Juventude assegura CXM

O Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho assinalou o 24º aniversário com confiança no futuro, no dia 6 de maio, com um almoço de confraternização na Quinta do Taipal, em Montemor-o-Velho.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, ao reiterar “a disponibilidade para continuar a colaborar” com o CXM, desejou “as maiores felicidades à nova direção”.
“É com muito agrado que constato que a juventude está a continuar o legado deixado por Carlos Mendes, fazendo com que a tradição do xadrez se mantenha viva em Montemor-o-Velho, honrando também a memória de um dos principais impulsionadores da modalidade”.
Feliz por poder celebrar “um aniversário junto dos atletas do clube, de ex-atletas, de familiares, de amigos e apoiantes do CXM”, João Rui Sousa, o recém-eleito presidente da direção, referiu: “É bom vermos que a família está reunida, que o círculo está ativo e que ainda conseguimos ter uma casa cheia para celebrar mais um aniversário com boa-disposição”.
Com o intuito de continuar “a manter o bom trabalho desenvolvido por Carlos Mendes”, a nova direção - eleita em fevereiro e composta por João Rui Sousa (presidente), Jorge cruz (vice-presidente), Artur Silva (secretário) e Daniel Cavaleiro (vogal) -  tem a intenção de “continuar a preparar o torneio que se realiza em setembro em Montemor-o-Velho”.
“Este é um torneio que não pode deixar de ser feito. É o torneio mais antigo em atividade que se realiza no nosso país”, concluiu.
Na época 2016/2017, o CXM garantiu a manutenção na 1ª divisão nacional, com um honroso 6º lugar; a equipa B jogou a 3ª divisão nacional e subiu à 2ª divisão; subiram ao pódio na Taça Nacional das Associações (3º lugar) e sagraram-se vice-campeões nacionais em semirrápidas por equipas, tendo sido o melhor resultado do distrito alcançado até à data.
Com cerca de 60 atletas inscritos, o CXM está de portas abertas para receber novos atletas para a modalidade.
Os treinos decorrem às sextas-feiras, entre as 18h e as 20h, no Solar dos Pinas, em Montemor-o-Velho.