Masterclass de Sopros e Percussão foi um êxito!

No dia 8 de abril, a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, no Castelo, engalanou-se para receber o concerto de encerramento da 3ª edição da Masterclass de Sopros e Percussão, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
“Na qualidade de patrocinador deste evento queria declarar que o mesmo foi um êxito. Foi um êxito, não em proveito próprio, mas enquanto presidente da Câmara Municipal estou absolutamente orgulhoso e fascinado. Por isso, peço uma grande salva de palmas para os músicos do meu concelho porque são eles que fazem a marterclass. Dos mais novos aos mais velhos, todos apresentaram um nível de excelência”, avançou, visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no final da iniciativa.
Com palavras de elogio à ADA – Associação Diogo de Azambuja, aos professores e “a todos os colaboradores da Câmara Municipal que fazem da masterclass uma realidade”, o autarca montemorense deixou um cumprimento especial a Duarte Garcia, diretor pedagógico da masterclass e maestro da AFUV – Associação Filarmónica União Verridense. Ao reconhecer a sua dedicação e colaboração, sublinhou: “O nível apresentado está a ficar muito alto e fazer melhor torna-se cada vez mais difícil”.
No momento, Emílio Torrão fez ainda questão de lembrar a dedicação à música dos jovens que usaram as suas férias para apostar e aproveitar a formação oferecida pela Câmara Municipal. “Estiveram aqui alegres e divertidos e transmitiram-nos a sua alegria”, concluiu.
De igual modo, Duarte Garcia, diretor pedagógico da iniciativa, deixou palavras de agradecimento a todos os envolvidos e referiu: “Foram 30 horas de formação intensas que decorreram ao longo da semana. Muito obrigado à Câmara Municipal que, mais uma vez, com todos os custos inerentes, patrocinou tudo o que foi feito desde os transportes à alimentação”.
Ao longo da tarde, os cerca de 80 participantes da Masterclass de Sopros e Percussão, acompanhados dos professores das classes de flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino/tuba e percussão, respetivamente, Meglena Kirova; Francesco Sammassimo; Ivo Cura e João Lourinho; Artur Mendes; João Coca; Joel Cura; Maria Inês; Alexandre Coelho e Flávio Martins, proporcionaram um espetáculo criativo, dinâmico e cheio de surpresas.
Recorda-se que a iniciativa foi direcionada para os músicos da AMA - Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira, da AFUV -  Associação Filarmónica União Verridense, da Associação Filarmónica 25 de Setembro e da FIRA - Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira.
No final do concerto, o maestro Duarte Garcia convidou o Presidente da Câmara Municipal para dar a entrada à atuação conjunta das classes que, em formação de orquestra, interpretaram o tema “High Spirits”, encerrando a Masterclass de Sopros e Percussão em ambiente festivo e de confraternização.