Tentúgal juntou 600 no Encontro Nacional de Educadores e Professores

No dia 30 de junho, a Quinta do Outeiro, em Tentúgal, recebeu a 18º edição do Encontro Nacional de Educadores e Professores, realizada pelo SPZC – Sindicato dos Professores da Zona Centro.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, começou por deixar palavras de elogio a todos os educadores e professores e destacou: “Estão nesta sala muitos dos responsáveis pela formação dos homens e das mulheres que estão a ajudar a construir este país”.
Ao recordar os seus tempos de escola, o autarca montemorense sublinhou que se lembra de “todos professores com carinho, admiração e saudade” e aproveitou o momento, no âmbito das suas responsabilidades autárquicas, para frisar: “Os Sindicatos fazem esse belo trabalho de nos ajudar a motivar também os trabalhadores, de nos ajudar a conhecer os caminhos que temos que percorrer para que os trabalhadores andem motivados e que possam ser ainda melhores e para que a nossas organizações alcancem os resultados pretendidos”.
No momento, que contou também com as intervenções de João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, Carlos Silva, secretário-geral da UGT, José Ricardo, presidente do SPZC, Fátima Carvalho, da Direção Distrital de Coimbra do SPZC, aludiu à importância dos educadores e professores na formação dos alunos e à sua capacidade de “ver com o coração” e referiu: “Desejo que o dia possa ser também um momento de partilha”.
No ano em que a SPZC assinala o seu 40º aniversário, o encontro reuniu cerca de 600 participantes num momento que foi também de convívio e confraternização e cuja animação contou com a presença de Carlos Alberto Moniz.
O encontro começou um sentido minuto de silêncio em memória das vítimas dos recentes incêndios florestais e de todos os educadores e professores falecidos no ano anterior.