Marcelo Rebelo de Sousa visita Montemor e elogia capacidade de resistência

O Presidente da República esteve, este sábado, em Montemor-o-Velho para ver a zona do Baixo Mondego afetada pelas cheias. Pelo caminho foi deixando palavras de conforto à população. “Só vendo é que se tem a noção exata daquilo que, pela televisão, já impressiona muito, mas que é diferente quando se vê, passados tantos dias, onde está a água. Portanto, imagina-se o que foi a preocupação e a aflição das pessoas há uma semana”, declarou aos jornalistas.
Acompanhado pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, o Chefe de Estado visitou a zona do Casal Novo do Rio, Ereira, Pereira e Formoselha para escutar os relatos da população sobre o que aconteceu na semana passada quando, na sequência da passagem das depressões Elsa e Fabien pelo território português, a rotura de dois diques provocou grandes cheias em Montemor-o-Velho tendo obrigado a duas centenas de evacuações. Sublinhando a importância de aprender “com a experiência”, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a resistências das populações e a intervenção do Poder Local e do Governo e reforçou que esta é “uma realidade global que deve ser encarada globalmente. É um problema que não é local nem regional apenas, é um problema nacional".
“Há muito a aprender, retirar conclusões”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa que se inteirou dos planos e dos projetos para reforçar o controlo da água no Baixo Mondego: "Felizmente, o senhor presidente [da câmara de Montemor-o-Velho] tem dito o que é que está pensado fazer-se imediatamente e o que é que está pensado fazer-se a seguir. E agora tem de ser feito. Saio com a certeza de que o Poder Local está muito atento, operacional e interveniente, e de que o Governo percebeu o que se passou”, salientou.
Destacando o trabalho e “a capacidade revelada pela Câmara e pelas suas estruturas de proteção civil", que “esteve presente”, “monitorizando, acompanhando a subida e, ao mesmo tempo, prevendo o que era preciso fazer”, tendo conseguido minimizar a devastação causada pela subida das águas do Mondego, o Presidente da República mostrou-se impressionado com "a capacidade que demonstraram os autarcas, o presidente da Câmara, as juntas de freguesia, os presidentes de junta, a capacidade de resistência das populações, do povo, a estrutura de Proteção Civil e a colaboração das várias instituições”.
À margem da visita, Emílio Torrão revelou que "o Presidente da República já prometeu que vai voltar e que vai acompanhar o desenvolvimento futuro desta situação. Isso agrada-nos muito.” O edil montemorense acrescentou ainda que “foi muito importante para a população sentir o conforto e a simpatia do Presidente da República. Sentir que ele está connosco e que é uma pessoa muito empenhada na resolução do nosso problema e que, para além de constatar, veio também ajudar a que os compromissos entretanto assumidos sejam cumpridos”.