A Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, acolheu, no sábado, dia 17 de maio, a sessão “Saúde Mental na Adolescência”, organizada pela Associação Mente Ciente, com o apoio do Município de Montemor-o-Velho, do Agrupamento de Escolas de Montemor, da CPCJ local e da Unidade Local de Saúde – Baixo Mondego.
A iniciativa de promoção da literacia em saúde mental contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal e presidente da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montemor-o-Velho, Diana Andrade.
Durante a sessão foram utilizados métodos expositivos, interrogativos, técnicas reflexivas e de discussão para abordar temas relevantes no contexto juvenil, como as perturbações do comportamento alimentar, as dependências (de ecrãs, álcool, drogas e redes sociais) e o bullying.
Ao longo da manhã, os/as participantes reforçaram competências fundamentais para reconhecer sinais de alerta e desenvolver estratégias de comunicação eficazes, sublinhando a importância da promoção da saúde mental durante a adolescência.
Saiba mais em: facebook.com/menteciente.pt
Fotografias gentilmente cedidas pela Associação Mente Ciente
Este sábado, dia 17 de maio, foi dedicado à saúde e ao bem-estar, com a realização, em Pereira, de mais uma Jornada da Saúde, que levou atividades gratuitas a toda a comunidade.
A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Pereira, contou com a colaboração voluntária de profissionais, entidades e instituições locais, e promoveu a saúde física e mental junto de crianças, adultos e seniores.
A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, marcou presença nesta ação que reforça o compromisso com o bem-estar da população e evidencia a capacidade da Junta de Freguesia em inovar e mobilizar a comunidade em torno de causas comuns.
Ao longo do dia, os participantes puderam usufruir de diversas atividades, como rastreios de tensão arterial, glicémia e índice de massa corporal, aulas de yoga e pilates, workshop de primeiros socorros, uma roda de conversa “Vamos falar sobre Saúde Mental?”, e a apresentação “Risco Cardiovascular: mais vale prevenir que remediar”.
Na sexta-feira, os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Pereira tiveram um momento especial de antecipação da iniciativa, com uma sessão de Mobilidade Sénior dinamizada pelos serviços de desporto do Município.
Saiba mais em: facebook.com/Jfviladepereira
Fotografias gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia de Pereira