Itens filtrados por data: domingo, 26 maio 2019

 

26/domingo | 16h | Escola de Teatro Arménio Paiva/Grupo Jovem | “Tradições”

Publicado em Agenda Cultural
As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um aumento do índice de risco de incêndio entre este sábado e a próxima sexta-feira, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. Prevê-se uma subida da temperatura máxima do ar, que se traduz num aumento do índice de risco de incêndio. Perante este cenário, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, determinaram a Declaração da Situação de Alerta até ao final do dia 31 de maio.
 
Recordamos que é necessário e fundamental adequar os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais e considerando as restrições em vigor. 
Em virtude da declaração da situação de alerta emitida, é proibido em todo o território continental a realização de queimadas extensivas e de queimas de sobrastes de exploração.
Sublinhamos que quando o índice de risco de incêndio for de nível elevado ou superior a queima de matos e amontoados está sujeita a autorização da autarquia local, não sendo permitido o uso de fogareiros e grelhadores em espaço rural, nem o lançamento de balões com mecha acesa e foguetes (o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal), tal como a fumigação ou desinfestação em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.
Publicado em Notícias
A literatura, o teatro, a arte e a partilha de muitas histórias marcaram o encerramento do programa comemorativo do 45º aniversário do 25 de Abril de 1974 do Município de Montemor-o-Velho com a tertúlia “A Literatura e o 25 de Abril”, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, no dia 25 de maio.A iniciativa, que se insere também no ciclo de tertúlias que se encontram a decorrer ao longo de 2019, por ocasião do 50º aniversário do CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, ficou a cargo do escritor António Tavares que trouxe um outro olhar sobre os escritores, a literatura e as diversas manifestações artísticas e culturais desde os finais da década de 60 até ao pós-25 de Abril.Tendo em consideração "a diversidade enorme da estética", na qual “cada escritor tem o seu mundo”, e no âmbito dos escritores selecionados para análise, o palestrante fez referência à menor edição de obras no pós-25 de Abril e, como explicação provável, apontou: “As pessoas estavam mais preocupadas em viver [a Liberdade] do que em escrever”.Num serão carregado de memória, mas também de esperança, partilha e debate de ideias com o público presente, António Tavares sublinhou que “a Revolução teve consequências mais fortes na canção, no teatro ou no jornalismo”. Todavia, na literatura e a título de exemplo, destacou que o 25 de abril trouxe “a possibilidade de aceder a obras de autores estrangeiros que nos estavam vedadas”, assim como deu uma maior visibilidade às escritoras e à literatura lusófona.Na iniciativa que contou também com a presença do 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, da 2ª secretária da mesa, Célia Craveiro, e do membro da Assembleia Municipal José António Serrano (PS), o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, à margem da tertúlia, mostrou-se visivelmente satisfeito “pela forma como decorreram as comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril de 1974 no concelho”. “Foi um programa ambicioso, feito com gente do concelho e com um elevado nível de participação nas diversas ações”, reforçou.De igual modo, o vereador Décio Matias sublinhou: “Esta é uma data importante para o país e que merece a atenção de todos nós. Estas comemorações deixaram-nos muito orgulhosos e são um desafio para nos voltarmos a superar em 2020, no 46º aniversário do 25 de Abril de 1974”.Recorde-se que o Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com diversos agentes culturais do concelho, comemorou o Dia da Liberdade com um intenso programa cultural, educativo, institucional e intergeracional pensado para todas as idades, entre 5 de abril e 25 maio.
Depois das tertúlias temáticas sobre o 25 de abril - “A Rádio e o 25 de Abril”, por Braga da Cruz, no dia 5 de abril, “Cantar Abril”, por Rui Pato, no dia 12, “Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril”, por Fernando Ramos, no dia 11 de maio e ”A Literatura e o 25 de Abril”, por António Tavares, no dia 25 -, o espaço de debate regressa ao Teatro Esther de Carvalho, no dia 8 de junho, às 21h30, com “Uma prática do teatro comunitário – como desenvolvimento social, criativo e humano” por Rui Almeida que vai representar também “O lamento do unicórnio”, de Abel Neves.

 

Publicado em Notícias

No dia 25 de maio, o grupo de jovens “Youth for the Future”, da freguesia do Seixo de Gatões, preparou a ação “Conversa aberta: política, ativismo e voluntariado nos desafios da atualidade | Vem fazer a tua parte!”, no Centro Cultural do Seixo.
O vereador Décio Matias, marcou presença na iniciativa e, ao congratular-se “pelo excelente exemplo de cidadania dado pelos mais jovens”, destacou “o dinamismo e o trabalho de elevado valor que a Youth for the Future tem levado a efeito”.
Diogo Oliveira, dinamizador da “Youth for the Future”, agradeceu “o apoio de todos na organização” do evento que “teve como principal objetivo descentralizar os espaços de partilha e debate de modo a inspirar os jovens a serem mais ativos na sociedade”.
Ao longo da tarde, as alterações climáticas, os direitos humanos, a importância da participação ativa na sociedade ou as eleições europeias foram algumas das temáticas que suscitaram um momento de conversa entre os participantes e a mesa constituída Rui Munhoz (Criador de “Conversas de Viajantes”), Diana Andrade (presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Montemor-o-Velho), Nuno Oliveira (ativista e ex-voluntário em Direitos Humanos), Rodrigo Pardal (presidente da JSD Montemor-o-Velho) e Rui Loureiro (criador do Sonhadorismo).
No final, realizou-se um lanche de confraternização com a animação musical a ficar a cargo de Gonçalo Santos e João Oliveira.

Publicado em Notícias

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho continua a mostrar toda a sua potencialidade e, no sábado, dia 25 de maio, recebeu o Campeonato Regional de Canoagem Zona Norte, organizado pela Associação de Canoagem do Norte de Portugal (ACNP).
O presidente da ACNP, Arlindo Freitas, ao deixar palavras de palavras de agradecimento aos clubes, atletas, familiares e entidades, fez um balanço positivo do dia desportivo e reiterou que “a melhor pista do país com condições para a modalidade de velocidade” se encontra em Montemor-o-Velho.
O vereador Décio Matias congratulou-se pela “realização de mais uma excelente jornada competitiva no Centro Náutico, demonstrando a sua capacidade de atrair eventos e afirmando-se como um pólo de excelência para os desportos náuticos”.
O Campeonato Regional de Canoagem Zona Norte reuniu 17 clubes, num total de 400 atletas, desde os escalões iniciados até aos veteranos, tendo sido realizadas 122 regatas.
A emoção desportiva continua no domingo, dia 26 de maio, com Campeonato Regional de Canoagem Zona Centro.

Publicado em Notícias
No dia 25 de maio, o Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho voltou a ser palco de uma intensa atividade desportiva com a Finalíssima do Torneio António Cipriano, no escalão de juniores femininos.
Organizada pela Associação de Voleibol de Coimbra (AVC) sob a égide da Federação Portuguesa de Voleibol e com o apoio do município de Montemor-o-Velho, a competição reuniu 10 equipas, oriundas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leira e Viseu, tendo participado os clubes Sport Operário Marinhense, ESAM - Voleibol Viseu, Associação Académica de Coimbra – Voleibol, Clube de Voleibol de Aveiro, Clube Condeixa Secção Voleibol e Clube De Voleibol Tocha.
Ao referir que “o torneio de final de épica se realiza pelo 3º ano consecutivo em Montemor-o-Velho”, Soraia Correia e Tânia Cordeiro, da AVC, explicaram que o momento desportivo pretendeu ser também uma forma de dar competitividade às equipas que não conseguiram o apuramento para o campeonato nacional.
Com palavras de agradecimento e boas-vindas, o vereador Décio Matias sublinhou: “É para nós um enorme gosto voltar a receber-vos e poder contribuir para a promoção do desporto, nomeadamente na modalidade de voleibol, ajudando também a dar mais visibilidade ao escalão feminino”.
A Finalíssima do Torneio António Cipriano reuniu cerca de 150 atletas e o pódio foi ocupado pela Escola Secundária Alves Martins – ESAM (1º), Sport Operário Marinhense – A (2º) e Sport Operário Marinhense – B (3º).
 
 
Publicado em Notícias

O quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho recebeu, no dia 25 de maio, a iniciativa “Quartel-jovem” dinamizada pelo núcleo da Juvebombeiro de Montemor-o-Velho.
Durante o dia, os participantes puderam ficar a saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela corporação montemorense e ver as suas instalações, equipamentos e viaturas.
“Quisemos dar a conhecer o serviço operacional realizado nos 365 dias por ano pelos bombeiros, tendo sido também uma forma de reunir todos os membros deste núcleo (jovens bombeiros com idades entre os 17 e os 33 anos)”, avançou Bernardo Pessoa, delegado do núcleo da Juvebombeiro de Montemor-o-Velho.
O vereador Décio Matias saudou a realização da atividade que “possibilitou uma maior aproximação entre a comunidade e a instituição” e desejou que a Juvebombeiro continue “a desenvolver ações que mostrem a importância e o papel dos bombeiros voluntários”.
No decorrer do “Quartel-jovem”, os participantes puderam ainda assistir a alguns exercícios de treino realizados pela Escola de Infantes e Cadetes.

Publicado em Notícias

Saber...