Xico Girão lança "Um Fado no Fado"

Formoselha homenageou, na noite de quinta-feira, 4 de outubro, “o homem simples, o homem do povo, o homem que transborda humildade e bondade e o homem que delicia com a sua voz a cantar o fado”, o fadista da terra: Xico Girão.
A cantar fado de Lisboa há mais de 50 anos, dono de uma voz memorável, o Rouxinol de Formoselha, como é carinhosamente apelidado, conta com centenas de atuações por todo o país e agora com um primeiro trabalho discográfico: "Um Fado no Fado".
A homenagem, feita pela Junta de Freguesia de Santo Varão, pelo Centro Recreio Popular (CRP) de Formoselha e por todos os amigos do fadista, juntou mais de duas centenas de pessoas no gimnodesportivo de Formoselha.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho foi uma das pessoas que fez questão de homenagear Xico Girão: “é uma grande honra estar aqui em representação dos munícipes deste concelho". "O Xico faz parte da cultura popular do concelho de Montemor-o-Velho. Tem uma voz, uma alma e um dom incríveis”, acrescentou. Emílio Torrão revelou ainda que tentou fazer uma homenagem ao Xico, mas "ele recusou". "Acredito que as pessoas devem ser homenageadas em vida, pois devem ter a alegria de ver que alguém reconhece o seu trabalho. Quero, por isso, agradecer às pessoas que hoje possibilitaram esta homenagem ao Xico Girão”, concluiu o edil montemorense.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, agradeceu "aos amigos de Xico Girão e ao José Manuel por esta excelente ideia” que a Junta apoiou “de corpo e alma”.
A noite de fados contou com as vozes de Ana Maia, José Augusto e José Alberto, acompanhados na guitarra portuguesa por Carlos Ligeiro e Sílvio Girão, no baixo por Luís Ligeiro e José Manuel Rodrigues na viola de fado. Na segunda parte, ouviu-se Xico Girão com alguns fados que compõem o seu primeiro cd. Emocionado, o fadista agradeceu a todos os presentes por ser “hoje realidade o que nasceu de uma brincadeira”.

Autodidata, homem simples, amigo do seu amigo, boémio como convém ao bom fadista, sempre disponível para participar em qualquer evento de carácter social, Xico Girão trabalhou no campo e na CP.
Com 74 anos, o Rouxinol de Formoselha ainda está para as curvas do fado, como comprova o cd agora lançado, que é uma história de vida e de fado. Nele encontramos 20 canções marcantes:O marquês de Linda-a-Velha (marcha do Manuel Maria), Rouxinol da Ribeira (Fado Pedro Rodrigues), Eu, ela e o fado (Fafo Marana), Um fado no fado, Adeus a um amigo (Fado Oliveira), O grande ausente (Fado Júlio Proença), Mais um fado do fado (Fado Perseguição), Testamento fadista (Fado cigano), Canção de Viseu, Um grande amor, Recorda-te de mim (Fado Alexandrino Joaquim Campos), O menino que não fui (Fado João Maria dos Anjos), Tudo acabou (Marcha do Marceneiro), Quando a Severa morreu (Fado Modesto),
Lugar vazio, Mundo de Inverno, John Português, Zé Grande (Fado Feira da Ladra), Esquina de rua (Fado Tango) e Vielas de Alfama.