Freguesia de Santo Varão vibrou ao som da AMA em concerto evocativo do 25 de Abril

No dia 1 de maio, a tenda colocada junto à Urbanização da Luz, na freguesia de Santo Varão, engalanou-se para receber o último concerto evocativo do 25 de Abril de 1974 levado a efeito pelas quatro centenárias filarmónicas do concelho. No Dia do Trabalhador, a AMA – Academia Musical Arazedense celebrou Abril e encantou o muito público presente.
“Quem, tal como eu, teve o privilégio de assistir aos quatro concertos das nossas excelentes filarmónicas fica com a certeza de que o nosso concelho tem futuro perante a imensa manifestação de juventude, vitalidade, entrega, dedicação e do querer proporcionada pela centenas de jovens filarmónicos, mas também dos maestros, das direções e dos familiares dos músicos”, avançou, no final do concerto, o presidente a Assembleia Municipal, Fernando Ramos, na companhia do vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, e de elementos do seu Executivo e da Assembleia de Freguesia, do 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, da 2ª secretária da mesa, Célia Craveiro e dos membros da Assembleia Municipal Marcelo Ferreira (coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP) e Celeste Duarte (CDU).
“Estas comemorações, organizadas pela Assembleia Municipal com a parceria da Câmara Municipal, terminam no final de maio, porém é com um particular agrado que registo que Montemor-o-Velho voltou a mostrar que é possível manter vivo o espírito de Abril e preparar um programa, com os diversos agentes culturais do concelho, capaz de mostrar que faz sentido continuar a lutar para construir um país melhor. Sendo professor, destaco ainda a ação a iniciativa ‘A Assembleia vai à Escola’ na qual conseguimos colocar os mais novos a pensar. São estas sementes de liberdade que nos fazem avançar e acreditar que o 25 de Abril é um sentir de um espírito de renovação e de esperança no futuro constantes, num concelho que se quer livre, num concelho que se quer democrático”, concluiu.
Recorda-se que, o primeiro concerto se realizou, no dia 25 de abril, no Centro Cultural do Seixo de Gatões, com a FIRA-Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira, a prestar um tributo a um dos poetas de Abril - Ary dos Santos; no dia 28, foi a vez da a AFUV - Associação Filarmónica União Verridense surpreender em Liceia; no dia 30, a Associação Filarmónica 25 de Setembro encantou no Pátio Bar, nas Meãs do Campo; e, no dia 1 de Maio, a AMA - Academia Musical Arazedense fechou, com chave de ouro, os concertos do 45º aniversário do 25 de Abril de 1974, na freguesia de Santo Varão.
A programação continua no próximo dia 11 de maio, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, com a tertúlia “Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril”, protagonizada por Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho.