Ser Saudável quer chegar a todos os alunos do concelho

Na reunião ordinária do executivo montemorense, no dia 29 de junho, foi dado a conhecer o projeto Ser Saudável. A relevância da iniciativa é praticamente o garante de que Ser Saudável vai sair do papel e fazer mais e melhor pela saúde dos mais novos.

Ao elogiar “o trabalho extremamente valioso” que Vítor Pardal, do Agrupamento de Escolas de Montemor o Velho, e que o enfermeiro Artur Simões, da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), têm vindo a desenvolver, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, referiu que se trata “de um projeto que sistematiza um conjunto de ações avulsas que vinham sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos”, e, de modo informal, revelou: “Eu estou à vontade para confirmar o trabalho que tem sido feito porque, por exemplo, algumas das noções alimentares adquiridas pela minha filha vêm no seguimento de algumas dessas ações realizadas na escola por estes dois profissionais. Da minha parte, e penso que por parte de todo o executivo, existe o incondicional apoio ao projeto”.

“Estaremos disponíveis para que este projeto seja um sucesso”, asseverou.

Ao mostrar preocupação com alguns dos dados apresentados referentes à obesidade, o vereador Abel Girão, da coligação “Mais por Montemor”, do PPD-PDS/CDS-PP, aludiu “à importância do desenvolvimento de um programa [educativo] que fomente também os produtos da nossa terra e a dieta mediterrânica”, bem como referiu: “É um projeto que é bem-vindo”.

O vereador da CDU, Jorge Camarneiro, lembrou: “[o Ser Saudável] é o desenvolvimento de um projeto muitíssimo mais vasto”, sendo, por isso, “um programa multidisciplinar que precisa do envolvimento de diversas áreas”.

“Não me lembro que no concelho se tenha alguma vez avançado com semelhante iniciativa”, reforçou.

Com a organização do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho - AEMOV e UCC ficam também com as funções de supervisão/coordenação do Ser Saudável. O professor Vítor Pardal, da AEMOV, sublinhou que o projeto pretende “diagnosticar, acompanhar e corrigir” sendo, provavelmente, “uma estrutura única a nível nacional”.

Assim, com a intenção de aumentar a qualidade de vida dos mais novos e considerando as premissas de uma alimentação saudável, da prática um exercício físico e do bem-estar emocional vão surgir dois eixos de intervenção.

Da Horta à Sopa, dedicado ao pré-escolar e ao 1º Ciclo, que, conforme avançou o enfermeiro Artur Simões, pretende, por exemplo, “a reintrodução da sopa como prato principal nas refeições”.

Mas a ideia é mais abrangente e quer pôr as crianças com as mãos na massa. Por exemplo, “criar pequenas hortas nos estabelecimentos de ensino, fazer a recolha das receitas tradicionais e apresentá-las no Festival do Arroz e da Lampreia”, revelou o técnico da UCC.

No outro eixo, Mexe-te Mor, os destinatários são os alunos de todos os níveis de ensino e, através da prática desportiva, “capacitar as crianças e jovens a serem autónomos e ativos no processo de construção de um estilo de vida saudável”, esclareceu Victor Pardal.

Ser Saudável quer chegar aos 2361 alunos do concelho (dados do ano letivo 2014/15), deve começar no início do próximo ano letivo e vai ter a duração de quatro anos. O projeto prevê ainda parcerias com as Juntas de Freguesia aderentes, Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, Escola Profissional Montemor-o-Velho, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, Cooperativa Agrícola do Bebedouro, Escola de Hotelaria de Coimbra ou outras entidades, nomeadamente a Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Empresas Locais e Nacionais.

O acordo de colaboração entre o Município e a Junta de Freguesia de Tentúgal com vista à cedência da escola encerrada do 1.º ciclo da Portela, o projeto da Escola de Natação de Montemor-o-Velho e as obras de saneamento nos Gordos foram outros pontos da agenda.

Fonte: STIC/GAP (30-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince