Com 127 anos, a Associação Filarmónica 25 de Setembro “está bem e recomenda-se”!

Depois de ter atravessado um período mais difícil, “os últimos cinco anos passaram num abrir e fechar de olhos” e são o resultado de “muita persistência” e que contaram com o apoio dos filarmónicos, do maestro André Viera, das entidades, da população e dos muitos amigos da Associação Filarmónica 25 de Setembro. No dia 29 de setembro, a sede apresentou-se de cara lavada e o presidente da direção, Bruno Costa, mostrou-se “extremamente feliz” por dirigir uma casa com 127 anos rodeada de gente que “apoia a associação e aplaude a banda à sua passagem”.
Ao lembrar alguns dos grandes eventos transformadores do mundo e do país, o dirigente disse: “A 25 de Setembro foi uma filarmónica que viu tudo e sobreviveu. As associações estão acima de tudo porque são formadas por pessoas que têm o interesse comum de elevar uma instituição”.
Com palavras de agradecimento a todos os que têm contribuído para o sucesso da instituição, Bruno Costa, no decorrer da sessão solene que contou também com as intervenções do vice-presidente da Assembleia Geral, Manuel Girão, do presidente do conselho fiscal, Joaquim Fabrício, e do vereador Alexandre Leal, sublinhou: “A filarmónica é uma casa de educação e que, desde sempre, educa e forma jovens”.
Na ocasião, reiterou que “as associações devem ser autossuficientes e que a 25 de Setembro tem conseguido desenvolver a sua ação dessa forma”, porém aproveitou o momento para deixar “um agradecimento sincero à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho” pelo reforço da verba do apoio à atividade regular. “Estamos muito contentes pelo reforço que tivemos neste ano de 2019 porque este apoio mais gordo permitiu comprar cortinados novos para nossa sede - que, pela primeira vez, fica com a cores da associação –, tratar de algumas brechas das paredes e pintar as paredes da nossa sala”.
Confiante no futuro da 25 de Setembro, o dirigente tem a intenção de criar um pequeno museu que retrate parte da história da instituição e reiterou: “A Associação Filarmónica 25 de Setembro está bem e recomenda-se”!
Presente no momento solene, a chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade sublinhou: “Sempre que os jovens estão envolvidos, os projetos têm tudo para correr bem”. Somando “o amor e a paixão” à receita de sucesso da 25 de Setembro, referido também nas diversas intervenções da solene, Diana Andrade recordou o período de dificuldades da associação e a sua superação, nomeadamente o papel do seu presidente. “Uma das razões do sucesso alcançado é porque o Bruno Costa é filarmónico e está por dentro das dificuldades e das potencialidades da instituição”.
Com palavras de elogio e incentivo, reforçou: “São uma filarmónica com muita juventude e que está a crescer. Mantenham este sucesso, sempre com juventude, paixão e amor”!
No decorrer da sessão solene e do miniconcerto foram também distinguidos os músicos com mais de 10 anos de dedicação à 25 de Setembro - Mariana Travassos, Carla Correia, Bruna Cadima, Joana Vieira, Francisco Azedo, Adriana Reis, Bruno Costa, André Maia -, assim como os músicos com mais de cinco anos de dedicação - Beatriz Carvalho, Sofia Rodrigues, Carolina Vieira, Ana Filipa Fonseca.
O dia festivo da comemoração do 127 aniversário da Associação Filarmónica 25 de Setembro foi ainda preenchido com as cerimónias do hastear e do arriar da bandeira, com a arruada pelo centro da Vila, com a missa na Igreja dos Anjos, com o almoço convívio e com o Porto de Honra.