Associação Filarmónica 25 de Setembro assinala 126º aniversário

A Associação Filarmónica 25 de Setembro está cada vez mais afinada e, no dia 25, a cerimónia do arrear da bandeira e o corte do bolo de aniversário marcaram o arranque das comemorações que terminam no próximo domingo, às 17h30, com o concerto de aniversário nos claustros da Igreja dos Anjos, em Montemor-o-Velho.
Com palavras de agradecimento a todos os têm ajudado a instituição montemorense, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, ao recordar a sua juventude e os momentos vividos na sede da 25 de setembro, congratulou-se “pela instituição estar a renascer” e aproveitou para deixar um reconhecimento institucional ao maestro André Vieira pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido.
No momento, o edil montemorense, acompanhado do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, e do vereador Décio Matias, ao elogiar os pais dos músicos, os sócios e a entrega de “todos aqueles que sempre estiveram presentes em todos os momentos desta casa, que deram muito de si e que a transportaram até aos dias de hoje”, incentivou os músicos a desenvolverem um trabalho cada vez melhor e a darem continuidade ao legado histórico da 25 de setembro.
“O meu desejo é que no próximo ano haja mais jovens, mais gente a tocar cada vez melhor, fazendo com que todos tenhamos um orgulho ainda maior na 25 de setembro”, concluiu.
Bastante satisfeito “por, nos últimos dois anos, terem conseguido fazer face as dificuldades e de proporcionar à filarmónica um ambiente de normalidade”, António Couto, presidente da direção da Associação Filarmónica 25 de setembro, referiu: “Estamos de portas abertas para quem quiser colaborar connosco. A nossa Escola de Música está disponível para ensinar todos os que quiserem aprender, sendo fundamental proporcionar às crianças a oportunidade para aprenderem música”.
À semelhança das edições anteriores, a ocasião foi aproveitada também para cantar “os parabéns a você” a José Couceiro, presidente do conselho fiscal.
Aos 75 anos, o aniversariante voltou a deixar palavras de entusiasmo “pela filarmónica estar a ganhar uma nova vitalidade” e, fazendo jus à sua veia artística, reforçou: “É um dia muito especial. Há gente nova, há flores a brotar deste Mondego e isso é muito bonito”.

Programa:
30/domingo
10h Hastear da bandeira e arruada
12h Eucaristia na Igreja dos Anjos
17h30 Concerto de aniversário nos claustros da Igreja dos Anjos (iniciativa integrada nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural)