Município de Montemor-o-Velho distinguido na Gala dos Campeões da Canoagem

Foi perante uma vasta plateia que lotou o TAGV – Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, no dia 26 de janeiro, que o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, e o vereador do Desporto, José Veríssimo, receberam, das mãos de Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e diretor técnico nacional, a distinção que reconheceu o apoio na organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem e Paracanoagem que decorreu, entre 22 e 26 de agosto de 2018, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
À margem da Gala dos Campeões 2018, o edil montemorense congratulou-se com a homenagem e, ao destacar que se tratou de mais “um reconhecimento que espelha o excelente entendimento institucional”, referiu: “Foi um ano de excelência para a modalidade, para os nossos atletas nacionais e também para promoção do Centro Náutico e do concelho de Montemor-o-Velho”.
“Fazemos votos para que se mantenha este profícuo trabalho de parceria e que o trabalho desenvolvido pelo presidente da FPC, Vítor Félix, e pela sua equipa, continue a elevar e desenvolver a modalidade da canoagem”, reforçou Emílio Torrão.
Na iniciativa que homenageou atletas, técnicos, clubes e municípios, destacou-se ainda, a nível concelhio, Floriano Jesus, atleta do Clube Infante Montemor, que venceu, a título de exemplo, o campeonato nacional de paracanoagem e a sua prestação no campeonato do mundo permitiu-lhe alcançar a integração no projeto paralímpico Tóquio 2020.
Para coroar um ano repleto de sucessos desportivos, a Gala dos Campeões 2018 ficou ainda mais completa com a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo à Federação Portuguesa de Canoagem, entregue por Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, tendo sido feita sem aviso prévio e surpreendendo agradavelmente a família da canoagem com uma das mais altas condecorações desportivas a nível nacional.

Fotografia gentilmente cedida por Diário As Beiras/Carlos Jorge Monteiro