Itens filtrados por data: sexta, 30 agosto 2019

Há precisamente 100 anos, “nos grandiosos festejos a Nossa Senhora da Graça”, que “a exibição do bem ensaiado rancho das gentis tricanas de Abrunheira”, conforme consta no cartaz das festas de então, começou o seu caminho de promover a tradição e a cultura da Abrunheira. No dia 30 agosto, o Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira assinalou a data e foi recebido nos Paços do Município.
No decorrer da sessão de boas-vindas, Carlos Alves, presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, na qualidade de vice-presidente da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, referiu: “É um privilégio sermos recebidos no Salão Nobre desta Câmara Municipal, sendo um reconhecimento do nosso valor. Desejo que se mantenha a boa colaboração com do Município de Montemor-o-Velho com a FIRA e com a sua secção de folclore, através do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira”.
Antes da entrega de uma lembrança que assinalou a efeméride, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão aproveitou o momento para saudar e “dar os parabéns a todos os componentes presentes e ausentes”, assim como sublinhou: “É uma honra receber-vos e tenho uma grande admiração pelo trabalho que fazem em prol da cultura do concelho”.
Em dia de festa, o edil montemorense reiterou o apoio à instituição e avançou ainda que o regulamento de apoio ao associativismo foi alterado, possibilitando uma avaliação mais apurada do trabalho desenvolvido pelas associações.
No final, o Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas da Abrunheira brindou as entidades, trabalhadores da Câmara Municipal e o público presente com uma atuação na Praça da República, tendo desafiado os presentes a integrar, por breves momentos, a centenária formação abrunheirense.
A festa continua no próximo domingo, dia 1 de setembro, na Abrunheira, estando agendada para as 16h30, a Sessão Solene e Gala do Centenário.

Programa | 100º aniversário Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira

30 de agosto/sexta
17h Receção Oficial nos Paços do Concelho
18h30 Atuação na Praça Dr. José Regalão (local em que o Rancho das Cantarinhas atuou pela 1ª vez, na então Praça da República)

1 de setembro/domingo
10h30 Missa Solene de Aniversário
11h30 Romagem ao Cemitério
12h30 Almoço-convívio
16h30 Sessão Solene e Gala do Centenário

Publicado em Notícias

No dia 30 de agosto, realizou-se no campo do Bico da Barca, em Montemor-o-Velho, o Dia Aberto sobre a Cultura do Arroz no Baixo Mondego, promovido pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).
No decorrer da iniciativa, os participantes ficaram a saber mais sobre os trabalhos que se encontram em desenvolvimento, por exemplo, no campo de Arroz Biológico ou os ensaios feitos no âmbito do programa nacional de melhoramento genético de arroz, assim como puderam observar o ensaio de novas variedades de arroz.
Ao referir que “o conhecimento suportado na tecnologia é fundamental para vencer os desafios” que se colocam na agricultura, o diretor regional da DRAPC, Fernando Alves Martins, destacou “o trabalho desenvolvido no campo de Montemor-o-Velho” e a importância para a atividade dos agricultores.
Com palavras de incentivo aos participantes na atividade, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na companhia do vice-presidente, José Veríssimo, reiterou: “É com muito orgulho que volto a estar presente em mais um Dia Aberto sobre a Cultura do Arroz no Baixo Mondego porque é um trabalho que vai continuar a vingar no futuro e as pessoas vão reconhecer o seu valor”.
Recorda-se que a atividade realizada no campo do Bico da Barca deu também o seu contributo para que, em 2017 e em parceria com diversas entidades, o Catálogo Nacional de Variedades tenha inscrito duas variedades portuguesas de arroz - Ceres e Maçarico.
Neste sentido, o edil montemorense reforçou: “Ao contribuirmos para a divulgação da atividade que é desenvolvida em Montemor-o-Velho, estamos, igualmente, a formar os consumidores para serem mais exigentes e a escolherem um produto de qualidade. Este campo de experimentação é uma mais-valia para preparar o futuro”.
A iniciativa terminou com um almoço convívio no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

No dia 30 de agosto, os “Seniores Movimento” voltaram a Tentúgal e, na Pastelaria Moinho Novo, demonstraram o seu apoio à deliciosa iguaria que se encontra a concurso nas 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Depois de assistirem à demonstração de como se prepara o sempre surpreendente Pastel de Tentúgal, cerca de uma centena de “Seniores em Movimento”, oriundos de todo o concelho, deixaram-se tentar pelo recheio e pela finíssima massa tão característica do afamado doce conventual, aproveitando para votar num dos ex-libris da freguesia de Tentúgal e do concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da chefe do gabinete, Diana Andrade, e da ajunta, Delmina Leitão, esteve à conversa com os portadores do cartão Montemor Sénior e, ao agradecer-lhes “a sentida demonstração de apoio ao Pastel de Tentúgal”, sublinhou: “Contamos a ajuda de todos para levar Pastel de Tentúgal à final que se realiza em Montemor-o-Velho, no dia 7 de setembro”.

Ligue 760 107 104 e faça do Pastel de Tentúgal a próxima 7 Maravilha Doce de Portugal!
(custo da chamada de 0,60€ + IVA)

Publicado em Notícias

 

30 de agosto/sexta
17h Receção Oficial nos Paços do Concelho
18h30 Atuação na Praça Dr. José Regalão (local em que o Rancho das Cantarinhas atuou pela 1ª vez, na então Praça da República)

1 de setembro/domingo
10h30 Missa Solene de Aniversário
11h30 Romagem ao Cemitério
12h30 Almoço-convívio
16h30 Sessão Solene e Gala do Centenário

Publicado em Agenda Cultural

Saber...