Quinhendros em festa com XV Festival do Caracol

De 3 a 5 de maio, a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros, em Montemor-o-Velho, promove uma viagem gastronómica com a 15ª edição do Festival do Caracol.
“Este era um evento organizado pelas comissões de festas. Depois de um ano de interregno, decidimos avançar para a realização do festival por entendermos que este era um evento importante para a dinamização da nossa localidade, mas também para não deixar cair no esquecimento um evento que já é uma tradição”, esclareceu Bruno Rodrigues, presidente da ACDRS de Quinhendros.
“A adesão está a superar as nossas expetativas e, no primeiro dia, foram preparados mais de 100 kgs de caracóis”, avançou o dirigente.
No sábado, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do vereador Décio Matias e da 2º secretária da mesa da Assembleia Municipal, Célia Craveiro, marcou presença na iniciativa, deixou palavras de elogio à direção por ter preparado um festival com “uma qualidade que está ao mais alto nível” e, ao destacar as propostas apresentadas pelo chef Pedro Martinho na sessão de show cooking, referiu: “Convido as pessoas a vir até ao festival porque se vão surpreender tal como eu me surpreendi”.
Feijoada de caracol, ovos mexidos com caracóis e orégãos e espetadas de caracóis com manteiga de ervas foram as deliciosas receitas apresentadas pelo chef, no dia 4 de maio, mas amanhã, domingo, a partir das 16h, a inovação promete continuar em alta com as sugestões que vão ficar, desta vez, a cargo do seu irmão, o chef David Martinho.
Com o intuito de proporcionar uma festa para todos, a organização, a par dos caracóis preparados de modo tradicional tem também disponíveis outros petiscos – enguias fritas, moelas, pica-pau –, não faltando o tradicional arroz doce.

XV Festival do Caracol | Quinhendros | Programa
3, 4 e 5/ de sexta a domingo | ACDRS de Quinhendros | Montemor-o-Velho