Fundo Ambiental incentiva “Apoiar a População com Inovação”

No dia 20 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, esteve presente na cerimónia de assinatura dos contratos do Fundo Ambiental “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”, presidida pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, no Convento do Carmo, em Torres Novas.
“Apoiar a População com Inovação” do município de Montemor-o-Velho foi um dos 22 projetos selecionados e pretende contribuir para uma cidadania inclusiva e ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono.
À margem da cerimónia, o autarca montemorense esclareceu: “Com esta candidatura vai ser possível adquirir uma viatura 100% elétrica que fará a ligação entre o Mercado Municipal e o centro histórico de Montemor-o-Velho, sendo um apoio para a população sénior. Queremos que as pessoas continuem ativas e que socializem, por isso, a viagem vai ser gratuita. Existe também a intenção de desenvolver um serviço de entregas ao domicílio semanal de uma cesta com produtos frescos”.
Para Emílio Torrão, “Esta é mais uma ideia que vai fazer a diferença e que mostra que estamos verdadeiramente decididos a criar um território pleno de sustentabilidade, cada vez mais inclusivo e sem esquecer a responsabilidade ambiental”.
O projeto “Apoiar a População com Inovação” contempla ainda o desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental para clientes e comerciantes, a aquisição de sacos de pano e ráfia reutilizáveis com o logotipo do Mercado Municipal, em substituição dos tradicionais sacos de plástico habitualmente disponibilizados, assim como, numa lógica de valorização dos produtos tradicionais, a disponibilização de cestas de vime para a entrega ao domicílio de produtos sazonais frescos, integrada numa estratégica de estimulação da agricultura orgânica local.

Fotografia gentilmente cedida pelo município de Torres Novas