Pereira com Unidade de Cuidados Continuados Integrados

Foi oficialmente inaugurada, no dia 24 de julho, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira.

“Esta obra só foi possível porque os pereirenses têm este espírito, esta vontade determinada”, destacou o presidente da Câmara Municipal, na sessão solene que reuniu muitos pereirenses, entidades e amigos da instituição.

Ao fazer referência “às dificuldades sentidas”, o autarca montemerense deixou palavras de elogio e de “grande admiração pelo provedor Salvador Félix a pela Mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira” porque “apesar das dificuldades sentidas não desistiram”.

“É um orgulho poder dispor de uma valência com estas características no concelho”, todavia, “as instituições têm encargos financeiros avultados para cumprir que vão prolongar-se no tempo sendo fundamental que possam ser apoiadas”. Emílio Torrão pediu, por isso, “um olhar especial do Governo que se possa traduzir num reforço da subvenção anual”.

A estrutura começou a funcionar em fevereiro, mas no dia da abertura oficial, Salvador Félix não escondeu a emoção e, ao deixar elogios, palavras de agradecimento e gratidão, começou por citar Fernando Pessoa. “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” reforçando: “Somos a única unidade no eixo Coimbra – Figueira da Foz. Temos plena consciência do valor da obra e tudo faremos para tornar esta casa uma unidade de referência”.

Na ocasião, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que presidiu à cerimónia e inaugurou as instalações, elogiou também a resiliência e a coragem do provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira.

Recorde-se que a UCCI demorou cerca de seis anos a ser construída e tem um total de 30 camas.

Fonte: STIC/GAP (31-7-2015)