Concelho de Montemor-o-Velho tem 699 novos Ecomosqueteiros

Nos dias 25 e 26 de maio, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em parceria com a SUMA, levou a efeito, por todo o concelho, uma ação de sensibilização ambiental de larga escala. A par da atividade “A nossa terra é o espelho de quem cá mora”, dirigida aos 699 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e que antecipou a comemoração do Dia Mundial do Ambiente - celebrado a 5 junho -, foi ainda feita uma ação junto dos agentes do comércio local.
Nas escolas, no final de cada sessão, foi entregue um folheto de sensibilização e que é, ao mesmo tempo, o jogo “O Caminho dos Limpinhos” para os mais novos praticarem com os pais e encarregados de educação.
“O Caminho dos Limpinhos” quer ajudar a tornar Montemor-o-Velho um concelho cada vez mais amigo do ambiente e ter em cada aluno um ecomosqueteiro, um amigo do ambiente capaz de levar a mensagem a todas as casas.
Na visita aos estabelecimentos de ensino, a adjunta do presidente da Câmara Municipal, Diana Andrade, muito orgulhosa por verificar que “as meninas e meninos do nosso concelho respondem acertadamente às questões e antecipam-se nos conteúdos, o que demonstra o excelente trabalho que tem sido feito pelos professores neste sentido”. “Esta ação com a SUMA visa elevar as competências ambientais em todo o concelho. Acreditamos que os nossos novos ecomosqueteiros são capazes de criar um verdadeiro caminho de mudança de mentalidades. Nesta sala de aula está representada a nossa comunidade e a Educação é o seu pilar estruturante”, destacou.
“É absolutamente gratificante ver que a partir de uma ação concertada entre a área da Educação e a área do Ambiente da Câmara Municipal se pode criar uma pequena grande revolução ambiental. A entrega e a disponibilidade dos mais novos é um estímulo e um desafio para a atuação do Município”, reforçou.
De igual modo, Catarina Costa, coordenadora da Unidade Orgânica de Ambiente, explicou: “A nossa terra é o espelho de quem cá mora” é nome desta ação que integra um plano de ação ambiental mais alargado. A receção do tema por parte dos alunos foi muito positiva e, até ao final do ano, realizaremos mais ações abrangendo outros públicos”.
De forma lúdica e através de rimas, os alunos ficaram a saber mais como tratar as diferentes tipologias de resíduos.
Para cada um deles - indiferenciados, valorizáveis, pequenos lixos, monos, verdes e entulhos – há uma rima de apoio.
“O lixo ensacado, saco bem fechado, no contentor sempre fechado, fica tudo asseado”, para o lixo indiferenciado, “Montros à solta na rua, só em filmes de terror, liga para a câmara, se faz favor”, para os monos, verdes e entulhos” ou “Cocó de cão, não fica no chão, o saco serve de luva, essa é a solução”, foram algumas das rimas aprendidas.
Ficou curioso? Quer saber mais? Olhe à sua volta e atreva-se a perguntar ao ecomosqueteiro que estiver mais perto de si e faça parte do movimento “A nossa terra é o espelho de quem cá mora”.
O ambiente precisa do apoio de todos.