Itens filtrados por data: sexta, 30 junho 2023

No dia 8 de julho, das 15h30 às 18h30, realiza-se o workshop Economia Criativa na Região de Coimbra, na Capela de Santo António do Castelo de Montemor-o-Velho.

O JACC - Jazz ao Centro Clube e MATE Europe (Música.Arte.Tecnologia.Educação), em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM RC), estão a percorrer a região com o "Ciclo de Workshops - Economia Criativa na Região de Coimbra", um programa de sensibilização e interação dos agentes dos setores artístico, cultural e criativo da região de Coimbra, visando o fortalecimento e promoção da importância da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável da região.

Com o seu foco nas potencialidades da Região de Coimbra, o workshop Economia Criativa na Região de Coimbra tem como objetivo proporcionar uma oportunidade de acesso a perspetivas, experiências e informações importantes, que apoiam o desenvolvimento da Economia Criativa a nível local, nacional e internacional.

A inscrição de participação deve ser feita para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o com nome, atividade profissional e contacto.

 

 

Informação Complementar:

 

Resumo da sessão:

:: Boas vindas e apresentação do programa

:: Economia Criativa // Industrias Culturais e Criativas // Tridente Criativo

Café e networking

:: Indústria da música

:: Oportunidades e desenvolvimento

:: Encerramento

 

Duração: 02h30

 

Destinatários:

Dirigentes associativos de coletividades ligadas às Artes e Cultura, indivíduos ou coletivos informais que promovam atividades de cariz social, cultural e económico em que a Arte, a Cultura e a Criatividade sejam elementos centrais, artistas de todas as disciplinas, técnicos ligados às mais variadas manifestações artísticas, profissionais de comunicação e marketing, rádio e audiovisual, promotores de eventos, gestores de salas de concertos e festivais, cidadãos interessados nas ligações entre as práticas artísticas e criativas e outros domínios setoriais (educação, turismo, ambiente e sustentabilidade).

 

Dinamizadores da sessão:

- Hélder Bruno Martins. Nasceu em Coimbra, em 1976, e reside desde sempre na Lousã. É doutorado em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em ciências musicais pela Universidade de Coimbra (2005), licenciado em Educação Musical pela ESEC (1999). É consultor especialista da Direção Geral das Artes; investigador do INETmd e do CEJ/UA. Tem trabalhos produzidos nas áreas da música, da cultura, da economia e da política. Tem dedicado especial atenção às questões da música-identidade-emoções. Em 2018 editou o seu primeiro álbum de originais sob o título A Presença, serena e terna. O seu segundo álbum Under a Water Sky, foi lançado em maio de 2022, no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra.

 

-  Eron Quintiliano. Empreendedor, produtor cultural e fundador do MATE - Música, Arte, Tecnologia e Educação, festival anual que se realiza em Porto Alegre e que, a partir de 2023, conta também com um evento na Europa, resultante de um projeto em parceria com a CIM-RC, o Jazz ao Centro Clube (Coimbra, Portugal), Nordesía (Santiago de Compostela, Espanha) e Principal (Tessalónica, Grécia). Com formação em Geografia e Administração de Empresas, dedica-se há quase 20 anos à produção cultural, tendo sido produtor de artistas como Marcelo D2 e Vanessa da Mata.

Colaborou em projetos educativos e sociais como a Matilha Cultural (São Paulo) ou a Biblioteca Parque (Porto Alegre).

É o criador do projeto Rádio Pessoas, dedicado à música e cultura dos países e regiões que falam a língua portuguesa.

 

Inscrições:

Envio de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , com nome, atividade profissional e contacto.

Publicado em Notícias

O Castelo de Montemor-o-Velho, em julho, volta a proporcionar momentos de descoberta e, por isso, convida os visitantes e turistas a ficarem a saber mais sobre o turismo, o artesanato, a história e a economia local.

“Escapadinha de 2 dias” é o tema da exposição ao ar livre que vai desvendar alguns dos pontos de visita obrigatória do Concelho, propondo um percurso de visitação inesquecível.

No Posto Municipal de Turismo, a funcionar no horário de funcionamento do Castelo, Marlene Cavaco (Golden Wheat) é a artesã do mês e apresenta os seus sabonetes biológicos e artesanais.

O mercado de produtos endógenos desvenda as artes e ofícios tradicionais e conta com a participação do Baú da Ana – Ana Laranjeiro (tecidos, aplicações e bordados), das Bolachinhas da Foz – Graça Cavaleiro (Bolachas artesanais e compotas), da Golden Wheat – Marlene Cavaco (Sabonetes artesanais e biológicos), da Magia dos Pontinhos – Margarida Fernandes (tecelagem e bordados) e do Artesanato José Oliveira (trabalhos em madeira).

Na Igreja de Santo António, junto ao Castelo, vão estar patentes as exposições “Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho”, a partir de 8 de julho, e “Artistas Carpinteiros”, a partir de 11 de julho.

Integrado no percurso de visitação do Castelo, os/as visitantes vão poder ficar a saber mais sobre 20 notáveis montemorenses e apreciar uma retrospetiva de elementos cenográficos e máquinas de cena construídas na Carpintaria Municipal para espetáculos que decorreram em Montemor-o-Velho nas duas últimas décadas.

Nos dias 29 e 30 de julho, das 10h às 13h e das 15h00 às 18h00, as “Viagens no Nosso Comboio Turístico” estão de regresso e convidam à (re)descoberta das paisagens e do património de Montemor-o-Velho. O embarque é feito junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos.

 

Recorda-se que todas as atividades e propostas culturais são gratuitas e integram o “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.

 

O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto de terça a domingo, entre as 10h e as 18h30.

 

A entrada é livre.

Publicado em Notícias

Promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a festa desportiva dedicada ao futebol de formação acontece ao longo de quatro dias na Carapinheira, no Complexo Desportivo de S. Pedro, a casa do Clube Desportivo Carapinheirense (CDC) que este ano é a entidade parceira do torneio.

 

XXIV Torneio de Futebol Juvenil  | Resultados

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Notícias
sexta, 30 junho 2023 16:45

Agenda Desportiva | 1 e 2 de julho

 

Até domingo, os/as jovens atletas do concelho dos escalões de formação do futebol encontram-se no Complexo Desportivo da Carapinheira para celebrar o desporto na 24ª edição do Torneio de Futebol Juvenil de Montemor-o-Velho.

Repartido pelos escalões de petizes (futebol de 3), traquinas (futebol de 5), benjamins (futebol de 7), infantis (futebol de 7), iniciados (futebol de 7) e juvenis (futebol de 7), a torneio conta com a participação de 34 equipas oriundas dos clubes do concelho, num total de 418 jovens jogadores em campo.

Os resultados da competição podem ser consultados em www.cm-montemorvelho.pt

A cerimónia de entrega de medalhas realiza-se, no domingo, dia 2 de julho, às 19h.

No Centro Náutico de Montemor-o-Velho, durante o fim de semana, realiza-se o Campeonato Nacional de Regatas em Linha 2023 - Juniores, Seniores e Masters (canoagem).

Reunindo cerca de 650 atletas, no sábado, as provas decorrem entre as 9h e as 18h59, e, no domingo, entre as 16h20.

 

Recorda-se que as diversas iniciativas são abertas ao público e com entrada livre.

Publicado em Notícias
Os novos Órgãos Sociais da Fundação do Desporto tomaram posse, no dia 26 de junho, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa.  Susana Feitor, antiga marchadora olímpica, é a nova presidente do conselho de administração da Fundação do Desporto para o mandato de 2023-2028.
Na cerimónia que contou, entre outros, com a presença de representantes dos Centros de Alto Rendimento (CAR) nacionais, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, à margem da iniciativa, lembrou que “o Centro Náutico de Montemor-o-Velho, que também é um Centro de Alto Rendimento, tem, nos últimos anos, contribuído para o prestígio desportivo do país e no percurso desportivo de grandes nomes do desporto nacional, nomeadamente na canoagem” e sublinhou: “Desejo os maiores sucessos à nova direção e elogio a intenção de aproximação aos CAR´s nacionais expressa por Susana Feitor na sua intervenção".
 
Fotografias gentilmente cedidas pela Fundação do Desporto
Publicado em Notícias

29 de junho a 2 de julho | Complexo Desportivo de S. Pedro | Carapinheira

Publicado em Agenda Cultural
sexta, 30 junho 2023 13:56

Festas de Honra de S. Pedro | Gordos

De 29 de junho a 2 de julho/ de quinta a domingo | Arazede

Publicado em Agenda Cultural

De 29 de junho a 2 de julho/ de quinta a domingo | Carapinheira

Publicado em Agenda Cultural

(horário a definir em breve) | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho

Publicado em Reuniões de Câmara

Saber...