Santa Casa de Pereira inaugura nova cozinha e lavandaria

No dia 20 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Pereira ganhou um reforço das suas valências com a inauguração de uma nova cozinha de uma lavandaria.
A obra, que representa um investimento de 135 mil euros, teve um apoio de 96 mil euros do Fundo Rainha D. Leonor, um programa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com a União das Misericórdias Portuguesas.
No final do descerramento da placa comemorativa e da bênção das instalações feita pelo padre António Domingues, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pereira, Adérito Galvão, deixou palavras de agradecimento e reconhecimento aos mesários, irmãos e irmãs da Santa Casa, às entidades, aos trabalhadores, a todos os presentes e referiu: “Vivemos um momento que a todos nos deixa bastante felizes, embora a situação financeira da nossa instituição esteja a atravessar uma fase débil”.
Ao lembrar que a instituição tem as valências para a infância, de Centro de Dia, de Apoio Domiciliário e de uma Unidade de Cuidados Continuados, o provedor reiterou a intenção de continuar a “contribuir para um ambiente promotor de saúde para as crianças e para os idosos”.
Adérito Galvão, ao recordar as dificuldades encontradas ao longo da obra, fez questão de agradecer ainda “à Câmara Municipal pela preciosa colaboração” que permitiu corrigir uma situação relacionada com o terreno da instituição, bem como revelou que aguardam o resultado de uma candidatura para fazer obras na igreja da Misericórdia.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, ao referir ser “um enorme orgulho e satisfação estar presente”, quis deixar uma palavra de especial de reconhecimento “aos trabalhadores da Santa Casa pela forma como tratam os seus idosos e que muitas vezes são o rosto esquecido da instituição”.
Ao congratular-se pelo provedor ter aceite o desafio do edil montemorense para apresentar uma candidatura “feita com muito brio” para a recuperação da igreja, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, referiu: “Este é um património valiosíssimo que urge proteger e recuperar. Tenho muita pena que nos últimos anos as pessoas tenham andado distraídas e que só agora tenhamos conseguido fazer a candidatura para obras de recuperação da igreja da Misericórdia. Da parte do Município, tudo temos feito para tratar os desafios que a Santa Casa nos tem apresentado e garanto que vai poder contar com o nosso apoio”.
Ao deixar também palavras de reconhecimento a Rui Almeida, presidente cessante da Junta de Freguesia de Pereira, naquele que foi o seu último ato público, Emílio Torrão frisou: “Estamos a entrar num novo ciclo político e a governação autárquica só fará sentido se todos participarem. Assim, deixo também um desafio aos seniores para que se inscrevam nas nossas atividades e que sejam portadores do Cartão Montemor Sénior”.
A sessão de inauguração contou igualmente com as intervenções de Inês Dentinho, do Fundo Rainha D. Leonor, e de Paulo Gravato, da União das Misericórdias Portuguesas.
A par nova cozinha e lavandaria, o projeto contemplou ainda o arranjo de um espaço exterior para o convívio intergeracional.