Aconteceu Abril na EB1 da Carapinheira

“Celebrar o 25 de Abril nas escolas, aproximando a comunidade e promovendo encontros intergeracionais são uma forma de manter vivo o espírito de transformação que Abril nos trouxe. As sessões foram sempre muito participadas e, no final, todos saímos muito mais enriquecidos e com a certeza de que os valores da Liberdade e da Democracia vão continuar a ser praticados e reforçados”, avançou, visivelmente satisfeito, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, na sessão que marcou o encerramento do “Encontro Intergeracional”, na EB1 da Carapinheira, no dia 27 de abril.
O participado momento de celebração teve um programa a condizer, não faltando momentos de arte, música e até desporto, surpreendendo os pais e encarregados de educação, as entidades e as instituições presentes.
Depois de Idalisa Travassos, Gualdino Cadima e Mário Galvão terem contado como era a escola antes dos 25 de Abril e de terem revelado algumas curiosidades, o programa continuou com o visionamento de um vídeo, no qual foram mostrados os trabalhos dos alunos, com a interpretação da canção “Uma gaivota voava, voava” e com a visita à exposição dos trabalhos feitos pelos alunos alusivos à Revolução dos Cravos.
Antes da corrida da liberdade e da largada de pombos, a comitiva – que incluiu o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, António Joaquim, os deputados municipais que integram a comissão de trabalho para a organização das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974, nomeadamente Carlos Lucas Correia e Célia Craveiro, da bancada do PS, Ana Cristina Jorge e Maria João Sobreiro, da coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP, e Nuno Cardoso, em substituição de Celeste Duarte, da CDU, bem como o deputado municipal Francisco Nobre, o secretário da Junta de Freguesia da Carapinheira, António Oliveira, e elementos da Comissão de Pais – foi desafiada a participar na construção de uma escultura alusiva ao 25 de Abril.
O “Encontro Intergeracional” passou, entre 23 e 27 de abril, pelas EB1´s de Tentúgal, Meãs do Campo, Viso, Seixo, Casal Novo, Formoselha e Carapinheira.