ana.ferreira

ana.ferreira

26 maio 2022
O dia 20 de maio de 2022 vai ficar na história da Associação Cultural Desportiva e Social de Ereira e do Centro Social Paroquial da Carapinheira. As duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho de Montemor-o-Velho assinaram, na passada sexta-feira, com o Instituto de Segurança Social, os contratos de comparticipação financeira, ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 3ª Geração (PARES 3.0).
 
Na cerimónia, que juntou mais de três dezenas de instituições do distrito, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, recordou que este é o "maior investimento de sempre em equipamentos e em respostas sociais” em Portugal, representando um investimento de 29,3 milhões de euros e uma comparticipação de 18 milhões de euros para a requalificação ou criação de novas respostas sociais para o envelhecimento e para pessoas com deficiência no distrito de Coimbra. 
 
Ana Mendes Godinho destacou ainda a “grande capacidade de articulação e trabalho” entre o sector social, as autarquias e a administração central, facto que garante uma proximidade em permanência e contribui para a coesão territorial.
 
As candidaturas aprovadas para o distrito de Coimbra representam a criação ou aumento da capacidade de 60 respostas sociais, nomeadamente, creches, serviço de apoio domiciliário, centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI´s), respostas residenciais para pessoas com deficiência e centros de atividades ocupacionais, abrangendo cerca de 3000 utentes do distrito.
 
À margem da cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da Diretora do Centro Distrital, Manuela Veloso, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, sublinhou que “a assinatura destes contratos assinala um marco importante para o desenvolvimento e coesão social do concelho e demonstra o espírito empreendedor e a capacidade de trabalho das IPPS’s concelhias”. Recorde-se que o Município de Montemor-o-Velho assumiu o compromisso, com as entidades que apresentaram candidatura a este mecanismo de financiamento (PARES 3.0), de comparticipar até 15% das despesas elegíveis contempladas em sede de notificação da decisão, que não sejam objeto de financiamento por parte do Instituto de Segurança Social.

Com a formalização deste apoio, é dado um novo impulso para que a Associação Cultural Desportiva e Social de Ereira possa desenvolver a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e aumentar a capacidade de resposta do Centro de Dia, e o Centro Social e Paroquial de Carapinheira possa realizar o sonho da construção de uma ERPI - a Residencial (Lar) de Nª Srª das Dores.
19 maio 2022

O Município de Montemor-o-Velho recebeu, esta tarde, dia 19 de maio, em Matosinhos, das mãos do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o Selo de Município Amigo da Juventude. 

“Esta distinção é o reconhecimento do compromisso diário do Município de Montemor-o-Velho para com a juventude do concelho”, referiu a vereadora Diana Andrade no final do II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
“Vamos continuar a trabalhar para os jovens e com os jovens. Juntos, estamos a sonhar e a empreender um território mais amigo de todas as gerações e que responda às expectativas de desenvolvimento de todos/as os/as jovens do concelho de Montemor-o-Velho”, concluiu.


Recorda-se que a Rede de Municípios Amigos da Juventude é uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

Saiba mais em /www.redemunicipiosjuventude.fnaj.pt.

14 maio 2022
Três dezenas de alunos do Lycée Profissionelle Agricole Armand Fallières, de Nérac (França), foram recebidos, esta sexta-feira, dia 13 de maio, nos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.
Em Montemor-o-Velho desde 1 de maio, os jovens, acompanhados de 4 professores (Rui Oliveira Santos, Marite Morales, Cristophe Cuelli e Marthe Geoffroy), estão em mobilidade na Escola Profissional Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, no âmbito do Programa Erasmus+.
 
Com palavras de incentivo, o vereador Décio Matias destacou a importância destas experiências de intercâmbio educativo e encorajou os jovens a descobrirem o concelho de Montemor-o-Velho. Na ocasião, o vereador desafiou as escolas a continuarem este trabalho de parceria tão profícuo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e alunas de ambos os países.
 
Nas duas semanas de mobilidade, a comitiva francesa ficou a conhecer o concelho de Montemor-o-Velho, em especial no que diz respeito às atividades agrícolas, tendo visitado diversas empresas da área, a organização do território, a gestão dos recursos naturais, o potencial de desenvolvimento, a cultura e a valorização do património cultural.
Para além da partilha de conhecimentos, experiências e práticas agrícolas e ambientais, os 31 estudantes ficaram a conhecer a cultura e o território do Baixo Mondego e visitaram as cidades de Lisboa e do Porto, aprofundando competências linguísticas e sociais.
 
Também no âmbito do programa Erasmus +, de 14 de maio a 16 de julho, 3 alunos da EPDRBM de Montemor-o-Velho viajam para França para 2 meses de uma experiência intercultural e profissional, de formação em contexto de trabalho.
11 maio 2022

Nota atualizada com novo prazo do período de renovação/inscrição.

--

 
Estão abertas as renovações / novas inscrições relativas a Transportes Escolares, Refeições, Atividades de Animação e Apoio à Família e Natação até 31 de agosto de 2023.
 
O Município de Montemor-o-Velho informa que se encontram abertas, até 31 de agosto, as inscrições anuais (1ª inscrição ou renovação) para o serviço de Transportes Escolares, Refeições Escolares (EB1), Atividades de Animação e Apoio à Família e Natação (pré-escolar) nos estabelecimentos escolares da Rede Pública do concelho de Montemor-o-Velho, para o ano letivo 2022/2023.
 
As candidaturas podem ser feitas digitalmente, através da plataforma EDUBOX, ou presencialmente no Balcão Único do Município de Montemor-o-Velho. 
 
04 maio 2022

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve hoje, dia 4 de maio, em Montemor-o-Velho a acompanhar as obras do plano de intervenções Mondego Mais Seguro.

Na visita à reabilitação do leito e dos diques da margem esquerda do Leito Periférico Direito, ao local da estrutura de drenagem dos campos para o Leito Periférico Direito e à estação elevatória do Foja, Duarte Cordeiro testemunhou uma intervenção que, para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, "é muito importante para os municípios do Vale do Mondego, para a prática agrícola e para a salvaguarda das pessoas".
Emílio Torrão destacou a relevância da drenagem dos campos para o Leito Periférico Direito, "uma das obras mais importantes para os agricultores e sobretudo para a segurança da população de Montemor-o-Velho e da Ereira".
O autarca montemorense reivindicou ainda uma solução para a obra do pontão da Lavariz, salientando que "a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a ter um custo muito elevado mensalmente (com a manutenção da ponte militar) para manter o escoamento do trânsito para os agricultores e para a população".

Na sessão de consignação da empreitada de regularização do Rio Arunca, realizada em Soure, Duarte Cordeiro recordou que, "dois meses depois da cheia de 2019, o Governo aprovou o plano de ação Mondego mais seguro". Apesar da realização de "obras mais estruturais que preparam este território para o futuro", o Ministro revelou que "o nosso trabalho não acaba aqui: no puzzle de adaptação do Vale do Mondego faltam ainda peças decisivas, como as intervenções no Ega, no Pranto e no Ceira".
Duarte Cordeiro deixou ainda palavras aos autarcas da região: "Espero dar continuidade a todo o trabalho de parceria realizado, seja nesta dimensão do plano de ação Mondego Mais Seguro e de todo o trabalho que ainda falta fazer, como também em outras áreas: resíduos, tratamento de águas residuais, energia, floresta, conservação da natureza. Só em conjunto poderemos alcançar os resultados que se esperam e só em conjunto vamos conseguir ultrapassar as expectativas que as populações têm".

Recorde-se que o Plano de Ação Integrado de Intervenções a executar pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no período entre 2020 e 2023, designado por “Mondego Mais Seguro”, está a ser desenvolvido em três eixos de atuação, e tem um valor total de mais de 35 milhões de euros.

02 maio 2022
Montemor-o-Velho volta a reunir empresári@s e dirigentes, num encontro que pretende promover o intercâmbio e a criação de sinergias de negócio. A 4ª edição do Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho acontece no dia 13 de maio, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal.
 
Subordinada ao tema “Apoios às Empresas & Empreendedorismo | Criação e Crescimento de Empresas e Emprego”, a iniciativa promovida pelo projeto iMontemor4G (Programa CLDS de 4ª geração) vai debater estratégias de investimento e capacitar os participantes para o empreendedorismo e o aumento dos níveis de produtividade e de empregabilidade do tecido socioeconómico concelhio.
 
Dia 13 de maio, a partir das 18h30, o programa inicia com a receção dos participantes e a abertura pelas entidades oficiais. Os apoios às empresas e empreendedorismo são o mote para as intervenções de Jorge Brito, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Paulo Santos, do Instituto Pedro Nunes, e de Adelaide Crespo, do Centro de Emprego da Figueira da Foz (IEFP, IP).
O jantar é mais um dos momentos de partilha e de promoção das relações empresariais entre os/as empresários/as e dirigentes do concelho, seguindo-se a participação especial de Francisco Menezes.
 
Dirigido a empresários/as e dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho, a iniciativa é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do link https://bit.ly/EncontroEmpresariosMMV22 até dia 6 de maio.
 
O iMontemor4G é um projeto desenvolvido em parceria alargada, que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a AFMP, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
 
Para mais informações contactar a equipa do projeto Paula Caldeira (962 145 447) ou Lília Matias (960 214 762), ou a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho através do telefone 239 687 303 ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
 
02 maio 2022

Duas dezenas de empreendedores de Montemor-o-Velho participaram hoje na apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+", dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) em parceria com o Instituto Pedro Nunes, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reforçou a importância do programa Região de Coimbra Empreende+, um projeto que pretende incentivar e "capacitar os empreendedores a tornar realidade as suas ideias de negócio nos municípios da CIM-RC", que funciona como "uma rede de conhecimento que irá ajudar a estimular o empreendedorismo qualificado e criativo e a ultrapassar as dificuldades de implementação dos vossos projetos". 
Sublinhando que "o empreendedorismo exige a capacidade de nos reinventarmos diariamente", Emílio Torrão desafiou os empreendedores a inspirarem-se no exemplo de João Ferreira, empresário e fundador da INDUSSTOCK - Equipamentos para a Indústria, Lda., empresa que, desde 2018, está instalada no Parque de Negócios de Montemor-o-Velho e que é reconhecida pela excelência e inovação.

Explicando que "a vontade ter um projeto próprio sempre esteve presente", João Ferreira deixou o seu testemunho enquanto empreendedor e explicou que, "apesar das incertezas, do risco associado e de nem sempre ter sido fácil", "a pouco e pouco a IndusStock foi crescendo e ficando mais autónoma e hoje desenvolve equipamentos e ideias todos os dias". Respondendo às questões dos participantes na sessão, o empresário revelou que a transferência da IndusStock para Montemor-o-Velho se baseou no "apoio e no incentivo que a Câmara Municipal sempre nos deu". "Onde algumas Câmaras arranjam problemas, em Montemor encontram soluções", afirmou.

Depois de um exercício de grupo onde os participantes deram largas à criatividade, esboçando algumas ideias para novos produtos e serviços, foi apresentado o projeto "Região de Coimbra Empreende+".

Recorde-se que o projeto desenvolvido pela CIM-RC e pelo IPN pretende desenvolver, entre 2022 e 2023, um programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo na Região de Coimbra através de duas ações do programa de aceleração de ideias, a primeira já em maio, para formação, capacitação e mentoria de 50 projetos nos 19 concelhos da CIM-RC.
Estas ações vão decorrer num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.

Até 15 de maio, encontra-se a decorrer a fase de candidaturas para o primeiro programa de aceleração de ideias, através do link https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9.

01 maio 2022
O Grupo Recreativo Revelense comemorou este domingo, 1 de maio, o 81º aniversário com casa cheia de dinamismo, amizade, alegria e emoção.
Na sessão solene de aniversário, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, elogiou a jovem direção do Grupo que tem conseguido "manter a chama do espírito do associativismo acesa e passá-la à comunidade".
Com palavras de motivação, Célia Craveiro acrescentou: "Nada se consegue sem trabalho, sem empenho e sem dedicação. Mas hoje, nesta casa, sente-se dinamismo, alegria, vida e intergeracionalidade. Estão todos, direção, sócios e amigos do GRR, de parabéns por manterem as tradições e conseguirem inovar".
Também António Carvalho, representante da Confraria da Fábrica da Igreja, afirmou que "celebrar esta data tão especial com uma direção tão jovem é a prova que o clube está vivo e tem pernas para andar".
Na cerimónia, Nuno Valente, presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, enalteceu o trabalho das associações em prol da comunidade, e Sandro Tondela, vice-presidente da Assembleia Geral do GRR sublinhou que "Reveles tem tido a capacidade de manter, de continuar e melhorar o associativismo".
Já Augusto Raínho, presidente da direção do GRR, afirmou que "este é um aniversário com um gosto muito especial. Não apenas por esta fase de pós pandemia, mas também porque o Grupo esteve fechado muito tempo pela ausência de direção". "Hoje o GRR mostrou que está novamente unido e ativo" com a reativação do Rancho Malmequeres de Reveles que, durante a manhã, percorreu as ruas da aldeia em arruada, e com o desporto. Augusto Raínho anunciou o regresso de uma prova do campeonato nacional de Field Target a Reveles já no próximo dia 15 de maio.
O corte do bolo e a atuação surpresa do Rancho Malmequeres de Reveles marcaram o final da sessão solene que assinalou os 81 anos do Grupo Recreativo Revelense.
01 maio 2022
A localidade de Faíscas, na freguesia de Arazede, está em festa e o Centro Social, Recreativo e Cultural (CSRC) das Faíscas reuniu mais de 70 convivas num animado almoço convívio realizado no sábado, dia 30 de abril.
"Após dois anos de pandemia, este almoço pretende começar a juntar os sócios e amigos do CSRC das Faíscas", referiu o presidente da associação, João Jorge.
O almoço marcou o arranque das Festas em Honra de Nossa Senhora de Fátima que, até 7 de maio, prometem animar as Faíscas.
Este domingo, dia 1 de maio, pelas 15 horas, realiza-se a missa solene, seguindo-se animação com a banda Tema. Dia 7 de maio, pelas 22h30, o grupo TV5 e o DJ Jota P fecham os festejos.

Saber...