Festival da Enguia regressou cheio de sabor à Ereira

Depois de um interregno de dois anos, o Festival da Enguia continua a fazer jus ao mote de ser um “Festival bem amanhado”. A 4ª edição regressou cheia de sabor e os 160 convivas esgotaram os lugares disponíveis da Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, no dia 28 de outubro.
Porque o festival é também uma homenagem aos sabores do rio Mondego, Joaquim Coelho Sousa, presidente da direção, deixou um agradecimento especial “a quem esteve a amanhar as enguias”, mas também a Clara Silva e a Rosália Albuquerque que “participam nos vários eventos e têm a responsabilidade de cozinhar para quem visita a Ereira”.
O dirigente congratulou-se ainda pela ACDS da Ereira “poder continuar a promover o peixe e o Arroz Carolino produzido na freguesia e já começam a ser conhecidos na Europa”.
De igual modo e na iniciativa que contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, e do 1º secretário da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, Vasco Martins, presidente da Junta de Freguesia da Ereira, deu as boas-vindas e, ao saudar e elogiar o dinamismo da ACDS da Ereira, desejou que o evento “se continue a realizar e a divulgar as riquezas gastronómicas”.
Presente no IV Festival da Enguia, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, fez questão de enaltecer o trabalho da ACDS da Ereira pelo trabalho consistente feito ao nível da gastronomia e sublinhou: “Têm vindo a promover algo que é nosso, da Ereira e do concelho”.
A lampreia, o peixe do rio ou o Arroz Carolino foram alguns do exemplos referidos pelo autarca montemorense e que fazem da Ereira um dos “embaixadores dos produtos endógenos”.
Emílio Torrão aproveitou ainda o momento para deixar um voto de pesar pelo falecimento do produtor Vítor Martinho. “Ele conhecia e defendia o Arroz Carolino. Que receba, onde estiver, um forte abraço de todos nós”, reforçou.
Tal como em 2014, Clara Silva e a Rosália Albuquerque voltam a não revelar os segredos da preparação das enguias fritas, da sopa de peixe ou do ensopado de enguias, mas continuam a garantir que “é sempre um prazer enorme dar a conhecer aos participantes uma forma de cozinhar que é feita com gosto”.
Na 4ª edição do festival foram preparados 120 kg de enguias (50kg fritas e 70kg no ensopado), mais de 100kg de batatas e 10kg de Arroz Carolino produzido na Ereira para fazer um delicioso arroz doce.
A iniciativa contou ainda com uma mostra de artesanato do artesão local Joaquim Filipe.
Com uma vitalidade a toda à prova, a ACDS da Ereira tem preparado para novembro mais dois concorridos eventos: no dia 11, às 20h30, realiza-se a Festa das Sopas e, no dia 25, às 21h, acontecem Fados&Guitarradas, com Sara Travassos, Cláudio Dias, Nuno Sérgio e Lino Oliveira.