Crianças e pais divertem-se com “Alimentação Saudável” e “Ensino experimental das ciências”

Nos dias 5 e 8 de abril, as crianças dos 3º e 4º anos da EB1 da Carapinheira e do Centro Educativo, participaram, respetivamente, nos workshops de “Alimentação Saudável” e “Ensino experimental das ciências”.
As iniciativas, promovidas pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e com a parceria do Município de Montemor-o-Velho, foram dinamizadas pelo Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, tendo levados dezenas de alunos, professores do 1º ciclo, pais e encarregados de educação, por uma viagem de aprendizagem e descoberta.
Assim, no dia 5 e e sob a orientação de Raquel Antunes e Sílvia Franklin, do Exploratório, os participantes abordaram, o conceito de literacia alimentar e, de forma lúdica e prática, aprenderam, por exemplo, mais sobre o sistema alimentar e sobre alguns comportamentos a ter quando se vai às compras, assim como prepararam uma deliciosa e saudável opção alimentar para o lanche: trufas de aveia.
No dia 8, no workshop “Ensino experimental das ciências” começou por uma sessão dirigida aos docentes, tendo-se seguido, uma sessão preparada para os alunos, na qual puderam ver a diversidade de revestimentos de alguns animais, pescar gelo ou surpreenderem-se com algumas propriedades especiais da água.
A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, à margem da realização dos dois workshops, aproveitou para destacar que “a aventura do conhecimento deve ser uma constante e, por isso, estes momentos de aprendizagem são importantes para incentivar os alunos e as alunas a crescerem e aprenderem mais”.
Em Montemor-o-Velho, a sessão “Ensino experimental das ciências” foi dinamizada por Aurora Moreira, Raquel Antunes e Helena Nunes, do Exploratório.
“Trouxemos algumas atividades diferenciadas, tendo em conta o programa curricular do 1º ciclo que é diverso no domínio do Estudo do Meio e que aborda várias ciências”, reforçou Aurora Moreira, da direção do Exploratório.
Recorda-se que os dois workshops decorreram no âmbito do programa educativo intermunicipal “Realiza.te”, promovido pela CIM-RC, e que se enquadra-se no projeto “CENTRO-03-5266-FSE-000017-PIICIE – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Fotografia do workshops de “Alimentação Saudável” (preparação das trufas de aveia) gentilmente cedidas pela EB1 da Carapinheira e pelo Exploratório.

Fotografias do workshop “Ensino experimental das ciências”, da sessão dirigida aos professores do 1º ciclo, gentilmente cedidas pelo Exploratório.