Entre 1 e 30 de dezembro, de quinta a domingo, o castelo de Montemor-o-Velho ficou mais mágico e levou cerca de 25 mil visitantes por uma viagem ao sonho de Natal.
Visivelmente feliz “pelo sucesso estrondoso de uma iniciativa que andava a ser preparada há vários anos e que encontrou na Braver um parceiro capaz de abraçar o sonho”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reforçou: “Dar uma nova vida ao nosso castelo, desassossegar a vila, criar um evento de Natal inovador que fosse marcante também para a região, mas que espelhasse um conjunto de preocupações sociais, nomeadamente com um cunho solidário, com condições especiais para os meninos e meninas mais carenciados que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino, foram algumas da premissas que tive quando decidi avançar para a criação de um parque de temático de Natal em Montemor-o-Velho”.
“Esta ideia foi ganhando forma, foi conquistando apoios e é, com uma felicidade redobrada, que vejo que as pessoas aderiram. Foi absolutamente fabuloso ver a alegria das crianças, das famílias e dos seniores no Castelo Mágico”, reforçou.
Confiante de que “é uma aposta ganha e que o evento vai ser uma marca distintiva do concelho e da região, com capacidade para estimular também a economia local”, Emílio Torrão foi categórico: “O Castelo Mágico é o início de uma viagem inesquecível ao futuro de Montemor-o-Velho!”
De igual modo, Tiago Castelo Branco, da Braver, ao lembrar que “foram superadas todas expetativas criadas”, fez um “balanço extremamente positivo” e sublinhou: “Conseguimos provar que o castelo e a vila de Montemor têm condições ímpares para a realização destes eventos. Estão lançados os dados para que tenhamos um futuro muito próspero”.
No encerramento da edição de 2018 do Castelo Mágico, Emílio Torrão e Tiago Castelo Branco, ao garantirem que o evento vai regressar em 2019, manifestaram a intenção de consolidar Montemor-o-Velho como um destino de Natal e deixaram, igualmente, palavras de agradecimento aos trabalhadores da Câmara Municipal pela dedicação e profissionalismo.
O Castelo Mágico foi promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, ficando a produção a cargo da Braver, contando com um programa de animação desenvolvido pelo Chapitô e pelo Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.
Durante 18 dias, o tempo foi de descoberta, alegria, sorrisos, animação e de sonho, com o Nico, o Fernão, o Abade João, a Infanta D. Teresa e a lontra Morinha a conduzirem os milhares visitantes por uma viagem cheia de espetáculo e surpresas.