Quer fazer uma queima?
De 1 a 31 de outubro, independentemente do índice de perigo de incêndio rural no concelho, é obrigatória autorização da Câmara Municipal. Faça o pedido no site do ICNF em https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/QUEIMASQUEIMADAS.aspx.
Mais se informa que, de novembro a maio, a realização de queima de amontoados está sujeita a autorização da Autarquia local quando o nível de perigo de incêndio rural seja "muito elevado" ou "máximo". Quando o nível seja inferior ao nível "muito elevado", deve fazer uma comunicação prévia à Câmara Municipal para queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola.
Consulte o nível de perigo de incêndio rural no link https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#0610.
Para mais informações, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, através do número 239 687 300, extensão 6, no horário: dias úteis das 09h00-13h00 e 14h00 – 17h00.
No sábado, dia 1 de outubro, a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, celebrou o 36º aniversário com uma cerimónia simples, mas cheia de significado, que reuniu muitos sócios, amigos e entidades.
Ao destacar e elogiar “o extraordinário trabalho” que a equipa liderada por Bruno Rodrigues está a fazer, “honrando os sócios, dirigentes e todas as pessoas que se envolvem com a sua comunidade”, o chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, deixou também o seu reconhecimento à associação aniversariante por “manter vivo um espírito de interação que reúne pais, avós e netos, promovendo a partilha, em que os mais velhos ensinam os mais novos e os mais novos continuam o trabalho em prol da sociedade”.
No momento, Nuno Gonçalves sublinhou ainda que “o edifício da ACDRS de Quinhendros foi construído com o esforço da população e, por isso, é um espaço que representa o amor, a fraternidade, a solidariedade e a dedicação de todos”.
Antes do momento do corte do bolo, Bruno Rodrigues, presidente da ADCRS de Quinhendros, mostrou-se “muito satisfeito com o trabalho desenvolvido e a participação dos sócios e amigos da casa”, e agradeceu “a todas as pessoas que se têm dedicado à associação desde o seu primeiro momento”.
Para o dirigente, “a ADCRS de Quinhendros está bem e recomenda-se: temos a equipa de Trail, as DanceQui, a Escola de Atletismo do Mondego e, no dia 5 de outubro, vamos ter um evento promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo, o 1º Encontro Kids Athletics do Mondego”.
“A associação fez 36 anos na quinta-feira, dia 29 de setembro, e é com muito gosto que cada vez que assinalamos mais um ano de vida, celebramos o associativismo e comemoramos também a amizade, a solidariedade, a entreajuda e as famílias”, reforçou Bruno Rodrigues.
O Município de Montemor-o-Velho adquiriu uma viatura para recolha de seletiva de resíduos verdes, num investimento de cerca de 95 mil euros, comparticipado em 75% por fundos comunitários, no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), "Montemor-o-Velho e Biorresíduos".
A nova viatura, equipada com grua e pinça, vai permitir recolher os resíduos verdes urbanos provenientes das limpezas e manutenções de jardins, reduzindo a sua incorreta colocação nos contentores de lixo e contribuindo para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.
Com o serviço de recolha seletiva de resíduos verdes do Município de Montemor-o-Velho, os Munícipes podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos jardins, como aparas, troncos, ramos, relvas e ervas, encaminhando-os gratuitamente, mediante requerimento disponível em www.cm-montemorvelho.pt ou contacto telefónico através do 239 687 300.
Recorde-se que a candidatura do Município de Montemor-o-Velho “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” foi aprovada no âmbito do POSEUR, representando um investimento municipal de 660 mil euros, cofinanciado a 75% por aquele programa comunitário.
Com esta operação, o Município pretende dotar todo o concelho de Montemor-o-Velho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, com vista à valorização dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes, assumindo abordagens diferenciadas em função da área a servir, dos produtores de resíduos e das tipologias de resíduos a recolher.
Para além de aproveitar o enorme potencial de valorização dos resíduos alimentares, que constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos no concelho, o projeto aprovado pretende ainda dar cumprimento à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de Biorresíduos até ao final de 2023.
De sublinhar que os novos documentos de referência - como o PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2020+, o Pacote dos Resíduos ou a Diretiva dos Plásticos - introduzem metas acrescidas para a gestão dos Biorresíduos.
Paralelamente, a operação "Montemor-o-Velho e os Biorresíduos" pretende ainda desenvolver ações de educação ambiental e de sensibilização para a necessidade de recolher seletivamente os Biorresíduos e de os valorizar.
Esta é mais uma ação desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho em prol da proteção, sustentabilidade e valorização ambiental do concelho, que reconhece os resíduos como um recurso, que deve ser valorizado e reutilizado, garantindo uma maior eficiência e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida de todos os munícipes.
Informações complementares:
A operação "Montemor-o-Velho e os Biorresíduos" visa dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, que serão posteriormente encaminhados para valorização.
A Operação integra a estratégia de longo prazo do Município de Montemor-o-Velho para o setor dos resíduos e contribui para um conjunto vasto de objetivos, sendo de destacar:
- Dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de BIORRESÍDUOS;
- Assegurar a valorização dos BIORRESÍDUOS recolhidos seletivamente no concelho;
- Otimizar o funcionamento das instalações de valorização de BIORRESÍDUOS (compostagem) da ERSUC;
- Educar e sensibilizar a população e restantes partes interessadas para a necessidade de recolher seletivamente os BIORRESÍDUOS e de os valorizar;
- Criar condições para que o Município possa cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente os BIORRESÍDUOS até 31/12/2023;
- Contribuir para as metas nacionais e regionais no âmbito da gestão de resíduos, definidas no PERSU 2020 e no PERSU 2020+, com particular destaque para as metas de preparação para reutilização e reciclagem e de deposição de RUB;
- Contribuir para as metas definidas no Pacote de Resíduos, nomeadamente, na Diretiva (UE) 2018/851, com particular destaque para as metas de recolha seletiva e reciclagem de BIORRESÍDUOS.