Itens filtrados por data: sábado, 12 novembro 2022

Um magusto tradicional, com as castanhas assadas nas agulhas dos pinheiros, reuniu, no dia 12 de novembro, dezenas de convivas n’O Sobreiro - Centro de Cultura, Recreio e Desporto, nos Resgatados, na freguesia de Arazede.


Nesta celebração à moda antiga, a animação foi uma contante e a jovem direção d`O Sobreiro, presidida por Sara Simões, viveu o divertido momento com uma brincadeira associada à ocasião: as caras enfarruscadas.


A festa regressa à associação a 7 de janeiro com a comemoração do 21º aniversário.

 

Fotografias gentilmente cedidas pelo´O Sobreiro - Centro de Cultura Recreio e Desporto dos Resgatados

Publicado em Notícias

 

11, 12 e 13 de novembro/sábado e domingo | Largo da Feira, Montemor-o-Velho

Entrada Livre

 

Org. > União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões

Publicado em Agenda Cultural
O teatro e a música deram corpo ao espetáculo Re-ACT Mulheres Intemporais da Região de Coimbra e marcaram, na noite de sexta-feira, dia 11 de novembro, no Castelo de Montemor-o-Velho, o arranque do périplo por todos os municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
 
O artista concelhio Michael Salgado, na guitarra e voz, juntou-se à companhia Almanach para proporcionar uma viagem pelos lugares da Região de Coimbra e as Mulheres a eles associadas.
 
A adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, esteve presente e, à margem da iniciativa, saudou os artistas e deixou um cumprimento especial a Mickael Salgado que desde muito novo veio viver para a Portela, na freguesia de Tentúgal.
“O nosso Castelo é sempre surpreendente e as diversas manifestações culturais que aqui acontecem têm sempre muita magia. Esta noite não foi diferente e a voz e o talento de Mickael Salgado tornaram ainda mais especial este espetáculo que destaca e relembra a importância e as conquistas das Mulheres da Região de Combra através dos tempos”, sublinhou Célia Craveiro.
Mickael Salgado agradeceu o elogio e referiu: “A envolvência e a simbiose que as histórias e as músicas criaram deram um colorido ao espetáculo complemente surreal. Foi dos melhores espetáculos culturais e musicais em que já participei nos últimos tempos”.
 
Re-ACT Mulheres Intemporais da Região de Coimbra realizou-se no âmbito do projeto de programação cultural em rede “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares” da CIM Região de Coimbra e integrou o programa de dinamização cultural do Castelo do Município de Montemor-o-Velho, “Castelo Sente”.
 
 
 
Ficha Técnica do Espetáculo:
 
Autoria: Mário da Costa;
Dramaturgia: Francisco Ochoa;
Encenação: Mário da Costa;
Sonoplastia e Luminotecnia: Francisco Ochoa;
Projeção vídeo: millwoodStudios;
Guitarra e Canto: Mickael Salgado;
Técnico de som: José Vale;
Técnico de luz: Francisco Ochoa;
Elenco: Ana Vale, Mário da Costa, Ana Pedro Cabral, Patricia David, Pedro Correia, António Santos, Carina Lopes, Bruno de Almeida, Beatriz Sousa.
Publicado em Notícias
Até domingo, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Velho, é tempo de celebrar a cultura, a gastronomia e o convívio na Festa da Água Pé, do Caldo (sopas) e da Cerveja Artesanal, organizada pela União de Freguesias de Montemor-o-Velho (UFMG) com o apoio do Município de Montemor-o-Velho.
 
No arranque promissor da iniciativa, esta sexta-feira, dia 12 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado pelo chefe de gabinete Nuno Gonçalves e pela adjunta Célia Craveiro, expressou o “muito orgulho” pelo trabalho de equipa desenvolvido pelo executivo da UFMG. Emílio Torrão sublinhou ainda que "o que começou por ser  um pequeno evento e, nesta 7ª edição, oferecem à vila de Montemor-o-Velho esta festa imensa que divulga o concelho e promove o tecido associativo local”.
 
De igual modo, António Pardal, presidente da UFMVG, congratulou-se “pela participação das associações e das forças vivas da terra”, pela tenda do certame ter voltado a crescer e deixou um convite: “Venham-nos visitar e contribuir para o sucesso desta iniciativa!"
 
No primeiro dia, a animação ficou a cargo da Filarmónica 25 de setembro, de Nelson Cabral e do grupo Cantares da Barca.
 
Paralelamente aos petiscos e à doçaria tradicional nos stands das associações, o programa de animação está preparado para agradar a todas as idades. No sábado, as sopas preparadas pelas associações presentes prometem surpreender os convivas, e, no domingo, a arte vinícola tradicional ganha honras de destaque e de uma saudável competição.
 
 
Programa Festa da Água Pé, do Caldo (sopas) e da Cerveja Artesanal:
 
12 de novembro/sábado:
15h Grupo de Dança do ACM
15h45 Grupo de Dança Dancequi
16h30 Grupo de Cavaquinhos “Giroflé”
18h Grupo de Cantares Arroz aos Molhos de Gatões
19h Festa do Caldo (sopas)
22h Música com DJ
01h Encerramento
 
13 de novembro:
9h30 Caminhada pelo Centro Histórico de Montemor
14h Abertura do Concurso da prova cega da Água-pé
15h Atuação da Tuna da APPACDM
16h Atuação com Grupo de Concertinas e Cantares à desgarrada
17h Castanhada típica
18h Encerramento do concurso da prova cega da água-pé, contagem dos votos e entrega de prémios.
20h Encerramento do Evento
Publicado em Notícias
sábado, 12 novembro 2022 16:39

Feira de S. Martinho | Santo Varão

12 e 13 de Novembro | Centro Beira Mondego 

12 de novembro/sábado | 12h abertura da feira

13 de novembro/domingo | 13h almoço convívio

 

Org.> Liga de Amigos de Santo Varão

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 12 novembro 2022 15:42

Agenda Desportiva | Futsal

12 de novembro/sábado

Casa do Benfica de Montemor defronta a Associação Recreativa Desportiva de Sarzedo | Liga de Futsal Inatel – Coimbra (seniores masculinos), 1ª jornada.

 

19h30 | Pavilhão Municipal | Montemor-o-Velho

Entrada livre

Publicado em Agenda Cultural

12 de novembro/sábado | 15h | "O Sobreiro" - Centro de Cultura Recreio e Desporto dos Resgatados

Serviço de bar e jogo da malha.

 

Castanhas grátis!

Publicado em Agenda Cultural

Saber...