No fim de semana de 24 e 25 de junho, todos os caminhos vão dar ao Centro Náutico de Montemor-o-Velho para celebrar os automóveis clássicos, antigos e personalizados. A 8ª edição do Baixo Mondego Motorfestival foi apresentada esta terça-feira, dia 20 de junho, e promete uma programação diversificada preparada para agradar a todo o tipo de público e em particular aos entusiastas do automobilismo.
Na ocasião, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, ao destacar que o “evento permite continuar a mostrar a versatilidade do Centro Náutico e a proporcionar uma oferta diferenciada de diversos desportos”, sublinhou: “O Centro Náutico tem muitos km2 com grande capacidade para todo tipo de eventos”.
Confiante no sucesso do Baixo Mondego Motorfestival, Marco Amaral, do Asphalt Emotion Club, referiu que “este ano a novidade é uma pista de todo-o-terreno”. Para além da pista de drift com animação redobrada pelos cerca 35 pilotos, o evento vai contar com cerca de 60 expositores “de Norte a Sul do país” e cerca de 400 automóveis em exposição.
Ao reiterar que “queremos mostrar os nossos gostos, através dos motores” e “promover o concelho e a região”, Marco Amaral revelou ainda que, no sábado, em parceria Alfa Romeo Clube de Portugal - Clube Alfista de Portugal, vão ser assinalados os 113 anos da marca, os 100 anos do modelo quadrifoglio e os 40 anos do modelo alfa 33.
A entrada tem um custo de três euros/dia ou cinco euros para os dois dias e a programação conta também com os já tradicionais Car Limbo, Car Traction, não faltando o Power Slide by Marco Martins, o Night Drift Show, espaço de convívio e Street Food e a animação a cargo da banda Jabalizes e do Dj Faria.
Pela primeira vez, o público vai poder eleger a viatura favorita em exposição, através de um QR Code. A edição de 2023 do Baixo Mondego Motorfestival vai ser mais amiga do ambiente com a utilização de copos reutilizáveis.
O Baixo Mondego Motorfestival é organizado pelo Asphalt Emotion Club em parceria com o Município de Montemor-o-Velho.
Saiba mais sobre o Baixo Mondego Motorfestival em https://www.facebook.com/BaixoMondegoMotorfestival
Entre os dias 21 e 28 de junho, as passagens de nível de Verride e Reveles vão encerrar no período noturno, de modo a que a Infraestruturas de Portugal possa efetuar trabalhos de manutenção da via ferroviária.
Planeie o seu trajeto com antecedência, circule com precaução e respeite a sinalização no local.
Consulte o mapa das vias condicionadas em https://bit.ly/vias_condicionadas
Intervenções/desvios:
- Ramal de Alfarelos, ao PK 213+570, na Rua Martim Longo, Verride
Do dia 21 ao dia 22, entre as 23h e as 7h
Desvio: PN 213+570 > Estrada Municipal M 601 > Virar á direita > PN 214+506 > Virar á esquerda > Rua Caminho de Ferro > Virar á direita > Rua Iría > Rua Santa Ana > Virar á direita > Rua Martim Longo > PN 213+570
- Ramal de Alfarelos, ao PK 208+367, na Estrada Camarária 1098, Reveles
Do dia 23 ao dia 24, entre as 23h e as 7h
Desvio: PN 208+367 > Pela CM1098 em direção à Abrunheira > PN 209+048 > Rua do Apeadeiro (N341) > Rua Doutor Cardo (Abrunheira) > Rua Vale Pequeno (Abrunheira) > Rua Casa do Povo (Abrunheira) > Largo Doutor José Regalão (Abrunheira) > Rua Santo António (Abrunheira) > Largo Caixa Agrícola (Abrunheira) > Rua Nossa Senhora da Graça > Rua da Boavista > Rua Rossio > Rua Padre Curado > Rua Biquita (Sentido Moinho do Almoxarife) > Rua Principal (Seguir sentido Abrunheira pela CM1098) > PN 209+048 > 208+367
- Ramal de Alfarelos, ao PK 209+048, na Estrada Nacional N341-1, Reveles
Do dia 26 ao dia 27, entre as 23h e as 6h
Do dia 27 ao dia 28, entre as 23h e as 6h
Desvio: PN 209+048 > Rua do Apeadeiro (N341) > Rua Doutor Cardo (Abrunheira) > Rua Vale Pequeno (Abrunheira) > Rua Casa do Povo (Abrunheira) > Largo Doutor José Regalão (Abrunheira) > Rua Santo António (Abrunheira) > Largo Caixa Agrícola (Abrunheira) > Rua Nossa Senhora da Graça > Rua da Boavista > Rua Rossio > Rua Padre Curado > Rua Biquita (Sentido Moinho do Almoxarife) > Rua Principal (Seguir sentido Abrunheira pela CM1098) > PN 208+367 > PN 209+048
21 de junho/4ª feira | das 9h as 19h | Universidade de Aveiro (Auditório Renato Araújo - Edifício Central e da Reitoria UA).
Link para inscrição: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=855242&lang=pt
Aplicam-se as seguintes modalidades de inscrição:
A edição de verão das Férias Desportivas está quase a arrancar e promete dias de muita atividade física, diversão e descoberta!
A iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, realiza-se nas semanas de 3 a 21 de julho.
Dirigidas a crianças entre os 7 e os 14 anos, as Férias Desportivas vão decorrer em dois polos em simultâneo – Montemor-o-Velho e Arazede, entre as 8h30 e as 17h30 e os/as participantes vão ter a oportunidade de experimentar e praticar, entre outros, canoagem, karaté, hipismo, hóquei em patins, bodyboard, padel, futsal ou ginástica.
As inscrições são limitadas e decorrem em exclusivo para os residentes do concelho, de 21 a 23 de junho, e para todos os interessados, a partir de 24 de junho.
A iniciativa tem um custo de 60 euros por semana e inclui o acesso às atividades programadas, seguro, refeições (4 dias/semana - almoço e lanche da tarde) e t-shirt.
As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/aKvUN88RCB8uxbwU9
Para mais informações, contactar a secretaria das Piscinas Municipais, enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefonar para o nº 239 688 180.
“Com 215 anos de atividade ininterrupta, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) continua a expressar o amor à música, à comunidade e à tradição”, referiu, no dia 18 de junho, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na sessão comemorativa de aniversário que decorreu no auditório da AFUV, em Verride.
Ao desejar os maiores sucessos à nova direção liderada por Joana Cordeiro, Diana Andrade corroborou as palavras da presidente da AFUV, no que diz respeito ao papel das mulheres na vida das instituições e da conjugação com a vida profissional e familiar, tendo aproveitado o momento para deixar ainda “um reconhecimento a todas as pessoas se entregaram à causa da AFUV e têm conseguido levar a bom porto a bonita história da associação verridense”.
“A AFUV deixa uma marca muito pessoal na vida das pessoas e continua a oferecer à comunidade uma resposta cultural, comunitária, social, didática e pedagógica, sendo presença assídua nos eventos e atividades desenvolvidas pelo Município”, reforçou a vice-presidente da autarquia montemorense, na companhia de Afonso Duarte Costa, presidente da Assembleia geral da AFUV, de Joana Cordeiro, presidente da direção da AFUV, e de Nuno Valente, presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
O dia festivo contou com uma missa solene de aniversário, a romagem ao cemitério em memória de músicos, maestros, diretores e sócios da associação verridense e, no final da sessão solene, com o tradicional concerto de aniversário protagonizado pela AFUV.
A comemoração do 215º aniversário da AFUV continua no dia 8 de julho, a partir das 21h, com a audição da Escola de Música da AFUV, seguindo-se, às 22h, a atuação do Coro Polifónico da AFUV e às 23h o Ensaio Aberto pela Banda Filarmónica.
No dia 16 de julho, os festejos terminam com o Encontro de Bandas Filarmónicas, a partir das 15h, com a participação da Associação Banda do Cercal, da Sociedade Recreativa do Alqueidão e da AFUV.
A Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Meãs do Campo assinalou, no dia 17 de junho, o 42º aniversário e marcou o início de uma nova etapa rodeada de muitos amigos, entidades e sócios numa noite repleta de festa, partilha e convívio.
Presente “numa comemoração que mostra a força e a importância do associativismo para a comunidade”, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, recordou que “a criação da associação foi um sonho coletivo que ganhou vida e que merece permanecer para gerações vindouras”.
Ao reiterar “que a comunidade tem que apoiar a nova direção” na nova vida da ACDR de Meãs do Campo, Diana Andrade frisou: “Muitos parabéns aos novos órgãos sociais por fazerem aquilo que já se pensava ser impossível neste espaço. Voltar a juntar as pessoas para conviver, recriar a história, as tradições das Meãs do Campo é um feito assinalável e demonstra bem que, enquanto existirem pessoas, o associativismo acontece e contribui para a transformação e crescimento da comunidade”.
O 42º aniversário da ACDR de Meãs do Campo contou com a animação a cargo de João Rama, não faltando o bolo de aniversário e os “parabéns a você”, com a participação especial do sócio fundador Carlos Travassos, a apresentação dos Grupo Flowkids e Flowmotion, bem como a atuação do Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo.