Itens filtrados por data: sexta, 11 novembro 2022

 

11, 12 e 13 de novembro/sábado e domingo | Largo da Feira, Montemor-o-Velho

Entrada Livre

 

Org. > União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões

Publicado em Agenda Cultural

Esta semana, as crianças dos jardins de infância (JI´s) e do primeiro ciclo do Ensino Básico (1º CEB) do concelho de Montemor-o-Velho receberam um presente antecipado: a visita do seu “amigo” Nico!

A mascote do Castelo Mágico já é bem conhecida dos mais pequenos e, por isso, a receção foi repleta de muita alegria, sorrisos e muitos abraços.

Muito curiosos para saber as novidades da edição de 2022 e com vontade de regressar ao maior parque de Natal da região, as crianças aproveitaram o momento para conversar e brincar com o Nico.

De 1 de dezembro a 8 de janeiro, o Castelo Mágico está de regresso com 19 dias de muita animação, transportando miúdos e graúdos para um mundo onde os sonhos tomam forma, a neve não derrete e a magia do Natal acontece de verdade.

Saiba mais sobre a viagem ao sonho de Natal em castelomagico.pt 

Publicado em Notícias
sexta, 11 novembro 2022 17:33

35º aniversário do CCRD de Liceia

13 de novembro/domingo | a partir das 12h30 | Liceia

Inscrições até 11/11/2022 | contactos 968 234 108 ou 931 156 007 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Org.> Centro Cultural Recreativo e Desportivo (CCRD) de Liceia

Publicado em Agenda Cultural
Castelo Sente | Castelo de Montemor-o-Velho | 1 a 13 de novembro
9h30 - 17h30 | Entrada livre
 
Artesã do mês: Golden Wheat
Peça do mês: Outono
Exposição: Roteiro Literário da Vila de Montemor-o-Velho (em parceria com Montemor Sketchers)
Exposição: Viagem Literária Ruben A. (projeto Viagens Literárias da Associação Cultural e Artística Grande Coisa!)
 
 
 
 
11 de novembro de 2022
Projeto RE-ACT Mulheres Intemporais da Região de Coimbra *
 
* Coimbra Região de Cultura 2.0 | Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra
21h30 | Castelo de Montemor-o-Velho
 
Ação reprogramada para 2023
12 de novembro de 2022
Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 | Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra
Castelo de Montemor-o-Velho
Publicado em Agenda Cultural

Montemor-o-Velho é o segundo município com maior equilíbrio orçamental em 2021 e o primeiro na subcategoria de municípios de dimensão média, de acordo com anuário dos Municípios Portugueses 2021, divulgado esta segunda-feira, dia 7 de novembro.

Este indicador “permite observar o ajustamento da despesa à receita certa e permanente dos municípios, com vista à promoção da sua sustentabilidade financeira”, sendo “a comparação entre a receita bruta cobrada e despesa corrente paga, acrescida dos pagamentos das amortizações de empréstimos de médio e longo prazo”, conforme é referido no documento.

Para Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “este excelente equilíbrio orçamental tem ainda mais significado porque acontece num ano em que conseguimos continuar a reduzir da taxa de IMI, fixando-a nos 0,34% (definida em 2020 para ser cobrada em 2021). A medida representa menos receitas para o Município, mas por outro lado significa que conseguimos reduzir o esforço fiscal feito pelas famílias do concelho sem colocar em risco a sustentabilidade financeira municipal”.

“A classificação não acontece por acaso. É resultado do enorme esforço e de uma gestão de rigor, alicerçada em medidas muito concretas e que espelham também a dedicação dos Serviços do Município. Foi um caminho longo e que exigiu a tenacidade dos munícipes. Vamos continuar a melhorar e a trabalhar em prol dos munícipes e da sustentabilidade do concelho”, frisou o autarca montemorense.

Em 2020, o Município de Montemor-o-Velho ocupou a 9ª posição no que concerne ao equilíbrio orçamental e a 5ª posição nos municípios de dimensão média.

Da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, o anuário dos Municípios Portugueses 2021 foi coordenado pela professora Maria José Fernandes, com o contributo dos investigadores Pedro Camões e Susana Jorge, e voltou a contar com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas.

Publicado em Notícias

Saber...