O Município de Montemor-o-Velho volta a associar-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction), que decorre entre 22 e 30 de novembro.
Este ano, a iniciativa tem como tema “Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)” e, sob o mote “Liga o valor, desliga o resíduo”, pretende sensibilizar para o impacto dos nossos hábitos de consumo, em particular no que diz respeito a dispositivos eletrónicos e equipamentos elétricos, como telemóveis, computadores, televisores, frigoríficos, eletrodomésticos e lâmpadas.
No âmbito da ação ambiental desenvolvida pelo Município ao longo do ano e reforçando o seu compromisso com a economia circular, a data será assinalada nos canais digitais, através da promoção de conteúdos informativos sobre os REEE no site e nas redes sociais. Paralelamente, serão instalados capsulões (equipamentos destinados à recolha de cápsulas de café) em todo o concelho, numa iniciativa financiada pelo Programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental.
Recorda-se que, em 2022, foram colocados no mercado europeu 14,4 milhões de toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos, tendo sido recolhidas 5 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos, o que corresponde a 11,2 kg de REEE por pessoa.
Se tem resíduos de REEE para entregar, contacte os Serviços Municipais de Ambiente e agende a recolha/entrega, através dos contactos: 239 687 300 ou 939 016 097.
Saiba mais em: https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/2016-04-14-10-40-50/servico-de-recolha-de-residuos-urbanos/monos
A Hora do Conto, uma atividade de expressão plástica, um encontro com a escritora e tiktoker Márcia Pedroso, autora de Corte & Costura – As Maiores Fofocas da Nossa Realeza, e a oficina de pintura de azulejos orientada pelo artista Bráulio Figo foram algumas das iniciativas dirigidas à comunidade escolar do concelho e que decorreram, esta quinta-feira, 20 de novembro, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho. As atividades integram a programação municipal comemorativa dos 700 anos do nascimento de Inês de Castro.
A manhã iniciou-se com a Hora do Conto, onde o livro O Amor de Pedro e Inês, de Vanda Furtado Marques, deu o mote para uma oficina criativa. Vinte e sete crianças do Jardim de Infância da Carapinheira deram asas à imaginação na decoração das suas coroas de reis e rainhas.
Seguiu-se um participado encontro com Márcia Pedroso, que conduziu um debate dirigido a 50 alunos do ensino secundário, do curso de Humanidades da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. Depois de um enquadramento histórico que explorou a narrativa de Pedro e Inês entre o mito e a realidade, os estudantes envolveram-se num debate ao estilo “Prós e Contras”, refletindo sobre o amor e as relações e trazendo a temática para a atualidade. Relações tóxicas, dinâmicas de poder e o papel da mulher foram alguns dos assuntos abordados.
Durante a tarde, 20 alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 Dr. José dos Santos Bessa, da Carapinheira, continuaram a explorar o universo inesiano numa oficina de pintura orientada pelo artista pereirense Bráulio Figo.
As comemorações prosseguem este sábado, 22 de novembro, na BMAD e no Fórum Cultural de Montemor-o-Velho.
Programação
Sábado, 22 de novembro
10h30 | Biblioteca Municipal Afonso Duarte
Hora do Conto e Oficina Criativa “Coroa de Inês”
Destinada a crianças dos 5 aos 12 anos
Entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
14h30 | Biblioteca Municipal Afonso Duarte
Apresentação do selo comemorativo dos 700 anos do nascimento de Inês de Castro
Entrada livre
14h45 | Biblioteca Municipal Afonso Duarte
Tertúlia Literária com Isabel Stilwell
Entrada livre
21h00 | Fórum Cultural de Montemor-o-Velho
Espetáculo teatral “A Culpa é de Inês”, de Diogo Carvalho
Entrada gratuita, sujeita a reserva prévia: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Todas as aves de capoeira e aves em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo as detenções caseiras, em todo o território de Portugal continental, devem permanecer confinadas nos respetivos alojamentos, de modo a impedir o contacto com aves selvagens.
A medida consta no Edital n.º 37 – GAAP, emitido pela DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que estabelece novas ações para prevenir a propagação da doença.
Mantendo-se o concelho de Montemor-o-Velho em Zona de Alto Risco, recorda-se que é fundamental a colaboração de todos para evitar a disseminação da doença.