Tentúgal voltou a mostrar qualidade dos vinhos

Os vinhos da freguesia de Tentúgal foram postos à prova, este domingo, na 10ª edição do Concurso de Vinhos da Região de Tentúgal.
O vinho apresentado por Vitor Manuel Martinho Santos foi considerado o melhor do ano, conquistando o ouro nos tintos. Nos brancos, o nectar produzido por 3 amigos (Marco Matias, Varela Espírito Santo e Miguel Oliveira), em 3 vinhas e com 3 castas, denominado 3 ao cubo, arrecadou o ouro. Novidade nesta edição, a melhor vinha foi para Miguel Oliveira, da Portela.
Esta edição do concurso de vinhos organizada pela Comissão Vitivinícola da Freguesia de Tentúgal contou com um painel de 6 enólogos credenciados que avaliaram, com isenção, os cerca de 50 vinhos em competição.
Realizado na Quinta do Mourão que cedeu as instalações graciosamente, o concurso que, para além de apurar os melhores vinhos, pretendeu dar a conhecer os vinhos produzidos na região e contribuir para um aumento da qualidade dos produtos vinícolas começou com uma palestra sobre a vinha que juntou mais de 120 pessoas. “Algumas das quais de fora da freguesia”, facto que deixou a organização satisfeita, demonstrando que “a região está a conquistar mais reconhecimento na área e que temos vindo a desenvolver um bom trabalho”, salientou Marco Matias.
Emílio Torrão fez questão de estar presente no evento que continua "de ano para ano, a elevar a qualidade não apenas ao nível da organização, muito bem estruturada, mas também no que aos vinhos diz respeito”. “É muito importante para o concelho explorar uma área que não é tradicional mas que se está a desenvolver fortemente”. Emílio Torrão acredita mesmo que “daqui a uns anos estes produtores vão fazer figura no meio vinícola”.