Proteção de Dados em destaque na Abrunheira

No dia 27 de abril, o projeto iMontemor 3G (programa CLDS 3G), levou a efeito o workshop “Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados – da Teoria à Prática”, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, na Abrunheira.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, ao realçar “o sentido de oportunidade” da organização, congratulou-se pela realização da iniciativa e destacou: “Esta é uma área do máximo interesse para todos e que vai marcar, provavelmente, as organizações e a forma como lidam com o público”.
No momento, o autarca montemorense aproveitou ainda fazer “um balanço extremamente positivo do iMontemor 3G que está a cumprir quase na íntegra o seu programa”, bem como elogiou Mónica Sousa, coordenadora do projeto, e a sua equipa de trabalho.
De igual modo, Marta Santos, vice-presidente da AFMP – Associação Fernão Mendes Pinto (uma das entidades executoras do projeto e responsável pela ação), reiterou as palavras de reconhecimento à equipa do iMontemor 3G e à forma como têm desenvolvido o trabalho e referiu: “A proteção de dados é um desafio que se coloca às entidades e às organizações. Este novo regulamento vem criar um estímulo para a implementação de uma maior transparência, ética e profissionalismo”.
Ao longo do dia, a sessão, dinamizada por Armando Veiga, docente do ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, reuniu cerca de 90 participantes de diversas entidades e instituições.
Recorda-se que, em maio de 2018, a entrada em vigor, a nível europeu, do novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados cria um conjunto de novas obrigações e responsabilidades para as instituições, para as empresas e para os cidadãos.
Neste sentido, qualquer tratamento de dados pessoais deverá ser realizado em conformidade com o presente regulamento e qualquer instituição/empresa responderá pelos danos causados por um tratamento que viole o regulamento.