Sessão Solene assinalou Feriado Municipal

Numa sessão com especial enfoque na Cultura, Educação e Ação Social, com a atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito e Excelência e a distinção de individualidades nas áreas da Cultura e do Desporto, Montemor-o-Velho voltou a honrar as suas gentes na sessão solene do Feriado Municipal, que contou com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde.
Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal, começou por elogiar a atuação do primeiro-Ministro, António Costa, por não permitir, durante o mês de setembro, no período das eleições autárquicas, que os elementos do Governo estejam presentes de forma oficial nas diversas cerimónias que se realizem nos municípios. No momento, Fernando Ramos elogiou também os esforços da autarquia no âmbito da modernização administrativa.
Com um discurso que serviu para fazer um balanço do mandato autárquico, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, apesar das dificuldades e desafios, deixou uma “mensagem, de alegria satisfação e de esperança!”
“Eu sou daqueles que acredita no futuro, no progresso, na inovação, tecnologia, no desenvolvimento económico sustentado, na liberdade, na solidariedade inteligente, no ambiente saudável, nas comunidades rurais com encanto e modernidade! Acredito neste concelho diferente que valoriza o que é nosso! Eu sou um Presidente de Câmara confiante no amanhã. Acredito que juntos faremos uma história e um futuro diferentes!”, concluiu.
As comemorações do feriado municipal tiveram início, às 10h, na Praça de República, com a cerimónia do Hastear da Bandeira, a som da Associação Filarmónica 25 de Setembro.
Ao final da tarde, Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, a título informal, esteve na Feira do Ano e aproveitou para ficar a saber mais sobre a Unidade Móvel do Balcão Único e sobre os esforços notáveis da autarquia montemorense ao nível da modernização administrativa.

Sessão Solene | 8 setembro | distinções

Bolsas de Estudo de Excelência e de Mérito
De acordo com o artigo 9.º do Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Montemor-o-Velho foi deliberado, por unanimidade, pelo Executivo Municipal, em Reunião de 28 de agosto de 2017, a atribuição de 119 Bolsas de Estudo, no valor total de 54.100€, sendo 103 bolsas académicas de âmbito social, 2 bolsas por mérito (ensino superior) na área do desporto e 14 bolsas de excelência.

Bolsas de Estudo por Mérito, na área do Desporto
Pedro Alexandre Louro Bonito.
Ana Catarina Jesus Ferreira

Bolsas de Estudo de Excelência:

2.º Ciclo
Raquel Monteiro Azevedo
Diana Filipa Mendes Laranjeiro

3º Ciclo
Carolina Maurício Forte
Pedro Miguel Ramalho Rodrigues
Margarida Valente Florido Jorge

Ensino Secundário
Inês Daniela Gomes Serafim
Mariana Sofia Rasteiro Letra
Inês Ferreira Munhoz

David José Simões Pereira
Rui Miguel Ramalhão da Silva
Ana Carolina Gonçalves Sousa Travassos
Débora Tatiana Sousa Mena
Raquel Vaz Maia Monteiro
Ana Rita Cardoso Fernandes

Medalhas de Mérito Municipal
De acordo com o n.º 1 do artigo 11.º do Regulamento de Galardões e Medalhas do Município de Montemor-o-Velho foi deliberado pelo Executivo Municipal, em Reunião de 28 de agosto de 2017, por maioria, a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal.

Medalha de Mérito Municipal Cultural
Henrique de Jesus Barreto
Ercílio Coelho Gomes da Silva (atribuída a Título Póstumo)
José Luís Paixão Lopes da Silva