Festa do Barquense animou Casal Novo do Rio

Nos dias 1 e 2 julho, a 11ª Festa do Barquense voltou a trazer animação redobrada ao Casal Novo do Rio.
Este ano, a organização dos festejos que pretende honrar também a memória de um lugar que era conhecido anteriormente por Barca, por ser aí que se fazia a travessia do Rio Mondego, ficou entregue a Pedro Freitas.
O festeiro, que não se assustou com a responsabilidade, contou com a colaboração e o apoio de todos e, no decorrer da cerimónia de homenagem aos barquenses nascidos no ano anterior e na passagem de testemunho à nova comissão, referiu: “Estas festividades só continuam se houver vontade popular e se todos derem a sua ajuda. Esta festa começou com um almoço de convívio e, hoje me dia, já tem um programa mais completo”.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama, acompanhada do vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, do vereador Jorge Camarneiro, também na qualidade de barquense, e do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, deixou palavras de reconhecimento a Pedro Freitas e, ao salientar “a importância da realização destes momentos de convívio”, desejou que “a Festa do Barquense possa continuar a ser um ponto de encontro entre os barquenses e dos seus amigos”.
Este ano, Laura Maria Silva da Fonseca foi a única criança a nascer na localidade no período entre a realização dos convívios e, por isso e à semelhança das anteriores edições, foi alvo de homenagem e recebeu uma lembrança da organização.
Para 2018, a comissão já está escolhida. José Simões, Susana Grou e Joaquim Fabrício – a equipa responsável por trazer em à tona em 2006 os festejos que estavam há 16 anos sem se realizar – voltam a ter a responsabilidade de preparar a 12ª edição da Festa do Barquense.
O tradicional jantar de convívio, a missa campal, o almoço na rua e ao longo da margem e o concerto pela Sociedade Filarmónica Recreativa Beneficente Vilanovense (Vila Nova de Anços), integrado na programação de aniversário da Associação Filarmónica 25 de Setembro, foram alguns dos momentos da Festa do Barquense de 2017.