Folclore e Etnografia invadiram Santo Varão

No dia 1 de julho, o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão (RFCBM) levou a efeito a 19º edição do Festival Nacional de Folclore.
Pedro Santos, coordenador do RFCBM, deu as boas vindas a todos e referiu: “É com muito gosto que aqui estamos mais um ano a mostrar as nossas tradições e as nossas memórias. Esta edição vai decorrer sob o tema das Romarias e, por isso, vamos ter vários momentos no decorrer do festival que vão mostrar essa temática. Estes momentos vão ter a colaboração de amigos do RFCBM e que vêm de outras formações folclóricas”.
A sessão de boas vindas celebrou a cultura e a tradição, mas também procurou honrar o passado. Assim, a pedido do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, realizou-se um minuto de silêncio pelas vítimas dos recentes incêndios florestais e a pedido do coordenador do RFCBM foram homenageados todos os folcloristas falecidos com uma forte salva de palmas.
Na ocasião, o autarca santovaronense aproveitou ainda para destacar ainda o trabalho do grupo e a excelente relação que tem existido entre as duas instituições.
Por sua vez, no encerramento da sessão que decorreu no Centro Cultural de Santo Varão, a vereadora Alexandra Ferreira deixou rasgados elogios “a um dos grupos mais jovens do concelho, mas que nasceu com vontade de fazer bem e de honrar as gentes da freguesia” e destacou: “Este é um grupo unido e tem feito um trabalho notável”.
Depois da entrega de lembranças aos grupos e entidades presentes seguiu-se a apresentação sobre o tema do festival “Romaria…quem canta…seus males espanta”, a cargo de Maria Cordeiro, elemento do RFCBM.
Durante a tarde, a organização e os grupos participantes realizaram ainda animados workshops de danças populares, ensinando ao público presente, os passos das danças das diversas regiões do país.
À noite, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, fez questão de marcar presença no Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão e que encheu de cor e tradição o adro da Igreja Matriz de Santo Varão.
Centenas de folcloristas do Rancho Folclórico de Baião (Baião – Douro Litoral Norte), do Rancho Folclórico do Granho (Salvaterra de Magos – Ribatejo), do Grupo Folclórico das Terras da Feira, Casa da Gaia (Santa Maria da Feira – Douro Litoral Sul),do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães (Viana do Castelo – Alto Minho) e da formação anfitriã – Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão (Montemor-o-Velho – Baixo Mondego) proporcionaram um serão inesquecível e encantaram o muito público presente.