Itens filtrados por data: quarta, 11 março 2020

Num momento em que a prevenção e a adoção de atitudes e comportamentos de etiqueta respiratória e de higienização são fundamentais para precaver os riscos de contágio do COVID-19, doença hoje elevada à categoria de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, o Município de Montemor-o-Velho promoveu, esta quarta-feira, duas sessões de esclarecimento, em conjunto com as Autoridades de Saúde Locais, para as Juntas e Uniões de Freguesias, o tecido associativo, IPSS’s e para os participantes no Festival do Arroz e da Lampreia.

“Não temos, até ao momento, nenhum caso declarado no concelho”, avançou o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho que reiterou a necessidade do "concelho de Montemor estar salvaguardado”. Para tal, sublinhou Emílio Torrão, é importante que “as pessoas estejam conscientes e se saibam prevenir”, daí a importância de medidas assertivas em prol da defesa dos cidadãos e de continuar a esclarecer a comunidade.

Os delegados de saúde em exercício, Carlos Rosete e José Aníbal Barreiros, alertaram para a necessidade de “assumir a responsabilidade de nos protegermos e de protegermos os outros”, tomando as medidas preventivas de etiqueta respiratória, de higienização das mãos e das superfícies e de algum distanciamento social, bem como seguir as informações emitidas pela Direção Geral de Saúde. "É uma responsabilidade da comunidade”, avisaram.

Publicado em Notícias
Na sequência da reunião conjunta dos Municípios da CIM-Região de Coimbra onde ficou decidido uniformizar um conjunto de recomendações de resposta ao COVID-19, das orientações emitidas pela Direção Geral de Saúde e pelas autoridades de saúde locais, da avaliação de risco e do desenvolvimento da situação do estado epidémico, apesar de, até ao momento, não se conhecer nenhum caso de contágio no concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-velho, para salvaguarda da saúde pública da população residente no concelho e dos trabalhadores do Município, determinou:
  • Encerrar as Piscinas Municipais, o Pavilhão Municipal, a Biblioteca, o Centro Náutico e o Posto de Turismo do Castelo;
  • Suspender a realização de eventos em equipamentos municipais;
  • Suspender a realização da feira quinzenal de Montemor-o-Velho;
  • Incentivar à não realização de feiras realizadas por outras entidades cuja abrangência não seja de cariz local;
  • Realizar ações de sensibilização e esclarecimento para as IPSS e Associações, bem como Presidentes e Dirigentes Municipais, com a presença das autoridades de saúde locais;
  • Incentivar os Munícipes a utilizar as plataformas on line, ou outros meios que não presenciais, para contactar com os serviços camarários, ou efetuar qualquer pagamento, bem como restringir o acesso a todos os locais de atendimento ao público do município, com aglomerado ou ajuntamento de pessoas nos mesmos, ficando o atendimento limitado ao número de postos de atendimento disponíveis;
  • Proceder ao reforço da higienização e dos produtos a utilizar nos locais de acesso público do Município e sanitários dos edifícios municipais;
  • Sensibilizar as juntas de freguesias para o incentivo de formas alternativas ao atendimento presencial;
  • Sensibilizar as entidades para a não realização de eventos nos espaços públicos, ou privados, que impliquem aglomerados ou ajuntamento de pessoas.

Estas medidas podem ser reavaliadas a qualquer momento tendo em atenção a alteração superveniente das circunstâncias.

Publicado em Notícias

Animação, Etnografia & Música ao vivo

11 março | quarta-feira
20h00 Grupos Mind Dance e Md Kids

12 março | quinta-feira
20h00 ADN de Palco | Centro Beira Mondego Santo Varão

13 março | sexta-feira
20h30 Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense
22h00 Fado com a Guitarra de Sílvio Girão
00h00 DJ Diogo Estobia

14 março | sábado
12h-00h ARROZ DOCE NON STOP | Maratona de Confeição de Arroz Doce
12h00 Espetáculo pelo Grupo de Artes e Espetáculo da Unidade Funcional de MMV da APPACDM de Coimbra
14h00 Desfile Chapéu Carolino| Seniores em Movimento
17h00 Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro
18h00 Grupo de Dança Fénix Groove de Arazede
19h00 Rancho Folclórico de Escalos de Cima Castelo Branco
19h30 Cancioneiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
20h30 Rancho Folclórico da Carapinheira
22h30 Tributo aos Xutos & Pontapés

15 março | domingo
14h00 Orquestra Ligeira da Carapinheira
15h00 Smile & Dance Grupo de Dança
16h00 Orquestra da Escola de Música da Academia Musical Arazedense
17h00 Grupo Folclórico da Vila de Pereira
17h00 Jogos Tradicionais
18h00 Rancho Folclórico Cantarinhas da FIRA
19h00 Raposas Dançantes - Grupo de dança da ACR Casal do Raposo
20h00 Rancho Folclórico Camélias da Gândara

Horário tenda Festival:
6ª (dia 6) | 19h/02h
6ª (dia 13) e sábados | 12h/02h
Domingos | 12h/00h
2ª a 5ª | 12h/ 00h

Saiba mais em Programação | Festival do Arroz e da Lampreia 2020

 

Publicado em Agenda Cultural
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na sequência das orientações da Direção Geral da Saúde, das entidades de saúde locais e do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo Coronavírus (COVID-19), vai antecipar encerramento do Festival do Arroz e da Lampreia já esta quinta-feira, dia 12 de março. Esta decisão visa reduzir os riscos de exposição e contágio à epidemia COVID-19 considerando que o evento gastronómico atrai um elevado número de visitantes, representando um risco adicional para a população residente no concelho de Montemor-o-Velho. 
 
Não é uma decisão fácil, nem foi tomada de ânimo leve. Apesar do constrangimento que pode causar a todos quantos trabalham para fazer deste Festival um evento de referência regional e nacional, a decisão de cancelar o evento vai de encontro à prudência e à responsabilidade que nos é exigida, a todos, neste momento de incerteza que atravessamos. 
O Município de Montemor-o-Velho está totalmente empenhado no que é, neste momento, mais importante: prevenir e assegurar a saúde e a proteção, a todos os níveis, da nossa população.
 
Reforçamos que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas - adotar medidas de etiqueta respiratória, lavar as mãos frequentemente e evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória - e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS: www.dgs.pt/corona-virus.aspx
Seja um agente de saúde pública. Proteja-se a si e aos outros.
Publicado em Notícias

Saber...