Itens filtrados por data: sábado, 28 dezembro 2019
O Presidente da República esteve, este sábado, em Montemor-o-Velho para ver a zona do Baixo Mondego afetada pelas cheias. Pelo caminho foi deixando palavras de conforto à população. “Só vendo é que se tem a noção exata daquilo que, pela televisão, já impressiona muito, mas que é diferente quando se vê, passados tantos dias, onde está a água. Portanto, imagina-se o que foi a preocupação e a aflição das pessoas há uma semana”, declarou aos jornalistas. 
Acompanhado pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, o Chefe de Estado visitou a zona do Casal Novo do Rio, Ereira, Pereira e Formoselha para escutar os relatos da população sobre o que aconteceu na semana passada quando, na sequência da passagem das depressões Elsa e Fabien pelo território português, a rotura de dois diques provocou grandes cheias em Montemor-o-Velho tendo obrigado a duas centenas de evacuações. Sublinhando a importância de aprender “com a experiência”, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a resistências das populações e a intervenção do Poder Local e do Governo e reforçou que esta é “uma realidade global que deve ser encarada globalmente. É um problema que não é local nem regional apenas, é um problema nacional". 
“Há muito a aprender, retirar conclusões”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa que se inteirou dos planos e dos projetos para reforçar o controlo da água no Baixo Mondego: "Felizmente, o senhor presidente [da câmara de Montemor-o-Velho] tem dito o que é que está pensado fazer-se imediatamente e o que é que está pensado fazer-se a seguir. E agora tem de ser feito. Saio com a certeza de que o Poder Local está muito atento, operacional e interveniente, e de que o Governo percebeu o que se passou”, salientou.
Destacando o trabalho e “a capacidade revelada pela Câmara e pelas suas estruturas de proteção civil", que “esteve presente”, “monitorizando, acompanhando a subida e, ao mesmo tempo, prevendo o que era preciso fazer”, tendo conseguido minimizar a devastação causada pela subida das águas do Mondego, o Presidente da República mostrou-se impressionado com "a capacidade que demonstraram os autarcas, o presidente da Câmara, as juntas de freguesia, os presidentes de junta, a capacidade de resistência das populações, do povo, a estrutura de Proteção Civil e a colaboração das várias instituições”.
À margem da visita, Emílio Torrão revelou que "o Presidente da República já prometeu que vai voltar e que vai acompanhar o desenvolvimento futuro desta situação. Isso agrada-nos muito.” O edil montemorense acrescentou ainda que “foi muito importante para a população sentir o conforto e a simpatia do Presidente da República. Sentir que ele está connosco e que é uma pessoa muito empenhada na resolução do nosso problema e que, para além de constatar, veio também ajudar a que os compromissos entretanto assumidos sejam cumpridos”.
Publicado em Notícias
sábado, 28 dezembro 2019 15:53

Castelo Mágico 2019 | Programa / Atividades

Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
 
 
Parada do Pai Natal | 4ª a domingo | 10h | Praça do Município > Castelo
Espetáculo Nico e a Magia de Natal | 4ª a 6ª às 11h e às 15h // sábados e domingos às 17h | Palco Principal
 
Espetáculos encantados do imaginário infantil | sábados e domingos (a partir de dia 7 de dez) | 12h e às 15h | Palco Secundário
Elsa & Anna | 28 dez
Princesas em Concerto | 29 dez
Branca de Neve | 4 jan
Vaiana | 5 jan
Carrossel dos Encantos
Pista de gelo (coberta)
Casa do Pai Natal
 
Hemispherium Viajante (Planetário)
de 4ª a 6ª > 8 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – A Noite do Vampiro / 14h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 14h45 – Animais Nossos Amigos / 15h30 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 16h15 – Da Terra ao Universo / 17h00 – O Universo de Escher
sábados e domingos > 10 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 12h45 – Da Terra ao Universo / 14h45 – A Noite do Vampiro / 15h30 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 16h15 – Animais Nossos Amigos / 17h00 – O
Universo de Escher / 17h45 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 18h30 – Da Terra ao Universo
 
Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
Praças de Neve
Slide das Muralhas
Insufláveis
Mercadinho de Natal
Museu Xmas Selfies
Globo de Neve
Baloiço Panorâmico
Praça da Restauração
Animação de rua permanente
 
 
Informações gerais
 
Castelo Mágico
30 de novembro a 5 de janeiro
De quarta a domingo
Castelo de Montemor-o-Velho
Fins-de-semana: 10h às 19h30
Semana: 10h às 18h
Dias 25 de dezembro e 1 de janeiro o Castelo Mágico estará encerrado
 
Mais informações em www.castelomagico.pt
Publicado em Agenda Cultural
sábado, 28 dezembro 2019 12:51

Jantar Natalício ADCR de Pereira

19h30 | Quinta de S. Luiz | Pereira

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 28 dezembro 2019 12:27

Autos Pastoris (O Presépio) | Abrunheira

21h | Auditório da FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira
 
Org.> FIRA
Publicado em Agenda Cultural
sábado, 28 dezembro 2019 10:22

Concerto Natalício | Gatões

18h | Igreja Matriz | Gatões

Concerto de Natal do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos

 

Org.> Clube União Musical Recreativo Gatoense

Publicado em Agenda Cultural

Saber...