassos, presidente da direção da Associação Cultural e Recreativa da Carapinheira, disse: “Com esta iniciativa quisemos animar mais a tarde da Carapinheira, trazer mais animação e, ao mesmo tempo, preparar uma iniciativa que mostre diferentes estilos musicais, contribuindo para o aumento da cultural musical de todos”.
O "1º Encontro Musical ao Palco" teve a participação da Orquestra Ligeira da Carapinheira, do Grupo de Concertinas Águias do Mondego da Associação da Granja do Ulmeiro e do Grupo Insígnia, de Soure.
 
Publicado em Notícias
O Município de Montemor-o-Velho, entre 16 e 24 de novembro, durante dois fins de semana, promoveu a iniciativa “Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho”, direcionada para os atores e técnicos das diversas estruturas associativas do concelho, nas instalações da Casa do Povo de Abrunheira (CPA) que teve a cargo a coordenação logística da ação formativa e cuja coordenação pedagógica ficou sob a responsabilidade do CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho.
No domingo, dia 24 de novembro, a iniciativa ficou concluída com um exercício final de teatro, encerrando, da melhor forma, o “Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho”.
Dirigida a todas as associações do concelho com secções de teatro, a iniciativa contou com a participação de 26 elementos do CITEC, da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira, do Centro Beira Mondego, do Grupo Cénico e Amador da Portela e da CPA. Ao longo dos diversos workshops de iluminação, voz e criação teatral, os participantes desenvolveram as suas competências técnicas e artísticas.
Presente no exercício final, o vereador Décio Matias deixou palavras de elogio aos participantes e referiu: “É fundamental desenvolver parcerias e levar a cultura a todos os públicos. Promover a partilha entre os grupos e o crescimento dos seus elementos foi um dos propósitos da iniciativa, pelo que esta ação dirigida aos atores e técnicos das diversas estruturas concelhias tem todas a condições para voltar a acontecer”.
No momento, Deolindo Pessoa, do CITEC, reforçou: “Os grupos beneficiam com esta partilha. É importante que os diversos grupos do concelho não se isolem”.
Pedro Carvalho, em representação da CPA, lembrou “a importância do teatro de proximidade, do teatro que diga algo às pessoas,” e desejou que “a iniciativa seja o princípio de uma colaboração mais reforçada entre os grupos de teatro do concelho”.
Publicado em Notícias
O 1º Encontro de Aeromodelismo Indoor de Montemor-o-Velho, no dia 24 de novembro, levou muitos curiosos e amantes da modalidade desportiva até ao Pavilhão Multiusos da Carapinheira.
Ao longo do dia, os visitantes puderam assistir a demonstrações de voos indoor, manobrar um avião através de um simulador de voo e descobrir as dezenas de aeromodelos em exposição, desde planadores de competição a modelos de escala e combate, voo civil, helicópteros ou hidroaviões.
Para Gonçalo Curate, do Clube de Aeromodelismo de Coimbra e um dos principais dinamizadores da iniciativa, “este é um evento que pretende divulgar a modalidade no Baixo Mondego, despertar nos mais jovens o gosto pelo aeromodelismo e, num futuro próximo, poder desenvolver as condições necessárias para a prática da modalidade desportiva no concelho de Montemor-o-Velho”.
“Bastante satisfeito por poder albergar o evento na Carapinheira e que contou também com a presença da Federação Portuguesa de Aeromodelismo, na pessoa de Gilberto Iglésias, que regulamentou o evento”, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, cuja atividade profissional esteve ligada à aviação militar, reiterou: “É sempre um gosto enorme podermos proporcionar eventos diferentes e que contribuam para trazer mais gente à Carapinheira”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do vereador Décio Matias, referiu: “A Junta de Freguesia está de parabéns por ter acolhido a iniciativa. À semelhança de outras modalidades, estamos disponíveis para colaborar no desenvolvimento do aeromodelismo no concelho, nas várias cambiantes e variantes, de modo a reforçar a oferta desportiva de Montemor-o-Velho”.
Publicado em Notícias
domingo, 24 novembro 2019 19:31

CACTO chegou aos 39 anos

No dia 24 de novembro, o dia foi de festa no CACTO – Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro. A associação da freguesia de Arazede celebrou o 39º aniversário rodeado de amigos, entidades, sócios e muitos amigos.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do vereador Décio Matias, e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, fez questão de estar presente numa “data tão importante para o CACTO”. Ao fazer referência ao desenvolvimento do projeto para o jardim do Tojeiro, localizado em frente à associação, o edil montemorense aproveitou para deixar palavras de reconhecimento “a Carlos Silva e à sua equipa” e sublinhou: “É um desafio estar à frente das associações e, por isso, o trabalho que fazem pela comunidade só pode ser alvo de elogio”.
No momento, o presidente da direção do CACTO, Carlos Silva, congratulou-se com pela “celebração de mais um aniversário”, agradeceu a presença de todos e referiu: “Que no próximo ano, o CACTO possa celebrar o 40º aniversário”.
No final do almoço de confraternização e da entrega de lembranças às entidades e associações convidadas, a tarde festiva continuou com o corte do bolo, com os “parabéns a você”, com um magusto e com o espetáculo com música tradicional portuguesa, a cargo do grupo Ritmo Popular.
Publicado em Notícias
Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho | Workshops

16 a 24 de novembro | Casa do Povo de Abrunheira
 

Cronograma das ações | Casa do Povo de Abrunheira

24 de novembro de 2019 | Casa do Povo de Abrunheira
Workshop 3 [Criação Teatral] | 8 horas
Workshop 3 [Criação Teatral] | 8 horas

24 de novembro de 2019 | Casa do Povo de Abrunheira
Apresentação pública dos resultados


Org.> Município de Montemor-o-Velho com a coordenação pedagógica e logística do CITEC - Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho e da Casa do Povo de Abrunheira


Publicado em Agenda Cultural
17h | Clube Desportivo Carapinheirense
 
Publicado em Agenda Cultural

13h | almoço convívio

15h | castanhada

Espetáculo com música tradicional portuguesa – Ritmo Popular

Publicado em Agenda Cultural

das 10h às 18h | Pavilhão Multiusos da Carapinheira 

Demonstração de voos indoor

Simulador de voo

Exposição de Aeromodelos

Visitantes: Entrada Livre

Publicado em Agenda Cultural

Saber...