Município de Montemor-o-Velho aderiu ao projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP)”

“Há uma janela de oportunidade muito forte que temos de explorar. Queremos ser parceiros ativos e o Município vai estar empenhado na implementação do projeto”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na sessão pública de apresentação do projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP)” (2018-2021), no dia 11 de julho.
Antes da formalização da adesão ao projeto NSCCP, com a assinatura da Declaração Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, o edil montemorense deixou palavras de elogio aos promotores da iniciativa e sublinhou: “Desde o primeiro momento que me disponibilizei para apoiar e integrar o movimento que se está formar e que me parece já muito substancial e bem estruturado”.
Na sessão que se realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal e que contou também com a presença diversos parceiros locais, Emílio Torrão, ao aludir à importância das temáticas do projeto, considerou a abordagem comunitária e em rede “uma mais-valia” da iniciativa, possibilitando, deste modo, uma maior divulgação dos conteúdos junto da comunidade.
Na ocasião, João Redondo, da coordenação científica do NSCCP, ao lembrar que o projeto tem como como principal objetivo contribuir para o aumento da segurança e qualidade de vida nos contextos recreativos noturnos, pretendendo intervir na prevenção da violência interpessoal, dependências e sinistralidade rodoviária e na promoção/reforço da segurança e resiliência comunitárias, sublinhou: “A redução do risco é um investimento e não um custo”.
Na companhia de Rosário Mendes, em representação do Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA Portugal), e de Ana Teresa Correia, da equipa técnica do NSCCP, João Redondo, antes do período de debate e troca de ideias, apresentou ainda os 17 subprojectos do NSCCP e referiu a importância “de capacitar os diversos agentes envolvidos, para melhor intervir e prevenir”.
O projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (2018-2021), é uma iniciativa apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito do “Centro 2020”, sendo coordenada cientificamente pelo Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico (CPTTP), do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA Portugal).

Saiba mais sobre o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP)” (2018-2021) em www.noitesaudavel.pt