Carapinheira recebeu mais de 800 participantes no convívio do 45º Aniversário da ADFA

No dia 1 de junho, o momento foi de festa para os mais de 800 associados, familiares, entidades e amigos da ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas que fizeram questão de marcar presença no Encontro Nacional que assinalou o 45º aniversário da instituição, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira.
Na ocasião, o Brigadeiro-General Carlos Manuel de Matos Alves, Comandante da Brigada de Intervenção, em representação do General Chefe do Estado-Maior do Exército, lembrou que a “associação precisa de todos” e desejou que os seus associados consigam alcançar os seus objetivos e que “obtenham os maiores êxitos”.
No momento festivo, que ficou marcado, nas diversas intervenções, por palavras de homenagem ao Comendador José Arruda, anterior presidente da direção nacional da ADFA e que faleceu no início do ano, e por palavras de elogio à delegação de Coimbra da ADFA, pela organização do encontro, o atual presidente da direção nacional, o Coronel Manuel Lopes Dias, ao reiterar que “a força da ADFA está em todos os seus associados”, lembrou que existem problemas para resolver, porém, apelando ao espírito de união, reforçou: “É a vossa força e energia que hão de dar seguimento à nossa associação”.
De igual modo, José Soles Girão, presidente da delegação de Coimbra da ADFA, com palavras de agradecimento a todos que com o seu “esforço e entusiasmo” tornaram possível o evento, lembrou o apoio prestado pela Junta de Freguesia da Carapinheira e do seu Presidente e, aproveitando para evocar a memória e o trabalho do Comendador José Arruda, referiu: “A ADFA teve grandes dirigentes no passado e tudo leva a crer que continuará a ter grandes dirigentes no futuro. Não foi preciso pensar muito para decidirmos quem deveria ocupar a cadeira que ficou dramaticamente vazia. O presidente Lopes Dias emergiu como o líder natural e incontestado. As suas qualidades sobejamente conhecidas irão assegurar que a ADFA continuará a ser respeitada por dirigentes políticos, autoridades e população, mantendo-se como a casa que acolhe todos os associados, garantindo que os seus direitos nunca serão desprezados”.
Ao devolver os elogios à delegação de Coimbra “pela forma de planeamento e execução do evento”, Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, congratulou-se pela escolha da Carapinheira para a realização do Encontro Nacional e exortou a ADFA “a não baixar os braços e a continuar o trabalho na defesa dos seus associados”.
Por sua vez, a adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, ao “saudar e homenagear todos aqueles que sofreram ao serviço de Portugal” e ao lembrar que “todas as homenagens são poucas e pequenas face ao tanto que deram pelo povo português”, reforçou: “Este é um momento de grande afirmação dos deficientes das Forças Armadas, que continuam com vontade e disponibilidade para reforçar o vigor associativo e os pilares da amizade”.
“É importante salientar, afirmar e reconhecer o trabalho da ADFA que é um exemplo para a sociedade. Exemplo de união, de bravura, de amizade, de solidariedade, de camaradagem, de partilha, de luta, de perseverança, de crescimento e de superação”, concluiu.
A comemoração do 45º aniversário da ADFA iniciou-se com a largada e aterragem de paraquedistas, protagonizada por uma equipa de demonstração do Regimento de Paraquedistas de Tancos, seguindo-se o almoço de convívio que reuniu mais de 800 convivas em representação de 11 delegações da ADFA de todo país, tendo estado apenas ausente a delegação da Madeira. A par do corte do bolo e dos “parabéns a você”, foram ainda entregues medalhas comemorativas do 45º aniversário às entidades presentes e a Chiu Arruda, viúva do Comendador José Arruda.
Durante a tarde, a animação ficou a cargo do grupo “Melodias de Sempre” de Coimbra.
Recorda-se que, em 2014, a Carapinheira acolheu a realização do 40° aniversário da ADFA.