Itens filtrados por data: terça, 05 outubro 2021

A Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) e a Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA) proporcionaram, no dia 5 de outubro, mais um momento cultural inesquecível, continuando a promover a música, o património, mas também a levar mais longe o nome do concelho de Montemor-o-Velho.

Assim, a AFUV, sob a direção do maestro Duarte Garcia, atuou na Igreja Matriz de Verride, e a FIRA, sob a direção do maestro António Luís Mota, atuou nas Ruínas Romanas de Conímbriga.

Os dois concertos realizaram-se no âmbito do Festival Música e Monumentos, promovido pela Confederação Musical Portuguesa e com o apoio do Ministério da Cultura, através do programa Garantir Cultura.

Em todo o país, centenas de bandas filarmónicas celebraram a arte, a cultura e o património com atuações que decorreram em monumentos ou locais históricos.

 

Fotografias gentilmente cedidas pela AFUV e FIRA.

Publicado em Notícias
 
O Município de Montemor-o-Velho dá a conhecer o boletim atualizado com os dados da pandemia no concelho.
 
Não se esqueça que é fundamental continuar a cumprir todas as normas sanitárias e das medidas de proteção e prevenção para conseguirmos baixar os números da COVID-19.
Só juntos conseguiremos vencer a pandemia. Proteja-se! Por si e por todos.
 
Não baixe a guarda!
 
É essencial que:
↔️ Mantenha o distanciamento físico. Limite os contactos aos estritamente necessários.
? Reforce a higiene das mãos e dos objetos pessoais.
? Use máscara de proteção(apesar da sua utilização na rua ser facultativa, o seu uso é recomendado «quando é previsível a ocorrência de aglomerados populacionais ou sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado).
Em caso de sintomas ou suspeita, ligue para a Saúde24 através do número 808 24 24 24.
Cuide de si, cuide de todos!
 
Publicado em Notícias
terça, 05 outubro 2021 15:59

AFUV | Concerto " Música e Monumentos"

AFUV | Concerto " Música e Monumentos" | 05 de Outubro 2021 | Verride

Concerto na Igreja Matriz de Verride | 16H00

Programa Garantir Cultura | Fundo de Fomento Cultural

Publicado em Agenda Cultural
Está patente no átrio da Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, e nos Paços do Concelho uma mostra bibliográfica referente à Implantação da República.
A mostra pode ser visitada de 2ªa 6ª durante o horário de expediente.
 
Consulte o catálogo da BMAD em http://biblioteca.cm-montemorvelho.pt/Opac/.
Publicado em Notícias
05 de Outubro 2021 | 16h30 | Ruínas Romanas de Conímbriga
Entrada Livre
Publicado em Agenda Cultural
Bom dia Montemor-o-Velho!
Hoje assinala-se a Implantação da República.
Proclamada a 5 de outubro de 1910 e, por forma a acompanhar a mudança de regime, os republicanos redefiniram alguns símbolos nacionais, nomeadamente o hino e a bandeira nacional.
 
Sabia que...
“Cinco dias após a revolução, o Governo Provisório nomeou uma comissão para o estudo da bandeira. No dia 29 de novembro de 1910, foi aprovada a nova bandeira nacional: o azul e branco da Monarquia são, então, substituídos pelo verde e rubro da República. O regime republicano pretendia, assim, enfatizar o seu projeto de renascimento da Pátria. A bandeira nacional foi ratificada pela Assembleia Nacional Constituinte, na sua sessão inaugural, a 19 de junho de 1911.”
 
Publicado em Notícias

Saber...