I Torneio de Futebol Infantil “Zé da Caneca” juntou mais de 460 atletas

O Complexo Desportivo São Pedro, na Carapinheira, no dia 16 de junho, recebeu o I Torneio de Futebol Infantil “Zé da Caneca”, organizado pelo CDC - Clube Desportivo Carapinheirense.
No decorrer da iniciativa que reuniu mais 460 jovens atletas, com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, realizou-se uma simples e sentida homenagem póstuma ao patrono do torneio – José Carlos Monteiro, com a entrega de um troféu do torneio aos seus filhos Eduardo Monteiro e Carlos Monteiro.
Mais conhecido por “Zé da Caneca”, José Carlos Monteiro deixou uma marca e uma obra inesquecível no clube, sendo reconhecidas por todos e pelas entidades presentes.
O presidente do CDC, Francisco Aveiro, ao desejar que “seja o primeiro de muitos torneios” deu a palavra a Marco Pereira, “o mentor da iniciativa”, que referiu: “É com todo o gosto que iniciamos este torneio. O Zé da Caneca é alguém que devemos homenagear com muita força”.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do adjunto Rui Santos, ao sublinhar que o CDC “é um clube de referência do concelho”, começou por elogiar Francisco Aveiro e a sua direção “pelo dinamismo e pela vida que está a empreender no CDC”.
Ao referir que o Zé da Caneca foi “um homem verdadeiramente extraordinário”, Emílio Torrão sublinhou: “Foi uma ideia brilhante realizar este torneio. O Zé da Caneca até pode representar o passado deste clube, mas a melhor forma de o homenagearmos e de o continuarmos a lembrar no futuro é com este torneio dirigido aos jovens atletas”.
De igual modo, Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, reiterou: “Com este torneio estamos a zelar pela prontidão com que o Zé da Caneca teve sempre para com o CDC e para com a Carapinheira”.
Por sua vez, Vítor Travassos, presidente da mesa da assembleia geral do CDC, referiu “a maneira muito hábil com o Zé da Caneca tinha de tratar as camadas jovens” e recordou a frase que o homenageado lhes dizia: “Joguem com muita cagança, joguem com muito amor à camisola”.
Eduardo Monteiro e Carlos Monteiro, mostraram-se sensibilizados com a homenagem e, ao explicarem que “as camadas jovens começaram com ele”, garantiram que o seu pai, o Zé da Caneca, “iria, de certeza, ficar muito feliz com a homenagem”.
Ao longo do dia, a emoção desportiva e de companheirismo foi uma constante no CDC com as 28 equipas, em representação de 11 clubes, a disputarem 68 jogos, repartidos pelos escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis.
O I Torneio de Futebol Infantil “Zé da Caneca” contou com participação do CDC – Clube Desportivo Carapinheirense, Atlético Clube Montemorense, Grupo Desportiva da Ereira, Escola de Futebol do Benfica de Vinha da Rainha, Febres Futebol Clube, Associação Desportiva de Souselas, Associação Desportiva e Cultural da Adémia, Ginásio Club Figueirense, Sanjoanense Futebol Clube, Sport Lisboa e Marina e Povoense AJT.