ARCA revive tradição da matança do porco

A Associação Recreativa da Cabeça Alta – ARCA, na freguesia do Seixo de Gatões, voltou, no dia 26 de janeiro, a proporcionar um dia de convívio, repleto de gastronomia e de evocação das tradições da freguesia com o reviver da tradição da matança do porco.
O vereador Décio Matias marcou presença na iniciativa que reuniu mais de sete de dezenas de convivas, aproveitou o momento para “desejar os maiores sucessos à ARCA” e congratulou-se pela direção “continuar a promover eventos que retratam as memórias de antigamente e que, ao mesmo tempo, estimulam o convívio e reforçam as vivências em comunidade”.
Silvino Madaleno, presidente da ARCA, mostrou-se “muito satisfeito pelo evento continuar a juntar tanta gente” e esclareceu: “Este ano, devido a alguns constrangimentos, optámos pela aquisição da carcaça e, por isso, não foram feitos alguns momentos da recriação. Todavia, toda a parte gastronómica foi realizada, deixando bastante satisfeito quem nos brindou com a sua presença”.
“Este é sempre um momento especial nas vivências da ARCA. Temos um dia de convívio e de tradição que honra a memória da nossa freguesia”, reforçou.
O café da panela com beiloses, o bacalhau assado, o serrabulho, o cozido da matança e o arroz de pica no chão foram alguns dos saborosos motivos que tornaram ainda mais especial o dia de convívio na ARCA.
À semelhança dos anos anteriores e com muito humor à mistura, a organização continuou a inovar. O carro de mão disponibilizado para transportar, até ao domicílio, os convivas afetados pelo efeito “das águas de aquecimento intensivo”, foi equipado com um sistema de sinalização (os tradicionais “pirilampos”).