ana.ferreira

ana.ferreira

08 Nov. 2022
A partir de quarta-feira, dia 9 de novembro, o concelho de Montemor-o-Velho vai ter mais rotas e dias de SIT Flexi - Transporte Flexível a Pedido.
Procurando colmatar as limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional, o SIT Flexi vai contar com 11 rotas e três dias de serviço, às segundas, quartas e sextas-feiras.
 
Desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, este projeto, em curso desde março de 2020 e financiado pelo PART - Programa de Apoio à Redução, entra agora numa segunda fase no concelho de Montemor-o-Velho.
Assim, o SIT Flexi disponibiliza mais de uma dezena de rotas que fazem a ligação dos lugares sem cobertura da rede de transportes públicos à sede do concelho (serviços e centro de saúde) e às unidades e extensões de saúde, assegurando, deste modo, a possibilidade de aceder à rede pública de cuidados de saúde primários em todo o concelho. 
São ainda disponibilizadas uma rota de período não escolar (disponível em todos os lugares que não tenham cobertura horária de serviço de transporte público regular no período não escolar), uma rota que faz a ligação da sede de concelho ao apeadeiro de Montemor-o-Velho e uma rota de sentido único em que os munícipes podem utilizar o autocarro de manhã e regressar a casa a meio do dia através do SIT FLEXI.
 
O serviço de reservas funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 15h, sendo que as reservas devem ser efetuadas até às 15h do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada gratuita para o número de telefone 800 200 201.
 
Recorda-se que o SIT Flexi tem como objetivo principal colmatar limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional, oferecendo acessibilidade em áreas isoladas e dispersas. O Transporte de Passageiros Flexível permite dar resposta a necessidades de mobilidade específicas das populações mais envelhecidas e/ou com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço de maior proximidade. O Sit Flexi é um serviço complementar à rede de transportes pública regular (SIT RC – Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra - e pretende aumentar o grau de cobertura do mesmo através de um serviço mais eficiente e flexível.
07 Nov. 2022
No final da tarde de domingo, dia 6 de novembro, a dança e a poesia tornaram ainda mais bonito o Castelo de Montemor-o-Velho. O Projeto Academia Kompassos Daya Dança apresentou o espetáculo “Dança, Movimento & Vida”, protagonizado por cerca de três dezenas de jovens dançarinos/as.
 
Ao juntar dança e poesia, “este momento cultural e artístico proporcionou um entardecer de grande sensibilidade neste cenário incrível e pleno de História, que é o Castelo de Montemor-o-Velho, e comprovou, uma vez mais, que o Castelo sente", referiu, no momento, Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto de programação cultural em rede “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e integrou o “Castelo Sente”, programa de dinamização cultural do Castelo promovido pelo Município de Montemor-o-Velho.
 
Recorda-se que o Castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 9h30 e as 17h30.
06 Nov. 2022
O Núcleo Sporting Clube de Portugal da Carapinheira comemorou 20 anos de fervor desportivo com uma jornada de convívio e confraternização que reuniu amigos, entidades e convidados, este domingo, dia 6 de novembro.
O dia de celebração do espírito verde e branco teve início com a receção à comitiva leonina nos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho. Para além da direção do Núcleo da Carapinheira, integrou a comitiva um elemento da direção do Sporting Clube de Portugal e o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Víctor Monteiro.
No Salão Nobre, Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, destacou “as duas décadas de serviço, valores, identidade e dedicação do Núcleo Sporting Clube de Portugal da Carapinheira”, que "é um exemplo de uma ativa participação pública e de voluntariado que, num quadro de pluraridade, é motivador da humanidade e reforça a democracia”.
A celebração dos 20 anos do Núcleo continuou com o almoço de convívio em Tentúgal, onde foram homenageados com o galardão "Espiga 2022" Fernando Santos, o Museu Sporting, Chen Shi Chao, Erik Mendonça e a Freguesia da Carapinheira.
06 Nov. 2022
A Feira de Outono da Escola Básica do 1º Ciclo (EB1) e do Jardim-de-Infância do Seixo Gatões realizou-se no dia 6 de novembro e trouxe animação redobrada à freguesia do concelho de Montemor-o-Velho.
A iniciativa atraiu muito público ao Centro Cultural que, ao longo do dia, se divertiu e ajudou a angariar verbas para realização de atividades para as crianças daqueles estabelecimentos de ensino.
A iniciativa, organizada pelos pais e encarregados de educação das crianças da EB1 e do Jardim-de-Infância do Seixo de Gatões, contou com a presença do chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, que elogiou "o envolvimento dos pais e das crianças nesta iniciativa que aproxima a escola da comunidade” e que, “de forma lúdica, demonstra aos/às alunos/as os valores da solidariedade e da partilha”.
A Feira de Outono contou com um participado mercado de produtos locais, quermesse, confeção e venda de arroz doce, aula de zumba e muita animação com atuações do Grupo de Cantares “Arroz aos Molhos”, do Grupo de Dança “Dancequi” e do Estúdio de Dança Nadine Loureiro.
06 Nov. 2022
Tentúgal continua a provar que é mestre de doçaria e a levar o nome da freguesia e do concelho além-fronteiras.
 
A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP) elegeu o melhor bolo-rei de Portugal e se gosta desta iguaria de Natal tem de vir a Tentúgal deliciar-se com duas das melhores receitas nacionais.
 
O Bolo-Rei de Sonho, da pastelaria Moinho Novo, conquistou o ouro na categoria inovação. Com doce de abóbora, nozes e sonhos, este inovador bolo-rei promete fazer suspirar e sonhar!
 
A tradicional e deliciosa versão do bolo-rei da pastelaria A Pousadinha arrebatou o júri do concurso e trouxe para casa a medalha de bronze na categoria de bolo-rei.
 
A entrega de prémios da nona edição do concurso promovido pela ACIP decorreu no dia 29 de outubro, durante a Expoalimenta, na Exponor, em Matosinhos.
 
Visite o concelho de Montemor-o-Velho e parta à descoberta das suas iguarias gastronómicas.
03 Nov. 2022
O Município de Montemor-o-Velho implementou nova sinalização que condiciona a circulação de veículos pesados nas estradas municipais que atravessam os núcleos urbanos de Verride, Formoselha, Pereira, Ereira e Montemor-o-Velho devido ao encerramento a efetuar pela IP da Ponte sobre o Mondego, em Alfarelos. 
 
Esta medida visa salvaguardar a segurança das populações daquelas localidades, a mobilidade rodoviária e garantir a preservação das vias municipais que não se encontram estruturalmente preparadas para o aumento do tráfego rodoviário expectável com aquele encerramento.
 
Apenas ficam de fora deste condicionamento de trânsito a pesados, as situações de cargas e descargas e os transportes públicos.
 
Recorde-se que o Município de Montemor-o-Velho tem estado em direta articulação com a CIM-Região de Coimbra, o Município de Soure e a IP no sentido de se encontrar uma solução alternativa ao desvio definido pela IP.
 
 
 
Vias condicionadas aos veículos pesados, exceto cargas e descargas e transportes públicos:
 
Ereira | Junto à Ponte da Ereira e no acesso à localidade (no cruzamento antes do Parque Verde)
 
Verride | antes da passagem de nível
 
Vila Nova da Barca | Marujal (Rua da Estrada Nacional)
 
Santo Varão/ Formoselha | Rua do Freixo, Rua Professor António Carlos Magalhães Mateus, Rua do Matoutinho, Rua Carreira do Nabal
 
Pereira | Urbanização Quinta de S. Luiz, Rua do Pedrão, Rua de Nª Sr.ª do Pranto, Rua da Ponte do Paço
 
 
 
Para mais informações consulte o mapa das vias condicionadas: http://bit.do/vias-condicionadas.
01 Nov. 2022
No dia 1 de novembro, a multissecular Feira dos Santos voltou a animar o centro histórico de Tentúgal.
 
"Esta é mais do que uma tradicional feira, enquanto local de trocas comerciais. É um momento de convívio e confraternização que traz um colorido ainda mais especial a uma das vilas mais doces do concelho de Montemor-o-Velho e do país", referiu, na ocasião, Emílio Torrão. O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do seu chefe de Gabinete e do vereador Décio Matias, destacou “a dedicação do Executivo da Junta de Freguesia de Tentúgal em assegurar a continuidade da Feira dos Santos, e a promoção da cultura e das vivências da comunidade”.
 
Dinamizada pela Junta de Freguesia de Tentúgal, a iniciativa mantém o espírito de outrora, com a tradição de ir comprar os frutos secos, broas doces ou castanhas, sendo também o pretexto para ficar a conhecer a vitalidade do tecido associativo e o artesanato da freguesia de Tentúgal, bem como para saborear a doçaria conventual de Tentúgal.
01 Nov. 2022
Curiosidade, surpresa e sorrisos nervosos foram algumas das muitas reações que acompanharam os cerca de 150 participantes que, na noite de 31 de outubro, lotaram a visita guiada noturna “Castelo das Bruxas”, em Montemor-o-Velho.
Diana Andrade, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, destacaram o caráter diferenciador da iniciativa que promove o património material e imaterial concelhio e tem vindo a conquistar cada vez mais público. "Para além da diversão e dos muitos sustos, os/as participantes ficaram a conhecer um pouco mais sobre alguns aspetos mais sombrios e fantásticos de histórias ligadas ao concelho de Montemor-o-Velho e ao imaginário coletivo”, referiu Nuno Gonçalves.
 
Entre o sagrado e o profano, entre o sonho e o receio, a visita guiada noturna revisitou, entre outros, Inês de Castro e D. Pedro, Margarida de Pina e Melo, a lenda da morta-viva ou a tradição do “Amentar das Almas”.
No final, o “Serão ao Borralho”, no conforto de uma bebida quente e de um aconchego gastronómico, lembrou as coisas de pasmar e que, pelo tempo fora, continuam a arrepiar.
No final, os medos e os sustos voltaram a ficar trancados a sete chaves no Castelo, à espera de serem acordados no próximo ano.
 
A iniciativa, realizada no âmbito do “Castelo Sente”, programação de animação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, contou com a participação de elementos da comunidade local, das associações do concelho (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, Grupo Cénico e Amador da Portela, Grupo Folclórico da Ereira, Grupo Folclórico da Vila de Pereira (ADCRP), O Celeiro - Grupo de Teatro da Vila de Pereira (ADCRP) e do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão e Associação Filarmónica 25 de setembro) e do Município de Montemor-o-Velho.
31 Out. 2022
⚠ A partir do dia 01 de novembro de 2022 e até ao final de maio de 2023, é necessário efetuar uma comunicação prévia no site do ICNF em https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/QUEIMASQUEIMADAS.aspx?fbclid=IwAR2nPEIiSgdFHiTHds6R1Rfe1iNmHGXE8WiUBber91Tkn4bieF655eUEoxw.
 
 
Se o perigo de incêndio rural for elevado ou muito elevado, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola não é permitida.
 
?Antes de efetuar a sua comunicação, consulte o nível de perigo de incêndio rural no link https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/
 
?Para mais informações, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, através do número 239 687 300, extensão 6, no horário: dias úteis das 09h00-13h00 e 14h00 – 17h00.
 
 
30 Out. 2022
O Município de Montemor-o-Velho está a desenvolver um conjunto de medidas que visam a implementação de um sistema de recolha seletiva de Biorresíduos. Esta sexta-feira, dia 28 de outubro, foi dado mais um passo para a sua concretização com a aquisição de uma nova viatura 100% elétrica para a recolha de Biorresíduos.
 
Ao reforçar que o Município de Montemor-o-Velho, “continua, com empenho, a tomar medidas que promovem a sustentabilidade ambiental, a redução da pegada ecológica e a promoção da descarbonização”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou que “o reforço da frota ao serviço do Ambiente pretende servir os munícipes".
"A missão de defender e valorizar o nosso território, o Ambiente e a Natureza é uma tarefa coletiva. O sucesso destas medidas só é possível se todos/as caminharmos na mesma direção”, frisou o edil montemorense.
 
Com um investimento de cerca de 69 mil euros, a viatura, adquirida no âmbito da candidatura “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos”, teve uma comparticipação de 75% ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Recorda-se ainda que, em setembro e no âmbito da mesma candidatura, o Município passou a contar com uma viatura para recolha de seletiva de resíduos verdes, representando um investimento a rondar os 116 mil euros, comparticipado em 75% pelo POSEUR.
 
Por forma a dar cumprimento à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de Biorresíduos até ao final de 2023, o Município de Montemor-o-Velho vai continuar a desenvolver esforços no sentido de esclarecer e informar os/as munícipes, de modo a incentivar à recolha e valorização dos biorresíduos.
 
 
 
Mais informações:
 
Importa lembrar que os resíduos alimentares constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando, no concelho de Montemor-o-Velho, cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos.
Com esta operação “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos”, o Município pretende dotar todo o concelho de Montemor-o-Velho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, com vista à valorização dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes, assumindo abordagens diferenciadas em função da área a servir, dos produtores de resíduos e das tipologias de resíduos a recolher.
 
De sublinhar que os novos documentos de referência - como o PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2020+, o Pacote dos Resíduos ou a Diretiva dos Plásticos - introduzem metas acrescidas para a gestão dos Biorresíduos.
 
Assim, para além das viaturas já adquiridas para a recolha resíduos alimentares e dos resíduos verdes, a operação “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” tem como objetivos:
- Criar condições para que o Município possa cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente os Biorresíduos a partir de 31/12/2023;
- Dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos e assegurar a sua valorização;
- Educar e sensibilizar a população para a necessidade de recolher seletivamente os Biorresíduos e de os valorizar;
- Contribuir para as metas nacionais e regionais no âmbito da gestão de resíduos definidas no PERSU 2020 e no PERSU2020+, com particular destaque para as metas de preparação para reutilização e reciclagem e de deposição de RUB.
- O serviço de recolha seletiva a implementar assumirá abordagens diferenciadas em função da área a servir (Centro Histórico/restantes áreas do concelho), dos produtores de resíduos (sector doméstico/sector não doméstico) e das tipologias de resíduos a recolher (resíduos alimentares/resíduos verdes).
 
Estão previstas ainda as seguintes ações:
- Contentores para resíduos alimentares a instalar nas ilhas ecológicas, existentes e a criar, no Centro Histórico;
- Contentores de 360 litros para resíduos alimentares a instalar junto aos contentores para deposição de resíduos indiferenciados já existentes no concelho;
- Contentores de 10 litros para separação de resíduos alimentares a distribuir a cada alojamento;
- Contentores de 40 litros para separação de resíduos alimentares no sector não doméstico;
- Contentores de 120 litros e de 240 litros para deposição de resíduos alimentares no sector não doméstico;
- Sacos reutilizáveis para resíduos verdes a distribuir nas moradias do concelho;
- Campanha de informação, divulgação e sensibilização.
 

Saber...