História, Lendas e muitos sustos no Castelo das Bruxas

No dia 3 de novembro, cerca de uma centena de participantes deixou-se envolver pelas muralhas do castelo de Montemor-o-Velho e, com muitos sustos à mistura, fez uma viagem pela história e pelas lendas associadas a uma maiores e mais bonitas fortificações do país.
O Castelo das Bruxas – visita guiada noturna, organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, contou com a participação de 50 elementos do grupo de teatro O Celeiro, de Pereira; do CRP de Formoselha; do Crupo Cénico e Amador da Portela; do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão; do Centro Equestre de Montemor-o-Velho e com o apoio do Clube União Musical Recreativo Gatoense.
Ao longo da iniciativa, a par das explicações históricas e na companhia da tradicional comitiva de bruxas e duendes de Montemor-o-Velho, os participantes puderam assistir a um momento de rezas e mezinhas populares, foram brindados com uma prova gastronómica, bem como presenciaram a recriação do cemitério municipal e das lendas das arcas, da coroação de Inês de Castro depois de morta, da morta-viva, do sacrário, da Zuleida - a princesa moura e a dos degolados.