ana.ferreira

ana.ferreira

03 Out. 2022

Quer fazer uma queima?

De 1 a 31 de outubro, independentemente do índice de perigo de incêndio rural no concelho, é obrigatória autorização da Câmara Municipal. Faça o pedido no site do ICNF em https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/QUEIMASQUEIMADAS.aspx.

Mais se informa que, de novembro a maio, a realização de queima de amontoados está sujeita a autorização da Autarquia local quando o nível de perigo de incêndio rural seja "muito elevado" ou "máximo". Quando o nível seja inferior ao nível "muito elevado", deve fazer uma comunicação prévia à Câmara Municipal para queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola.

Consulte o nível de perigo de incêndio rural no link https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#0610.
Para mais informações, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, através do número 239 687 300, extensão 6, no horário: dias úteis das 09h00-13h00 e 14h00 – 17h00.

 
02 Out. 2022
A manhã deste domingo, dia 2 de outubro, foi de muito desporto, convívio e animação na freguesia de Liceia. Numa organização do Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia (CCRDL), a 6ª edição do Trilho de S. Miguel, a contar, pelo 4º ano consecutivo, para o Circuito Distrital de Trail Curto da ADAC, e a caminhada juntaram cerca de 300 participantes.
 
Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, marcou presença na iniciativa e testemunhou “a dedicação à causa pública, a promoção da cidadania e a defesa dos valores culturais e desportivos desenvolvidos pela direção do CCRDL, encabeça por Américo Rodrigues”, elogiando também “o trabalho do executivo da Junta de Freguesia de Liceia, na pessoa do seu presidente Joaquim Martinho, por continuar, com empenho, a apoiar as associações e os eventos da sua freguesia”.
Para Nuno Gonçalves, "a elevada participação dos atletas neste excelente momento de convívio desportivo é uma clara mensagem de vida saudável e participação cívica”.
 
Ao lembrar “o muito trabalho e dedicação na preparação” do Trilho de S. Miguel e da Caminhada, o presidente da direção do CCRDL, Américo Rodrigues, referiu que “foi um trabalho de equipa que, felizmente, tem recebido muitos elogios pela organização desta edição”.
“Este ano, quisemos continuar a surpreender, mudámos todo percurso e decidimos mostrar a parte sul da freguesia de Liceia. Até ao mês de novembro não vamos parar. Vamos ter a distribuição do arroz doce, a celebração do nosso aniversário e, se calhar, um evento surpresa pelo meio”, revelou o dirigente do CCRDL.
 
Os resultados podem ser consultados em https://meutempo.pt/prova?trilhosmiguel
02 Out. 2022

No sábado, dia 1 de outubro, a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, celebrou o 36º aniversário com uma cerimónia simples, mas cheia de significado, que reuniu muitos sócios, amigos e entidades.

Ao destacar e elogiar “o extraordinário trabalho” que a equipa liderada por Bruno Rodrigues está a fazer, “honrando os sócios, dirigentes e todas as pessoas que se envolvem com a sua comunidade”, o chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, deixou também o seu reconhecimento à associação aniversariante por “manter vivo um espírito de interação que reúne pais, avós e netos, promovendo a partilha, em que os mais velhos ensinam os mais novos e os mais novos continuam o trabalho em prol da sociedade”.
No momento, Nuno Gonçalves sublinhou ainda que “o edifício da ACDRS de Quinhendros foi construído com o esforço da população e, por isso, é um espaço que representa o amor, a fraternidade, a solidariedade e a dedicação de todos”.
Antes do momento do corte do bolo, Bruno Rodrigues, presidente da ADCRS de Quinhendros, mostrou-se “muito satisfeito com o trabalho desenvolvido e a participação dos sócios e amigos da casa”, e agradeceu “a todas as pessoas que se têm dedicado à associação desde o seu primeiro momento”.
Para o dirigente, “a ADCRS de Quinhendros está bem e recomenda-se: temos a equipa de Trail, as DanceQui, a Escola de Atletismo do Mondego e, no dia 5 de outubro, vamos ter um evento promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo, o 1º Encontro Kids Athletics do Mondego”.
“A associação fez 36 anos na quinta-feira, dia 29 de setembro, e é com muito gosto que cada vez que assinalamos mais um ano de vida, celebramos o associativismo e comemoramos também a amizade, a solidariedade, a entreajuda e as famílias”, reforçou Bruno Rodrigues.

01 Out. 2022
O Castelo de Montemor-o-Velho foi, ontem à noite, o cenário de mais uma noite mágica com as palavras e as narrativas melódicas a transportarem os cerca de cem visitantes num improviso musical e poético.
 
Com lotação esgotada, o "Castelo da Improesia" começou com um percurso orientado, com as palavras dos autores locais, como Jorge de Montemor, Fernão Mendes Pinto, Francisco de Pina e Melo ou Afonso Duarte, e de José Saramago a ecoarem pelas muralhas.
 
Já no Paço das Infantas, o espetáculo com canto e voz de Diogo Carvalho, acompanhado ao piano por Pedro Ferreira, convidou os espectadores a escolherem, como se de um cardápio se tratasse, as poesias preferidas.
 
Presente na iniciativa, o chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, destacou a importância do trabalho desenvolvido com a ação "Castelo Sente" na promoção da cultura no concelho de Montemor-o-Velho, salientando a participação de amadores de teatro da comunidade local no elenco artístico da visita guiada noturna. "Vivemos esta noite mais um momento cultural inesquecível, com o Castelo a transportar-nos numa viagem pela poesia e a fazer-nos sentir o nosso Território e a nossa Identidade", concluiu.
 
Integrada no Castelo Sente, programação de animação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a terceira visita guiada noturna assinalou as comemorações municipais do Dia Mundial do Turismo.
 
Para o último dia do mês de outubro está prevista a última visita temática noturna deste ano ao Castelo de Montemor-o-Velho: o "Castelo das Bruxas".
02 Out. 2022
 
2 outubro / 15h
Associação Filarmónica União Verridense, Verride
 
Organização> AFUV
02 Out. 2022
 
30 de setembro a 2 de outubro
Pereira
01 Out. 2022
 
30 de setembro a 2 de outubro
Pereira
30 Set. 2022
 
30 de setembro a 2 de outubro
Pereira
30 Set. 2022

O Município de Montemor-o-Velho adquiriu uma viatura para recolha de seletiva de resíduos verdes, num investimento de cerca de 95 mil euros, comparticipado em 75% por fundos comunitários, no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), "Montemor-o-Velho e Biorresíduos".

A nova viatura, equipada com grua e pinça, vai permitir recolher os resíduos verdes urbanos provenientes das limpezas e manutenções de jardins, reduzindo a sua incorreta colocação nos contentores de lixo e contribuindo para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.
Com o serviço de recolha seletiva de resíduos verdes do Município de Montemor-o-Velho, os Munícipes podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos jardins, como aparas, troncos, ramos, relvas e ervas, encaminhando-os gratuitamente, mediante requerimento disponível em www.cm-montemorvelho.pt ou contacto telefónico através do 239 687 300.


Recorde-se que a candidatura do Município de Montemor-o-Velho “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” foi aprovada no âmbito do POSEUR, representando um investimento municipal de 660 mil euros, cofinanciado a 75% por aquele programa comunitário.
Com esta operação, o Município pretende dotar todo o concelho de Montemor-o-Velho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, com vista à valorização dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes, assumindo abordagens diferenciadas em função da área a servir, dos produtores de resíduos e das tipologias de resíduos a recolher.

Para além de aproveitar o enorme potencial de valorização dos resíduos alimentares, que constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos no concelho, o projeto aprovado pretende ainda dar cumprimento à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de Biorresíduos até ao final de 2023.
De sublinhar que os novos documentos de referência - como o PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2020+, o Pacote dos Resíduos ou a Diretiva dos Plásticos - introduzem metas acrescidas para a gestão dos Biorresíduos.
Paralelamente, a operação "Montemor-o-Velho e os Biorresíduos" pretende ainda desenvolver ações de educação ambiental e de sensibilização para a necessidade de recolher seletivamente os Biorresíduos e de os valorizar.

Esta é mais uma ação desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho em prol da proteção, sustentabilidade e valorização ambiental do concelho, que reconhece os resíduos como um recurso, que deve ser valorizado e reutilizado, garantindo uma maior eficiência e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida de todos os munícipes.



Informações complementares:
A operação "Montemor-o-Velho e os Biorresíduos" visa dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de Biorresíduos, que serão posteriormente encaminhados para valorização.
A Operação integra a estratégia de longo prazo do Município de Montemor-o-Velho para o setor dos resíduos e contribui para um conjunto vasto de objetivos, sendo de destacar:
- Dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de BIORRESÍDUOS;
- Assegurar a valorização dos BIORRESÍDUOS recolhidos seletivamente no concelho;
- Otimizar o funcionamento das instalações de valorização de BIORRESÍDUOS (compostagem) da ERSUC;
- Educar e sensibilizar a população e restantes partes interessadas para a necessidade de recolher seletivamente os BIORRESÍDUOS e de os valorizar;
- Criar condições para que o Município possa cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente os BIORRESÍDUOS até 31/12/2023;
- Contribuir para as metas nacionais e regionais no âmbito da gestão de resíduos, definidas no PERSU 2020 e no PERSU 2020+, com particular destaque para as metas de preparação para reutilização e reciclagem e de deposição de RUB;
- Contribuir para as metas definidas no Pacote de Resíduos, nomeadamente, na Diretiva (UE) 2018/851, com particular destaque para as metas de recolha seletiva e reciclagem de BIORRESÍDUOS.

29 Set. 2022
O Município de Montemor-o-Velho aumentou a rede de oleões, com a colocação de 4 novos pontos de recolha de óleos alimentares usados (OAU) em pontos estratégicos do concelho, contribuindo para um Município mais limpo e ambientalmente sustentável.
A rede de 20 oleões distribuídos pelo concelho visa promover a correta deposição dos óleos alimentares usados e contribuir para o aumento da economia circular, através do encaminhamento dos OAU para operadores licenciados para o efeito que os transformam em subprodutos como o biodiesel.
 
Recorde-se que, quando eliminados através dos esgotos urbanos, os OAU constituem um grave problema ambiental, dificultando o tratamento das águas residuais nas ETAR e constituindo um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas.
 
 
 
Sabia que 1 litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha pode contaminar 1 milhão de litros de água?
Deposite corretamente os OAU nos oleões:
  • Coloque apenas óleos vegetais (girassol, soja, palma, ...) e azeite.
  • Produtos como manteiga ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados nestes equipamentos, devendo ser colocados no lixo ou compostor.
  • Óleos lubrificantes de motores também não devem ser colocados no oleão, devendo ser entregues no Parque de Resíduos Municipal para um correto encaminhamento.
  • Depois de frios e limpos de impurezas, coloque os OAU num recipiente de plástico limpo (garrafa de água ou equivalente). Quando estiver cheio, deve ser bem fechado e depositado dentro do oleão mais perto de si.
 
 
 
Lista de locais:
 
Abrunheira – Rua da Casa do Povo;
Verride – Rua da República;
Vila Nova da Barca – Rua Nossa Senhora da Conceição;
 
Arazede, Bunhosa – Rua da Tocha;
Arazede – Rua 19 de Abril (junto ao cemitério);
 
Carapinheira – Rua das Maias;
Carapinheira – Parque Nossa Senhora das Dores;
 
Ereira – Largo do Rossio;
 
Liceia – Rua 26 de Maio;
 
Meãs – Rua Padre Eurico; 
 
Montemor-o-Velho – Travessa da Rua dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho,
Montemor-o-Velho – Rua Vale do Lobo (junto ao cemitério);
Gatões – Rua Principal;
 
Pereira – Urbanização Quinta de São Luiz;
Pereira – Rua do Tojal;
 
Santo Varão – Rua da Escola Primária;
Santo Varão – Rua João Girão de Lemos;
 
Seixo – Rua de Santo António;
 
Tentúgal – Largo do Relveiro;
Tentúgal – Rua da Doçaria Conventual.
 
 
 
Em caso de dúvida contacte os Serviços de Ambiente do Município de Montemor-o-Velho através do telefone 239687300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
 
O seu contributo é essencial para preservar a qualidade do ambiente. Contamos consigo! 

Saber...