Compostagem em MOVimento | projeto-piloto do Município de Montemor-o-Velho
O Município de Montemor-o-Velho continua a promover as boas práticas ambientais e a valorização dos resíduos.
Com o propósito de promover e incentivar a compostagem doméstica, o Município está a implementar o Projeto-piloto “Compostagem em MOVimento”, desenvolvido no âmbito do Programa RecolhaBio – apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, financiada pelo Fundo Ambiental.
Assim, a autarquia está a oferecer gratuitamente aos/às munícipes interessados/as um kit de compostagem (limitada a 850 unidades) que inclui um compostor doméstico e um arejador manual.
Os/as interessados/as receberão formação sobre a temática e ainda manuais em formato digital referentes à “Compostagem e Combate ao Desperdício Alimentar” e “Manual da Horta Doméstica”, bem como vão ter acesso à app (aplicação) de monitorização do compostor.
A ficha de inscrição e toda a documentação associada deve ser enviada para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou entregue presencialmente no Balcão Único, na Junta ou União de Freguesias da área de residência ou enviar por correio para Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Praça da República, 3140-258 Montemor-o-Velho.
A iniciativa visa, entre outros, diminuir a deposição de resíduos biodegradáveis em aterro e contribuir, assim, para alcançar as metas comunitárias e para a redução de emissão de gases de efeito de estufa, promover a produção de adubo orgânico e, deste modo, reduzir o uso de adubos químicos no solo, bem como capacitar os/as participantes para práticas ambientais mais sustentáveis.
Este projeto ambiciona tornar o Município de Montemor-o-Velho mais sustentável, nomeadamente no que respeita à transição para uma economia circular, fomentando boas práticas ambientais de separação e tratamento da fração orgânica dos resíduos na origem, diminuindo, desta forma, as emissões de carbono e a obtenção de um composto fertilizante de boa qualidade para incorporação no solo local.
É prioridade do Município contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através das suas intervenções. As ações contribuem decisivamente para a divulgação, informação e educação contínua e sustentável no domínio Ambiental, privilegiando os seguintes ODS:
1) ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis);
2) ODS 12 (Produção e consumo sustentáveis);
3) ODS 15 (proteger a vida terrestre), nomeadamente no que diz respeito à “conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres” e “restauro da terra e solos degradados”, uma vez que a utilização do composto orgânico permitirá melhorar a saúde dos solos e reduzir cada vez mais a utilização de pesticidas que os degradam.
Documentação:
Materiais de Apoio à Compostagem e Vermicompostagem:
Manual de Compostagem e combate ao desperdício alimentar
Manual de Vermicompostagem e combate ao desperdício alimentar
Desenho para colorir | vermicompostagem